Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.

Curioso asked in Ciências SociaisEconomia · 1 decade ago

Como opera a bolsa NASDAQ e o que significa sua sigla?

3 Answers

Rating
  • 1 decade ago
    Favorite Answer

    A NASDAQ é uma Bolsa de valores eletrônica, constituída por um conjunto de corretores conectados por um sistema informático. Esta bolsa lista mais de 3.200 ações de diferentes empresas (este número já superou 5.000 no ano de 2000), em sua maioria de pequena e média capitalização. Caracteriza-se por compreender as empresas de alta tecnologia em eletrônica, informática, telecomunicações, biotecnologia, etc.

    O nome NASDAQ procede de National Association of Securities Dealers Automated Quotation System (Sistema Eletrônico de Cotação da Associação Nacional de Intermediários de Valores), o organismo responsável do mercado não regulado norte-americano. Tem sua origem na petição do Congresso dos Estados Unidos à comissão que regula a bolsa (SEC) de que realizara um estudo sobre a segurança dos mercados. A elaboração deste relatório detectou que os mercados não regulados eram pouco transparentes. A SEC propôs sua automatização e de aí surgiu o Nasdaq, cuja primeira sessão foi o 8 de fevereiro de 1971. O processo de abertura de capital na Nasdaq é bem mais simples e barato que na NYSE, razão pela qual empresas não muito grandes fazem seu lançamento inicial de ações (IPO - initial public offering) na NASDAQ.

  • Anonymous
    1 decade ago

    As principais diferenças entre as empresas que compõem o índice Nasdaq e o Dow Jones foram evidenciadas no estudo Características patrimoniais e de resultados das empresas que compõem o índice NASDAQ-100, realizado pelo contabilista Márcio Marcelo Belli. Ele analisou balanços referentes aos anos de 1999 a 2001. A pesquisa foi apresentada na Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP em junho de 2002.

    "Fiz uma contraposição com as empresas que formam o índice Dow Jones, também conhecidas como empresas da 'velha economia'", explica Belli. Ele também buscou descobrir por que o mercado financeiro "entende" as empresas da "nova economia" como de maior risco do que as do índice Dow Jones, formado por empresas tradicionais.

    Entre os vários resultados, o pesquisador constatou que as empresas da Nasdaq são menos endividadas em relação às que formam o índice Dow Jones. Possuem poucas dívidas com bancos, menos estoques e menos ativos permanentes - que seriam os prédios, estruturas de equipamentos, móveis e utensílios. Há menor giro de ativos, maior liquidez, portanto, mais dinheiro em caixa. Têm maior margem de lucro sobre as suas vendas e o retorno sobre investimentos é menor.

    Outra característica apontada por Belli é referente às dívidas das empresas que operam na Nasdaq. "Elas não alavancam o lucro da empresa, ou seja, não permitem que por meio de empréstimos haja maior rentabilidade e, com isso, maiores investimentos "

    O estudioso conta que as empresas da "nova economia" são formadas por organizações que desenvolvem e fabricam produtos de alta tecnologia. Produzem aparelhos e componentes eletrônicos; trabalham com tecnologia de telecomunicação, desenvolvimento de software, além de atuarem no ramo da química e biotecnologia.

    Dow Jones X Nasdaq

    O índice Dow Jones foi introduzido em 1884 pelos norte-americanos Charles Henry Dow, precursor da análise de ações, juntamente com seu sócio Eduard Jones - primeiros editores do The Wall Street Journal. A idéia era formar uma empresa que divulgasse cotações de ações e notícias econômicas do mercado de Nova York. Nascia a Dow Jones & Company.

    De início, eles acompanharam onze companhias, sendo nove delas construtoras de estrada de ferro. Hoje, o índice, divulgado diariamente, acompanha as 30 maiores e mais tradicionais empresas dos EUA. Belli explica que esse índice é formado pela variação média dos trintas papéis que o compõem. "Ele é considerado porque a escolha das empresas que formam o índice Dow Jones é baseada em critérios de tamanho, de tradição econômica e solidez no mercado."

    A bolsa Nasdaq é uma evolução do mercado de capitais norte-americano. Em 1961, o Congresso dos EUA procurava uma alternativa de crescimento para esse mercado. Era necessário um sistema de compra e venda, com baixos custos e que proporcionasse agilidade nas transações. Surgia a Nasdaq, que começou suas atividades por telefone e telégrafo. Os interessados em comprar e vender neste sistema se cadastravam para transacionarem ações. Hoje ela utiliza tecnologia de ponta na organização de suas operações.

    Formou-se uma rede de contatos que começou a funcionar em 8 de fevereiro de 1971. Em 1994, a Nasdaq superou a bolsa de Nova York em volume de ações negociadas; em 1999, já era o maior mercado do EUA em volume de dólares. A bolsa Nasdaq, conhecida na imprensa como bolsa eletrônica, é diferente da de Nova York, ou de qualquer outra bolsa tradicional, porque ela é um sistema de negociações. Não tem um espaço físico, onde os corretores, procuradores dos investidores, trabalham.

    O número de empresas que negociam diariamente na bolsa eletrônica é de 4.100. Para se saber as variações desse mercado, há o índice Nasdaq-100, composto pelas 100 empresas de maior negociabilidade, ou seja, aquelas que operam maior número de negócios. "Não são necessariamente as mais lucrativas, como muita gente pensa, o critério para se estar no ranking do índice é o volume de negócios."

  • 1 decade ago

    Ah, sei lá. Economia é muito chato.

Still have questions? Get your answers by asking now.