Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.
Trending News
Patologia Clinica, limpeza, esterelização e desinfecção?
Pessoal preciso da ajuda de vcs. Tenho que fazer um trabalho p/ o curso sobre os procedimentos de limpeza e esterrlização dos instrumentos usados em laboratórios de Análise Clínica, e não consigo encontrar. Por favor me ajudem....
1 Answer
- 1 decade agoFavorite Answer
ESTERILIZAÇÃO PELO CALOR ÚMIDO
Água Fervente - Os Fungos, quase todos os vírus e as formas vegetativas das bactérias são esterilizados em poucos minutos em água fervente. Como a temperatura de fervura depende da altitude local, como há resistência de grande parte dos esporos bacterianos quanto à esterilização em temperaturas abaixo de 100ºC e devido à grande incidência de vírus da hepatite, a prática de tentar esterilizar seringas, agulhas e instrumentos para pequenas cirurgias por meio de fervura durante 10 a 15 minutos está hoje formalmente contra indicada.
Tindalização - Esse processo consiste em submeter um líquido ou um material semi-sólido à temperatura de 100ºC (vapor fluente, em autoclave com válvula de escape aberta) durante 30 a 60 minutos, por 3 dias consecutivos, conservando-o nos intervalos do tratamento térmico à temperatura ambiente.
Calor Úmido sob pressão (autoclavação) - O emprego do calor úmido sob pressão é o processo mais usado em esterilização e deve ser o método de escolha, desde que possível. Há uma relação entre temperatura empregada e o tempo necessário para a esterilização. Quanto maior a temperatura, menor o tempo necessário.
Em geral utiliza-se T 121ºC por mais ou menos 15 a 30 minutos.
ESTERILIZAÇÃO PELO CALOR SECO
Flambagem em chama direta - Esse método é restrito à esterilização de alças de platina utilizadas em bacteriologia ou na coleta de materiais e na flambagem de boca de tubos e de pipetas, nas técnicas assépticas.
Forno de Pasteur - A esterilização em forno de Pasteur necessita de temperaturas maiores e de exposições mais longas que as empregadas em autoclaves. A ação letal resulta do ar que o circunda. É fundamental que a totalidade do material permita penetração do calor. Devido a essas restrições, o forno de Pasteur tem um número restrito de aplicações.
DESINFETANTES
Desinfetantes são produtos químicos usados para matar ou controlar o crescimento de microorganismos. Eles matam os microorganismos em sua forma ativa, vegetativa, mas usualmente não na forma de repouso ou defesa, tal como os esporos de bactérias ou fungos.
A desinfecção geralmente não mata todos os microorganismos presentes, mas reduz o seu número a um nível não ameaçador à saúde. Os agentes bactericidas matam as bactérias; os agentes bacteriostáticos apenas diminuem o crescimento das bactérias.
Anti-sépticos são produtos químicos usados para controlar o crescimento de microorganismos em tecidos vivos.
Produtos químicos normalmente usados como desinfetantes
Nome químico ou comum
Efetivo contra
Uso
Álcool 70%
Isopropílico ou etanol
Bactérias, mycobacterium e alguns vírus Pele e superfície
Halogênio (hipoclorito) Vírus e bactérias Superfícies
Aldeídos (formaldeído e glutaraldeído) Bactérias, vírus, esporos, fungos e mycobacterium Superfícies
Fenóis Maioria das bactérias e vírus, mycobacterium Superfícies Sais de amônio quaternário Bactérias , alguns fungos Superfícies