Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.
Trending News
Se a água destilada é puríssima por que ele não serve para consumo humano? O que aconteceria se a tomássemos?
Esta pergunta me ocorreu assistindo ao Telecurso na Globo. Em um experimento as personagens fizeram uma salmoura e, depois, fizeram a destilação do líquido para separar o sal da água. A água que restou do experimento ia ser ingerida por um dos personagens e a professora que acompanhava o experimento disse que ela não era própria para consumo. Por que não, se ela é puríssima? O consumo de água destilada pode provocar algum problema de saúde?
11 Answers
- 1 decade agoFavorite Answer
Água destilada é água que foi obtida através da destilação (condensação do vapor de água obtido pela ebulição ou pela evaporação) de água não pura que contém outras substâncias dissolvidas. Enquanto que a água que bebemos é, em termos gerais, uma solução, a água destilada é, em princípio, uma substância pura. É a água utilizada em laboratório ou industrialmente como reagente ou solvente, sendo também utilizada nas baterias dos automóveis e nos ferros de "engomar" a vapor (por forma a evitar a deposição de calcário). Contém unicamente moléculas de água (costituídas pelos elementos oxigénio e hidrogénio). Pode ser produzida em laboratório, industrialmente e na Natureza sob a forma de chuva. Também poderá ser considerada destilada a água recolhida nos desumidificadores e a libertada pelos aparelhos de ar condicionado. Apesar de a água destilada ser normalmente considerada uma substância pura, toda a água que esteja em contacto com a atmosfera irá absorver dióxido de carbono (entre outros). Na prática, muito dificilmente poderemos assegurar a pureza total de uma água destilada. Isto pode ser comprovado pelo facto de a água da chuva apresentar um pH inferior a 7, isto é, ligeiramente ácido, e não neutro (pH 7) como seria caso a água fosse efectivamente pura. Note-se que a água da chuva é naturalmente acidificada pela absorção do dióxido de carbono atmosférico, não estando este facto dependente da libertação de gases poluentes (apesar de poder ser agravado). A água destilada pode ser consumida sem quaisquer problemas desde que a alimentação contenha os iões necessários ao nosso organismo. É até possível que o consumo de água destilada possa prevenir ou diminuir o risco de aparecimento de pedras nos rins. Por exemplo, em diversos países da Ásia, são comercializadas diversas marcas de água destilada para consumo humano. No entanto, o consumo de água desmineralizada não deverá ser assumido como benéfico para toda a gente, uma vez que o seu efeito no organismo dependerá de diversos factores, a maior parte dos quais não controlamos.
Source(s): www.wikipedia.com.br - 1 decade ago
Olá caro amigo Marcelo, tudo bem com você ?!!
Essa questão que vc levanta é mesmo muito interessante e curiosa em ciências e parabéns Marcelo pela sua curiosidade científica em querer saber mais e melhor, isso é muito importante não só em Ciências, para toda a nossa vida. Vamos então à sua dúvida:
A água quimicamente pura, água pura ou água destilada realmente não é potável, recomendada para o consumo humano pelo fato de ela não conter mais os sais minerais (basta você verificar num rótulo de água mineral para você ter uma idéia Marcelo, são dezenas de sais minerais). Esses sais minerais ficaram retidos no balão de destilação, constituindo a parte sólida que se encontrava dissolvida no líquido, neste caso a água. Lembre-se que a técnica da destilação simples é indicada para separar os componentes de uma mistura homogênea (ou solução) de sólidos dissolvidos no líquido ok?! A chamada água "doce" (justamente por apresentar uma concentração menor de sais minerais dissolvidos) tratada ou potável se constitui numa importante fonte diária desses sais minerais para o bom funcionamento do nosso organismo (tem função biológica ou bioquímica essencial), por isso que é corretíssimo afirmarmos que a água é um ALIMENTO INDISPENSÁVEL para a nossa saúde, ela nos fornece sais de sódio, cálcio, magnésio, potássio, estrôncio, bário, cloretos, nitratos, fluoretos entre outros íons dissolvidos.
Evidentemente são concentrações relativamente pequenas, mas indispensáveis e que devem ser complementadas por uma dieta saudável, não nos esqueçamos que ingerir em média 2,0 litros de água por dia deve fazer parte dessa dieta.
Tomar água destilada não causará nenhum risco sério, mas não é alimento, está isenta (sem) justamente dos sais minerais, quando tiver oportunidade tome um pouco de água destilada e observará que ela é muito sem graça, sem sabor nenhum !! é lógico, o sabor da água é dado justamente pelos tipos e concentrações de sais minerais nela dissolvidos, água destilada não tem sabor, é insípida !!
alguns a chamavam antigamente de "água choca", muito sem graça!! experimente para "saciar" de vez a tua curiosidade, você a encontra nas prateleiras de supermercados ou nos postos de gasolina para abastecer as baterias dos carros, veja, é usada para essa finalidade justamente por não conter sais, caso contrário esses sais ficariam todos encrustados nas partes metálicas no interior da bateria, encurtando a sua vida útil. Se puder Marcelo, sugiro que procure compreender, estudar um pouco mais sobre o que significa o termo "pureza" em química, é diferente do que normalmente entendemos ou usamos no dia-a-dia. Vou tentar te ajudar nisso um pouco, aproveitando a temática da água, acompanhe este exemplo: muitos comerciantes de água mineral fazem propaganda de suas águas gritando que são puríssimas, como acabamos de ver, isso está cientificamente equivocado!!! pois não é uma água quimicamente pura, a água mineral é uma mistura de várias substâncias (lembre-se de examinar um rótulo) - é uma mistura homogênea ou solução - a única água que é pura, ou QUIMICAMENTE PURA e daí, e somente nesse caso posso representá-la pela fórmula H2O - é a água destilada (também chamada de água desmineralizada ou deionizada).
É isso aí meu amigo Marcelo, tome a sua dose de água destilada sem medo de ser feliz, e continue fazendo ciências diariamente, afinal ela está em tudo. Um grande abraço Marcelo, muitas felicidades e alegrias!!
- ricardo nLv 61 decade ago
A água destilada não é 100% isenta de sais minerais.
Durante o processo de destilação ocorrem respingos de solução salina que ficam em suspensão no vapor e acabam sendo arrastadas para o destilado.
A própria maresia, muito conhecida por donos de carros litorâneos, é uma suspensão de uma solução salina em ar.
Mas o nível de sais da água destilada é infinitamente menor do que o da solução que foi submetida à destilação. Para muitos usos, podemos dizer que a água destilada é pura.
Para que se consiga separar a água 100% de seus sais, são necessários outros processos, os quais conseguem desmineralizar por completo a água. Geralmente, após três destilações seguidas, faz-se uma osmose de fase reversa e/ou o tratamento desta com uma coluna de resina de troca iônica.
O contato da água com a atmosfera faz com que esta absorva alguns íons, provenientes de óxidos de carbono, de nitrogênio, enxofre, e outros, além de absorver gases que se dissolvem nela como oxigênio, nitrogênio, etc.
A água destilada apenas rouba íons de nosso corpo, podendo ser responsável pela perda de cálcio, magnésio, ferro, sódio, sulfato, cloreto, mas tudo isto em pequena escala, que só será sentida em indivíduos que tenham deficiência em algum destes itens (fazendo uso apenas de água destilada). De fato, muitos destes íons estariam de saída, sendo eliminados através da transpiração, urina ou pelas fezes. De uma forma geral, nossa alimentação de sólidos é muito mais rica em sais minerais do que a água que ingerimos.
Ademais, a água mineral também tem a tendência de solubilizar a todos estes íons, uma vez que não está saturada em nenhum deles, só não o faz pelo mecanismo regulador de nosso organismo, que consegue solubilizar apenas o material indesejado, que necessita ser eliminado.
No Nordeste, por exemplo, as famílias que vivem na região da seca fabricam cisternas que são alimentadas exclusivamente por água de chuva, que pode ser comparada à água destilada. Esta água é usada unicamente para a alimentação, principalmente para ser bebida sem nenhum tratamento prévio para mineralizá-la.
Muito mais complicado seria a ingestão de um suco muito adocicado ou de um bacalhau muito salgado, que tenderiam a deixar nosso organismo com a pressão osmótica em níveis muito elevados, o que causaria o murchamento de todas nossas células. Sabemos que isto não ocorre devido à sagacidade de todo o mecanismo regulador bioquímico presente em nosso organismo.
A água destilada, ao chegar em nosso estômago, transforma-se automaticamente em uma solução concentrada de ácido clorídrico. Mesmo que isto não ocorresse, as células do organismo de uma pessoa saudável conseguem lidar perfeitamente bem com pressões osmóticas extremas, e a água destilada tem pressão osmótica muito próxima à da água mineral.
Para isso existe o processo do transporte ativo, que regula a concentração iônica interna e externamente com relação à parede celular e evita que problemas de osmose e perdas de ions sejam contornados.
Só uma coisa: nunca faça a ingestão de qualquer coisa que não seja expressamente aprovado ao consumo humano. Uma água destilada para baterias pode conter alguma substância que não altere o bom funcionamento da bateria, mas que seja prejudicial à saúde.
Afinal, ela é feita em uma indústria química, que pode lidar com substâncias altamente nocivas à saúde e não podemos descartar uma contaminação cruzada sem que isto seja detectado nos testes de controle de qualidade.
Todos os produtos aprovados para consumo humano passam por severas inspeções de higiene e saúde por órgãos governamentais competentes. As empresas de produtos alimentícios têm instalações e normas de conduta que são voltadas para a garantia da inocuidade dos seus produtos.
- Stanlei KLv 51 decade ago
Marcelo, bebe dessa água não. A água destilada não é potável pelo simples fato de uma propriedade muito importante da matéria, chamada de OSMOSE. A osmose é o seguinte: um solvente sempre flui atravéz de uma membrana separadora, de uma solução diluída para uma solução concentrada, de formas a diluir a solução concentrada, igualando a concentração das duas soluções em torno da membrana. Daí, as células do teu corpo terão essas membranas, e se você tomar aquela água, ela vai entrar nas tuas células para diluir seja lá o que for que elas têm dentro. O resultado é que as tuas células vão inchar, e, no extremo do barato, se romper, de tão cheias de... nada! Ou, como você chama, de água puríssima. Logo, não beba água de bateria, nem pensar. Prefira uma coca, ou uma cerveja. Água de bateria é mau negócio. Leia mais sobre osmose, e informe os amiguinhos sobre essa importante propriedade física das soluções. Água de bateria? Nem pensar. A Globo tem toda a razão.
Source(s): Osmose, em livros de Química Geral: propriedades das soluções aquosas. - How do you think about the answers? You can sign in to vote the answer.
- 5 years ago
Nossa quanta ignorancia em uma só pagina. Destilação em grosso modo, para qualquer um entender: A agua é aquecida e vaporizada e após disso o vapor dágua é resfriado e agua volta ao estado liquido. Vc pode beber agua destilada desde q vc confie na fonte. Isso quer dizer que vc confia q ela realmente foi feita com equipamentos limpos\ descontaminados e sem resíduos de outros tipos de destilações.
Ela não é indicada para consumo humano porque ao destilar a agua ela fica pobre em sais minerais, que em geral são benéficos a nossa saúde. Então prq vc beberia uma aguá destilada e ela seria mais cara e mais pobre em nutrientes?
- 1 decade ago
Respondendo diretamente a sua pergunta a água destilada pode causar problemas de saude sim, lembre-se que nosso corpo trabalha por estímulos elétricos que são transmitidos do celebro até os musculos e são conduzidos por cátions (Ca+, Na+, etc...), veja que se você ingerir água destilada por muito tempo, pode ter uma parada cardiaca (por exemplo).
Apenas uma observação, água destilada não é purissima, geralmente para se conseguir que ela seja utiliza-se processos de desminerilização e/ou osmose reversa.
Valeu.....
- 1 decade ago
A agua destilada é imprópria ao consumo humano, por ela não conter sais minerais.Mal, ela não pode fazer, mas não é própria para o consumo, ela contém apenas H e O
- 1 decade ago
Ela não é apropriada porque não fornece minerais mas ela é potável sim. O pessoal que faz fisiculturismo quando vai fazer algum concurso toma água destilada, que deixa os músculas com uma aparência "enxuta".
Mas atenção, se um dia você entrar em um laboratório e ver uma tal água tri-destilada e deionizada, nunca a beba! Essa sim, não é potável, na verdade ela se comporta como um ácido, no sentido que ela "deseja" a todo custo pegar os íons dela de volta.
- LeonLv 71 decade ago
Muita gente ja respondeu. A ingesta de agua destilada nao eh aconselhada pela pobreza de sais mineirais. Assim ela nao supre as necessidades basicas de eletrolitos e tambem gera edemas de mucosa (intestinal) por fluir para os liquidos intracelulares (osmose). jamais eh injetada livre no orgnaismo..pode levar a edema cerebra e morte.
Na ingestao ...o problema eh que as celulas regulam a entrada e saide de agua por suas membranas regulando a concentração de sodio. Balela esse negocio de que por misturar-se com acido cloridrico nao influenciara nesse processo. Exemplificando: a excreta renal de agua se da por saide de sodio assim como sua reabsorção nos tubulos renais. Sem eletrolitos a agua naum eh nada. So edemacia. eh mais porque contem um pouco de sal.
Source(s): eu sou a fonte - Anonymous1 decade ago
Não mas não supre nenhum mineral ao organismo...