Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.

efeito estilingue da uma ajuda ae?

olha,eu nao entendi direito esse efeito estilingue,por exemplo um nave de 500kg vai para orbita da terra para ganhar velocidade para atingir marte por exemplo...mais se a terra tem um força de atraçao X quando essa nave tentar sair da orbitar da terra a terra nao vai atrair com essa mesma força X? e ae toda energia cinetica da nave sera perdida correto?ah e outra coisa como eu calculo esse efeito estilingue?tipo qual a velocidade da nave na orbita da terra e quando ela sair da orbita qual sera a velocidada...

3 Answers

Rating
  • Favorite Answer

    O teu raciocínio está correto, mas há uma detalhe a mais. Se imaginássemos que o planeta que vai servir de estilingue estivesse "parado" no espaço, teu raciocínio seria perfeito e a sonda não ganharia nada ao passar perto. Mas o planeta está em movimento ao redor do Sol e na verdade o que a sonda ganha é uma parcela deste movimento do planeta. A sonda Cassini, que está na órbita de Saturno, usou Júpiter como estilingue. Um astrônomo, só de brincadeira, calculou qual foi a influência da sonda sobre Júpiter e concluiu que a fração de velocidade roubada de Júpiter pela sonda faria com que o planetão, após alguns milhões de anos, estará 6 metros fora da posição que estaria se a sonda não tivesse passado perto. Portanto há uma efetiva transferência de quantidade de movimento entre planeta e sonda.

    Veja aqui:

    http://www2.jpl.nasa.gov/basics/grav/primer.php

    .

  • ?
    Lv 7
    1 decade ago

    A geometria do problema explica como funciona. A nave fica mais tempo em aceleração positiva que negativa, por que tanto a nave quanto o planeta estão em movimento. Se ela se afasta mais rapidamente que se aproxima, então a força de atração cai mais rápido do que ela aumenta quando a nave está se aproximando. Ela perde um pouco de velocidade, mas o resultado líquido é uma velocidade maior no afastamento.

  • Olá Dayvson!

    Concordo com o Zeca e o César G.Para uma sonda como a Cassini, que é mais ou menos do tamanho de um onibus, e pesando quase meia tonelada, é inacreditavel como um planeta pode impulsioná-la dessa maneira ao invés de tentar atrai-la para a sua orbita e destruí-la.

    Achei que essa tecnica de viagem de sondas aproveitando as orbitas dos planetas que cruzam sua rota foi uma maneira muito inteligente de explorar o sistema solar com maior rapidez e eficácia.

    Li isto em um link : "Se fosse enviada diretamente a Saturno, a nave levaria décadas na viagem. Com a impulsão gravitacional dos planetas, levará apenas sete anos. O recurso é simples. Ao chegar às proximidades do planeta, as leis da física fazem com que os dois corpos se atraiam com mais força. É um cabo-de-guerra, em que cada um tenta puxar o outro. O planeta é muito maior e atrai a sonda com força, o que causa uma aceleração brutal da nave. Graças a cálculos matemáticos precisos, feitos previamente pelos computadores em Terra, a nave consegue escapar do choque. E sai do campo gravitacional do planeta muito mais veloz do que quando entrou. Quanto maior for o planeta e mais perto a sonda passar dele, maior será a velocidade de saída. Foi o desenvolvimento desse efeito estilingue que permitiu a exploração dos planetas mais distantes do sistema solar."

    Leia mais neste link: http://www.ets-e-ovnis.com/2008/06/o-efeito-estili...

    >>Espero ter ajudado.Abraços ...

Still have questions? Get your answers by asking now.