Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.

O espírito é independente da matéria ou não é mais do que uma propriedade desta, como a luz e o ...?

... e o som são propriedades do ar ?

Update:

Livro dos Espíritos , pergunta 25, nos diz que :"são distintas , mas é necessária a união do espírito e da matéria, para dar inteligência a esta.

8 Answers

Rating
  • 1 decade ago
    Favorite Answer

    É independente da matéria. Depois que a matéria apodrece, o espírito continua vivo.

    Source(s): exp. própria (como medium), e leituras de Kardec
  • Anonymous
    1 decade ago

    Penso eu que não é materia, Einstein disse que se dominássemos a nossa mente seriamos energia pura e não precisariamos do nosso corpo. Creio que ele estava falando de "Espírito" Gostaria de saber se é energia ou não. Pois tudo o que existe no universo que conhecemos é matéria, energia, espaço e tempo. E a bíblia fala sobre coisas jamais conhecidas e vistas pelo homem! (1 Coríntios 2:9) Uma coisa eu sei, que alguma coisa isso é! hehe

    abraços!

  • 1 decade ago

    O espírito quando está no corpo é um prisioneiro da matéria e na maioria das vezes se torna dependente.

  • rami
    Lv 7
    1 decade ago

    O Cristo nos ensina: "Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá" (João 11:25).

    A morte não existe. A vida contínua após a falência irreversível dos órgãos. Se não houvesse vida fora do túmulo, não teria sentido a vida antes da morte. O espírito preexiste ao corpo de carne e sobrevive além da sepultura.

    O Evangelho de Mateus esclarece que, após Jesus Ter expirado, muitos espíritos entraram em Jerusalém e apareceram a muitos (Cap. 27, vers. 53). Diz, igualmente, que Madalena e a outra Maria, quando foram ao sepulcro, viram um espírito materializado: "O seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste alva como a neve" (Cap. 28, vers. 3).

  • How do you think about the answers? You can sign in to vote the answer.
  • 1 decade ago

    depende de quem responde

    na verdade eu como um analfa funcional, fiquei perdido

  • 1 decade ago

    “Alma” e “espírito” — o que esses termos realmente significam?

    O QUE lhe vem à mente quando ouve os termos “alma” e “espírito”? Muitos acreditam que essas palavras significam algo invisível e imortal que existe dentro de nós. Eles pensam que, por ocasião da morte, essa parte invisível do ser humano deixa o corpo e continua a viver. Visto que essa crença é tão difundida, muitos ficam surpresos de saber que isso de forma alguma é o que a Bíblia ensina. O que, então, é a alma e o que é o espírito, segundo a Palavra de Deus?

    “ALMA” CONFORME USADO NA BÍBLIA

    Primeiro, considere a alma. Talvez se lembre de que a Bíblia originalmente foi escrita na maior parte em hebraico e em grego. Ao escreverem a respeito da alma, os escritores bíblicos usaram a palavra hebraica néfesh ou a palavra grega psykhé. Essas duas palavras ocorrem bem mais de 800 vezes nas Escrituras, e a Tradução do Novo Mundo as verte coerentemente como “alma”. Ao examinarmos como as palavras “alma” ou “almas” são usadas na Bíblia, fica evidente que basicamente se referem a (1) pessoas, (2) animais ou (3) a vida de uma pessoa ou animal. Vejamos alguns textos em que esses três diferentes sentidos ocorrem.

    Pessoas. “Nos dias de Noé . . . poucas pessoas, isto é, oito almas, foram levadas a salvo através da água.” (1 Pedro 3:20) Aqui a palavra “almas” claramente se refere a pessoas — Noé e sua esposa, seus três filhos e suas esposas. Êxodo 16:16 menciona as instruções dadas aos israelitas a respeito do recolhimento do maná. Foi-lhes dito: “Colhei . . . segundo o número de almas que cada um de vós tem na sua tenda.” Portanto, a quantidade de maná que se recolhia baseava-se no número de pessoas em cada família. Outros exemplos bíblicos da aplicação de “alma” ou “almas” a uma pessoa ou a pessoas encontram-se em Gênesis 46:18; Josué 11:11; Atos 27:37 e Romanos 13:1.

    Animais. No relato bíblico da criação, lemos: “Deus prosseguiu, dizendo: ‘Produzam as águas um enxame de almas viventes e voem criaturas voadoras sobre a terra, na face da expansão dos céus.’ E Deus prosseguiu, dizendo: ‘Produza a terra almas viventes segundo as suas espécies, animal doméstico, e animal movente, e animal selvático da terra, segundo a sua espécie.’ E assim se deu.” (Gênesis 1:20, 24) Nesse texto, peixes, animais domésticos e selvagens são todos englobados na mesma palavra — “almas”. As aves e outros animais são chamados de almas em Gênesis 9:10; Levítico 11:46 e Números 31:28.

    Vida como pessoa. Às vezes, a palavra “alma” significa a vida que se usufrui como pessoa. Jeová disse a Moisés: “Todos os homens que estavam à caça da tua alma estão mortos.” (Êxodo 4:19) O que os inimigos de Moisés caçavam? Eles procuravam tirar a vida de Moisés. Bem antes disso, quando Raquel estava dando à luz seu filho Benjamim, “a sua alma partia (porque estava morrendo)”. (Gênesis 35:16-19) Naquela ocasião, Raquel perdeu a vida. Considere também as palavras de Jesus: “Eu sou o pastor excelente; o pastor excelente entrega a sua alma em benefício das ovelhas.” (João 10:11) Jesus deu a sua alma, ou vida, em favor da humanidade. Nesses textos bíblicos, a palavra “alma” claramente se refere à vida como pessoa. Você encontrará mais exemplos desse sentido da palavra “alma” em 1 Reis 17:17-23; Mateus 10:39; João 15:13 e Atos 20:10.

    Por meio de um estudo mais detalhado da Palavra de Deus, você verá que em nenhum lugar na Bíblia inteira os termos “imortal” ou “eterno” têm relação com a palavra “alma”. Em vez disso, as Escrituras dizem que a alma é mortal, o que significa que ela morre. (Ezequiel 18:4, 20) De modo que, na Bíblia, a pessoa que morre é chamada simplesmente de “alma morta”. — Levítico 21:11.

    O QUE É O “ESPÍRITO”?

    Vejamos agora o uso bíblico do termo “espírito”. Alguns pensam que “espírito” significa o mesmo que “alma”. Mas não é assim. A Bíblia deixa claro que “espírito” e “alma” se referem a duas coisas diferentes. Em que sentido?

    Os escritores bíblicos usaram a palavra hebraica rúahh ou a palavra grega pneúma ao escreverem a respeito do “espírito”. As próprias Escrituras indicam o significado dessas palavras. Por exemplo, o Salmo 104:29 diz: “Se [tu, Jeová] lhes tiras o espírito [rúahh], expiram e retornam ao seu pó.” E Tiago 2:26 diz que “o corpo sem espírito [pneúma] está morto”. Nesses versículos, portanto, “espírito” se refere àquilo que dá vida a um corpo. Sem espírito, o corpo está morto. De modo que na Bíblia a palavra rúahh é traduzida não apenas por “espírito”, mas também por “força” ou “força da vida”. Por exemplo, Deus disse a respeito do Dilúvio nos dias de Noé: “Estou trazendo o dilúvio de águas sobre a terra, para arruinar debaixo dos céus toda a carne em que a força [rúahh] da vida está ativa.” (Gênesis 6:17; 7:15, 22) Assim, “espírito” se refere a uma força invisível (a centelha de vida) que mantém a vida de todas as criaturas viventes.

    Alma e espírito não são a mesma coisa. O corpo precisa do espírito assim como um rádio, para funcionar, precisa da eletricidade. Pense num rádio a pilha, por exemplo. Ao colocarmos pilhas nele e ligá-lo, a eletricidade armazenada nas pilhas dá vida ao rádio, por assim dizer. Sem as pilhas o rádio não funciona. O mesmo se dá com um rádio elétrico, quando desligado da tomada. De modo similar, o espírito é a força que dá vida ao nosso corpo. E, assim como a eletricidade, o espírito não tem a capacidade de sentir ou de pensar. É uma força impessoal. Mas sem esse espírito, ou força de vida, o nosso corpo ‘expira e retorna ao pó’, como disse o salmista.

    Falando a respeito da morte do homem, Eclesiastes 12:7 diz: “O pó [de seu corpo] retorna à terra, assim como veio a ser, e o próprio espírito retorna ao verdadeiro Deus que o deu.” Quando o espírito, ou força de vida, deixa o corpo, o corpo morre e volta para sua origem — o solo. De modo comparável, a força de vida volta para sua origem — Deus. (Jó 34:14, 15; Salmo 36:9) Isso não significa que a força de vida literalmente cruza o espaço em direção ao céu. Na verdade significa que, para quem morre, qualquer esperança de vida futura depende de Jeová. A sua vida está nas mãos de Deus, por assim dizer. Somente pelo seu poder é possível que o espírito, ou força de vida, seja devolvido à pessoa, de modo que ela viva de novo.

    Como é consolador saber que é exatamente isso que Deus fará em favor de todos os que descansam nos “túmulos memoriais”! (João 5:28, 29) No dia da ressurreição, Jeová fará um novo corpo para a pessoa que dorme na morte e lhe dará vida colocando nele espírito, ou força de vida. Que dia feliz será esse!

    Se desejar mais informações sobre os termos “alma” e “espírito”, conforme usados na Bíblia, veja a brochura Que Acontece Conosco Quando Morremos? e as páginas 32-6 e 142-6 do livro Raciocínios à Base das Escrituras, ambos publicados pelas Testemunhas de Jeová.

  • kiuspa
    Lv 6
    1 decade ago

    Onde você achou essa idéia de que a luz e o som são propriedades do ar? Se assim fosse, a luz do Sol não chegaria a nós, porque entre o Astro-Rei e a Terra não existe ar. Luz e som se propagam pelo ar, apenas para ¨ferir¨ nossos sentidos da audição e da visão, mas subsistem fora daquele elemento sem qualquer problema.

    O espírito tem em comum com a matéria tanto quanto o nosso corpo físico tem com a roupa que vestimos. E você não deixa de existir por estar nua, mas a roupa ficará inerte e inútil enquanto não for vestida.

  • Andre
    Lv 5
    1 decade ago

    Espíritos não existem. E sobre Kardec, o que ele disse mesmo?

    Esses Espíritos dos selvagens, entretanto pertencem à humanidade; atingirão um dia o nível de seus irmãos mais velhos, mas certamente isso não se dará no corpo da mesma raça física, impróprio a certo desenvolvimento intelectual e moral. Quando o instrumento não estiver mais em relação ao desenvolvimento, emigrarão de tal ambiente para se encarnar num grau superior, e assim por diante, até que hajam conquistado todos os graus terrestres, depois do que deixarão a Terra para passar a mundos mais e mais adiantados

    (Revue Spirite, abril de 1863, pág. 97: Perfectibilidade da raça negra, in Allan Kardec, A Gênese, Lake _ Livraria Allan Kardec editora, São Paulo, p. 187.)

Still have questions? Get your answers by asking now.