Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and the Yahoo Answers website is now in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.
Trending News
Por q muitos pontos comerciais pelo Ceará, qdo batizados com nome de homem, são precedidos do artigo "O"?
Ex: tem borracharia O Paulo, barzinho O Marcelo, O Augusto, será q tem algo tbém com nomes de mulher tipo cabelereira A Severina, botique A Patrícia? Quem tiver fotos destes e de outros é só enviar p/ www.ribeirao.org Quem tiver uma boa explicação terá tbém a estória e créditos publicados lá. Valeu!
4 Answers
- m4r74Lv 61 decade agoFavorite Answer
Moro em Fortaleza. De fato aqui o artigo é muito utilizado nos comércios populares, mas sempre diante de nomes masculinos, (tipo: "Borracharia O Zé Ivan", etc), mas nunca vi o artigo diante de nomes femininos... Já morei no RJ e na Paraíba e não vi por lá o uso dos artigos (principalmente na Paraíba, pois lá eles quase não usam o artigo definido). Não sei explicar o motivo... talvez seja um hábito alguém fez assim e os outros imitaram.... Gostei da pergunta, vou tentar fazer algumas fotografias pra te mandar!
- Anonymous1 decade ago
Quando vc utiliza o artigo definido vc está dizendo que não é um qualquer. Por exemplo: Ele é o cara (o melhor). Ele é um cara (um qualquer). Então, podem existir outros Paulos, mas ele é O Paulo (o melhor, inconfundÃvel, incomparável).
- Cherry cLv 61 decade ago
deve ter sido alguma influencia inglesa no tempo da colonizacao ou imperio. Porque em ingles usa-se: joe`s (do Joe) entao, la no Ceara ficaram usando o artigo antes do nome. N'ao sei se estou certa, estou supondo.
- JIPEIRO ®Lv 71 decade ago
não só no Ceará, no Brasil todo as ruas deveriam ter um número, não um nome, se fose um número seria mais fácil de encontrar o endereço...