Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.
Trending News
Curiosidade!!!?
Galera alguém sabe me dizer porque é preciso clampar o cordão umbilical do recém-nascido?Estou fazendo um trabalho relacionado a isso e não consigo encontrar!Se alguém puder me ajudar, muito obrigada!
3 Answers
- 1 decade agoFavorite Answer
Uma das primeiras medidas adotadas pelo obstetra, após o nascimento do bebê, é a oclusão do cordão umbilical com uma pinça, a fim de impedir a perda de sangue. O cordão umbilical é composto por três vasos (duas artérias e uma veia), além de um tecido gelatinoso de preenchimento. Sua função durante a gravidez é conduzir os nutrientes e o oxigênio para o feto, bem como eliminar excretas, produzidos pelo metabolismo fetal.
Um retardo no clampeamento (ligadura) do cordão umbilical, permite uma maior passagem de sangue placentário para o recém-nascido, fato que mostrou ser benéfico para bebês saudáveis e nascidos a termo, segundo afirma um grupo de pesquisadores, que escreveu para a revista BMJ, em Março de 2007. Os autores revelam que ainda existe uma certa discussão, entre parteiras, obstetras e outros profissionais que lidam com recém-nascidos, quanto ao momento ideal para se ligar o cordão umbilical.
Uma avaliação de 15 pesquisas recentes sobre o clampeamento tardio do cordão umbilical de 2.000 bebês, demonstrou que esta medida foi eficaz na prevenção de anemia nos bebês nascidos na época esperada. Os estoques de ferro e de proteínas, relacionadas com a produção das células vermelhas do sangue, mostraram-se superiores nos bebês cujos cordões umbilicais foram clampados com certo retardo.
Assim, os autores concluem, que uma clampagem tardia do cordão, pode ser uma medida útil em casos selecionados, sobretudo dentre os recém-nascidos a termo e saudáveis. Não se deve esquecer, no entanto, os efeitos adversos relacionados com tal conduta, tal como a sobrecarga do coração, em decorrência do maior volume de sangue circulante.
Source(s): www.hospitalmetropolitano.com.br - cristalLv 61 decade ago
Existem duas correntes de pensamento sobre esse procedimento: uma delas defende o clampeamento imediato alegando que o bebê ficando muito tempo preso ao cordão e mais baixo que a mãe receberia uma "transfusão" de sangue e isso aumentaria o risco de policitemia (o sangue fica muito concentrado, causando problemas ao bebê).
Para quem estiver mais interessado em clampeamento de cordão umbilical, confira o livro Assistência ao parto, aborto e puerpério, do Ministério da Saúde. E o site, em inglês, The Dangers of Early Clamping of the Umbilical Cord.
A outra corrente diz que é melhor esperar o cordão parar de pulsar, pois enquanto pulsa o bebê ainda recebe sangue oxigenado da placenta e assim ele tem mais tempo para se adaptar à respiração com seus próprios pulmões.
- Anonymous1 decade ago
Na hora em q o bb nasce, são colocados 2 clampes no cordão umbelical, um próximo ao bb e outro uns 10cm + ou - do outro, e corta-se o umbugo entre um clampe e outro, assim o sangue q corre dentro do cordão umbelical não vai espirrar na equipe médica causando contaminação, pois qdo corta o cordão sai muito sangue.