Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.

Muita terra para pouco índio?

O blog http://gpsdoagronegocio.blogspot.com/2008/06/muita... estampou ontem, a

seguinte postagem: Amazônia cada vez menos brasileira

O governo federal pretende demarcar 127 terras indígenas [até há pouco a mídia vinha empregando a palavra “território”, mas parece ter mudado para o genérico “terra”] até 2010, sendo 29 somente neste ano.

Muitas dessas áreas são alvo de contestação judicial porque são ocupadas por brancos e sediam atividades econômicas.

x

O caso mais emblemático é o de Raposa Serra do Sol, cuja homologação está sendo questionada. Existem 615 terras indígenas no País, o que corresponde a 12,5 % do território nacional e a 22% da Amazônia Legal.

Hoje, apareceu o comentário anônimo(de alguém que não quis se identificar): Os números apresentados espelham a matança que os índios têm sofrido indiscriminadamente pelos brancos. O Governo Brasileiro deveria criar uma legislação própria para a administração das terras dos índios, sob um instituto próprio, as quais poderiam ser arrendadas, em benefício dos índios, para exploração, mas jamais vendidas. Isto contribuiria para o desenvolvimento cultural desse povo tão sofrido e explorado.

Até que a idéia acima não é má, se não soubessemos que um órgão desse tipo estaria sujeito a várias pressões e inclusive corrupção ativa e passiva, além de muitos interesses contrários.

Minha sugestão é a de que esse órgão fosse regido por um Conseho Curador, com representantes de todos os interessados e sob a tutela do Ministério da Defesa e administrado pelas Forças Armadas em conjunto, posto que a Amazônia tem extensão maior que muitos países e um contexto bastante diversificado.

QUEM TEM IDÉIAS PARECIDAS? A discussão está aberta!

7 Answers

Rating
  • 1 decade ago
    Favorite Answer

    Amigo ZéEduardo, compartilho de sua preocupação pela defesa do patrimonio indigena. Estas sofridas comunidades estão perdendo numa velocidade espantosa muito além do que suas áreas "ditas territórios"

    Ideologia não cabe neste fato. O que estamos presenciando é um desmanche de uma IMPORTANTE cultura Brasileira, orquestrado pelos grandes fazendeiros, institutos nacionais e internacionais e , pior, com apoio POLITICO.

    O INDIO e seu território devem ser tratados como respeito preservando seus DIREITOS.

    O que resta a fazer para eles, os indios??? Esperar ajuda dos BRANCOS ,que nada fez ou pela sobrevivencia aliar-se ao usurpador? Seja qual for o caminho está perdendo...

    Você como eu nascemos nesta realidade bem diferente a daqueles indigênas, enquanto temos muitas facilidades e conforto aquele povo ,desprovido dessas nossas parafernalias técnologicas, vivem e sobrevivem humildemente, dignamente e organizados muito antes de´"nós Brancos" pisarmos nesta abençoada terra.

    Então, caro amigo, é vital um movimento em prol dos INDIOS e seus direitos, não podemos deixar que continue as inumeras atrocidades que vem ocorrendo contra as comunidades indigenas do país, contra a sua tradição e cultura. Temos que respeita-los antes de mais nada como ser humano e como os mais antigos dos "BRASILEIROS"

    forte abraço

  • 1 decade ago

    O govêrno brasileiro, aliás todos os governos, só agem em interesse próprio e familiar. Não adianta dizerem que querem uma estabilidade social para a população, que todos sabem que é mentira.

  • Anonymous
    1 decade ago

    Depois de tantas aulas recebidas por gringos,grileiros e fazendeiros...Certo que os índios conhecem muito bem o chão "dourado" e cobiçados pelo homem branco.

    Infelizmente a corda arrebenta sempre no lado mais fraco.

    Desejo sinceramente que os espíritos Xapirepës salvem esse povo donos reais da Floresta Amazônica.

    Tudo de bom.

  • ?
    Lv 7
    1 decade ago

    Oi,

    Nós somos os ''cara palidas'' aquí, muito antes de chegarmos eles já eram donos DE TODO O BRASIL, sem contar os assassinatos em massa dessa gente, nada mais justo demarcar para os DONOS DO BRASIL alguma terra!!

    boa noite,

    edú

  • How do you think about the answers? You can sign in to vote the answer.
  • 1 decade ago

    Caro Eduardo, esta "bola", que vc. colocou a rolar, desperta em mim um dos grandes interesses que movem o meu patriotismo, o meu nacionalismo, a minha cidadania e a minha curiosidade intelectual, porque, conquanto tenha eu a naturalidade "CARIOCA" , sou filho, neto, sobrinho, primo de amazonenses e sou espiritualmente, também, amazonense. Meu avô era seringalista, dono de três propriedades, uma delas, um serigal, em cuja cercania viviam algumas tribos indígenas, com os quais meus parentes se relacionavam pacifica e amistosamente, por isso conheço,(por ouvir contar), as histórias sobre seus hábitos, costumes e cultura de nossos irmão ídígenas. Por essa razão aprendi a respeitar e a amar esse povo,(primeiro e verdadeiro "DONO" deste nosso Grande País. Contudo a História delineou firmou o novo e atual perfíl do Mundo de maneira irreversível e temos que nos adaptar a ele.

    Assim, como conhecedor dos índios, de seu passado e de sua cultura, os amo, respeito e admiro e defendo seu Direito a seus espaços físicos bem definidos, porém, como cidadão brasileiro, patriota e nacionalista, conhecedor de nossa História, não concordo com que a efetivação de nosso respeito pelos nossos irmão primévos,(que não se sentem e não se vêm como brasileiros), nos leve a descurar dos interesses do Brasil como um todo.

    Como conhecedor do Presidente Lula, desde seus tempos de operário e sindicalista, o admiro, respeito, tenho por ele fraterna amizade. Contudo, não me sinto obrigado a concordar com tudo que diz e faz Sua Excelência, até porque, sei das pressões a que está submetido quem tem quem governar um País tão rico e extenso como o nosso, alvo, por isso mesmo, das pressões dos mais diverso e fortíssimos intereces e ganâncias, alguns expúrios, como sabemos. Para mim, que gostei da sugestão do nosso "anônimo" acrescentaria o seguinte:

    1) - Guarnecer as nossas franteiras "secas" com tropas de presença adequadamente fortes e permanentes com a implantação de quartéis; 2) - Demarcar os espaços indígenas aquém da faixa em que stejam as forças militares terrestres; 3) - Que esses espaços indígenas não sejam contínuos e tenham suas áreas (Ha) minuciosamente estimadas e calculadas. Feito isso, o restante poderá ser feito com calma, a seguir. Parabens Eduardo e o "Anônimo" e recebam fraterno abraço de 051.

  • 1 decade ago

    Infelizmente, os povos indígenas no Brasil, não são reconhecidos como gente...

    Enqto a visão do nosso governos for medíocre e desumana, nada poderá melhorar nem pra os brancos, nem pra os índios.

  • 1 decade ago

    Eu acho q no passa do era muito índio e pouca Terra e agora é muita Terra e pouco índio...

Still have questions? Get your answers by asking now.