Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.
Trending News
O que é síndrome Adrenogenital?
2 Answers
- ElisLv 41 decade agoFavorite Answer
Síndrome Adrenogenital – - Tumor adrenocortical com altas secreções de andrógenos – características masculinizantes. - As mulheres tornam-se masculinizadas.
síndrome adrenogenital
Definição:
Distúrbio presente no nascimento, caracterizado pela deficiência nos hormônios cortisol e aldosterona (veja teste de aldosterona), e uma superprodução de andrógeno (hormônio sexual masculino).
Causas, incidência e fatores de risco:
Os diferentes tipos de síndrome adrenogenital são hereditários, como defeitos de um gene recessivo autossômico. Este defeito resulta em falta de uma enzima necessária à glândula adrenal para a fabricação de cortisol. Em resposta a essa deficiência, a glândula pituitária secreta um hormônio (ACTH- veja teste de ACTH), que estimula a glândula adrenal, causando a superprodução de hormônios andrógenos (masculinos) mas sem provocar um aumento necessário de cortisol.
A condição afeta igualmente homens e mulheres. Em bebês do sexo feminino recém-nascidos, com este distúrbio, o clitóris se mostra dilatado com a abertura uretral na base (genitália ambígua, freqüentemente parecendo mais masculina que feminina). As estruturas internas do trato reprodutor (ovários, útero e tubas uterinas(Fallópio)) são normais. Conforme a menina se desenvolve, a masculinização de certos traços aparece, como: voz grave, aparecimento de pêlos faciais e deficiência na menstruação na puberdade. Em bebês do sexo masculino recém-nascidos, nenhuma anormalidade óbvia se apresenta, mas muito antes da puberdade o menino começa a ter a massa muscular aumentada, o pênis aumenta, aparecem os pêlos púbicos e o tom da voz se torna grave. Os homens afetados podem parecer entrar na puberdade aos 2 ou 3 anos de idade. Na puberdade, os testículos se mostram pequenos.
Algumas formas de hiperplasia adrenal congênita são mais graves e causam crise adrenal no recém-nascido devido a perda de sal. Na forma de síndrome adrenogenital com perda de sal, os recém-nascidos manifestam os sintomas logo após o nascimento, que incluem: vômitos, desidratação, alterações eletrolíticas e arritmias cardíacas. Sem tratamento, esta condição pode levar à morte dentro de 9 a 14 dias após o nascimento do bebê.
Beijos
- Anonymous1 decade ago
SÃndrome Adrenogenital
Essa sÃndrome engloba um grupo de patologias caracterizadas pelo excesso de corticosteróides adrenais:
o Hiperplasia adrenal congênita;
o Hiperplasia adrenal de inÃcio tardio;
o Adenoma adrenal;
o Carcinoma adrenal.
Na maioria dos casos, ocorre hipersecreção de androgênios, que resulta em virilização.
A hiperplasia adrenal congênita engloba inúmeros defeitos dos sistemas enzimáticos que envolvem a sÃntese do cortisol, cuja deficiência leva ao aumento do ACTH, com hiperplasia da adrenal e aumento de inúmeros hormônios intermediários.
O defeito de sÃntese mais freqüente é a deficiência de 21-hidroxilase. Se o defeito é completo, o paciente sofre acentuada perda de sal pela deficiência de aldosterona com conseqüente hipotensão arterial e insuficiência adrenal pela deficiência de glicorticóides. Pode haver urgência no diagnóstico devido aos graves quadros de desidratação e hipotensão em recém-natos. Pode ocorrer genitália externa ambÃgua ao nascimento. Os sinais de virilização podem ocorrer mais tardiamente, dependendo do grau da deficiência enzimática. O principal exame diagnóstico é a dosagem de 17-OH progesterona. Casos atÃpicos ou heterozigotos necessitam da prova de estÃmulo com ACTH.
Outros exames utilizados são sulfato de deidroepiandrosterona (S-DHEA), deidroepiandrosterona (DHEA), androstenediona, testosterona, renina e aldosterona.
Outros defeitos de sistema enzimático são deficiência de 17-hidroxilase, 11-hidroxilase, 3-beta-hidroxiesteróide desidrogenase e colesterol desmolase.
Na deficiência de 11-hidroxilase, além da virilização, ocorre hipertensão arterial devido à formação de 11-desoxicorticosterona, um potente retentor de sódio. Nesses casos, é importante a dosagem de 11-desoxicortisol.
Tumores produtores de excesso de androgênios são raros e podem ocorrer em qualquer idade.