Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.

Exclusivo para os irmãos da Umbanda e Candomble: Ciganos?

Quem nesse mundo nunca ouviu dizer

Quem nesse mundo nunca ouviu falar ....

Teçam comentários sobre o povo cigano, que tem sido objeto de deturpação e incompreensão na religião.

Update:

Explico, Em muitos ritos, não há giras específicas para o povo Cigano e em tantos outros, são associados à quimbanda enquanto Exu (o que considero equivocado).

Se trata de povo valoroso, alegre e ligado a linha do Oriente.

9 Answers

Rating
  • Anonymous
    1 decade ago
    Favorite Answer

    Olá...

    Eu sou nova na Umbanda e nunca tinha escutado falar que os ciganos sofria qualquer tipo de incompreensão ou que era considerados como Exu ou associados a quimbanda.

    No templo que freqüento é bem organizado, pois temos um calendário, e todos mês temos uma gira inteira, onde incorporamos todas as linhas, e sem duvidas temos a linha dos ciganos, onde o mês passado ate um festa linda e maravilhosa eles tiverao, com muitas frutas, queijo, azeitona, vinho, musicas e assim vai.

    Adoro essa linha, uma energia muito alegre e gostosa. E por isso segue um ponto que gosto muito:

    Ciganito rico, que chegou agora

    Pra comer e beber e não ir embora

    Ciganito rico, que chegou agora

    Pra comer e beber e não ir embora

    Quiero, quiero, quiero

    Quiero, quiero, quiero ôh, ôh

    Quiero, quiero, quiero

    Quiero, quiero, quiero ôh, ôh

    Aonde está meu vinho eu quero saber

    Eu tenho muita sede, eu quero beber

    Quiero, quiero, quiero

    Quiero, quiero, quiero ôh, ôh

    Quiero, quiero, quiero

    Quiero, quiero, quiero ôh, ôh

    Bandeira branca, bandeira de Oxalá

    Bandeira branca, vamos saravà

    Axé a todos.

    Beijos e bom final de semana.

  • 1 decade ago

    Eu também não sei qual é o problema desta linha. Pq no terreiro que eu trabalhava, eles não faziam gira de cigano. E são poucos os terreiros que fazem...

  • 1 decade ago

    Olá....

    No terreiro que eu frequento há em dois em dois meses festa cigana, eu como comecei ha muito pouco tempo meu desenvolvimento na umbanda ainda não tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com estas maravilhosas entidades, na gira da esquerda na casa que frequento e nas festas de cangiras tem as pombas giras ciganas tambem.

    Mas aqui vai algumas informações a mais que posso te passar:

    "Esta linha de trabalhos espirituais já é muito antiga dentro da Umbanda, e "carregam" as falanges ciganas juntamente com as falanges orientais uma importância muito elevada, sendo cultuadas por todo um seguimento espírita e que se explica por suas próprias razões, elegendo a prioridade de trabalho dentro da ordem natural das coisas em suas próprias tendências e especialidades.

    Assim, numerosas correntes ciganas estão a serviço do mundo imaterial e carregam como seus sustentadores e dirigentes aqueles espíritos mais evoluídos e antigos dentro da ordem de aprendizado, confundindo-se muitas vezes pela repetição dos nomes comuns apresentados para melhor reconhecimento, preservando os costumes como forma de trabalho e respeito, facilitando a possibilidade de ampliar suas correntes com seus companheiros desencarnados e que buscam no universo astral seu paradeiro, como ocorre com todas as outras correntes do espaço.

    O povo cigano designado ao encarne na Terra, através dos tempos e de todo o trabalho desenvolvido até então, conseguiu conquistar um lugar de razoável importância dentro deste contexto espiritual, tendo muitos deles alçado a graça de seguirem para outros espaços de maior evolução espiritual, juntamente com outros grupos de espíritos, também de longa data de reencarnações repetidas na Terra e de grande contribuição, caridade e aprendizado no plano imaterial.

    A argumentação de que espíritos ciganos não deveriam falar por não ciganos ou por médiuns não ciganos e que se assim o fizessem deveriam fazê-lo no idioma próprio de seu povo, é totalmente descabida e está em desarranjo total com os ensinamentos da espiritualidade sua doutrina evangélica, até as impossíveis limitações que se pretende implantar com essa afirmação na evolução do espírito humano e na lei de causa e efeito, pretendendo alterar a obra divina do Criador e da justiça divina como se possível fosse, pretendendo questionar os desígnios da criação e carregar para o universo espiritual nossas diminutas limitações e desinformação, fato que nos levaria a inviabilização doutrinária. Bem como a eleger nossa estada na Terra como mera passagem e de grande prepotência discriminatória, destituindo lamentavelmente de legitimidade as obras divinas.

    Outrossim, mantêm-se as falanges ciganas, tanto quanto todas as outras, organizadas dentro dos quadros ocidentais e dos mistérios que não nos é possível relatar. Obras existem, que dão conta de suas atuações dentro de seu plano de trabalho, chegando mesmo a divulgar passagens de suas encarnações terrenas. Agem no plano da saúde, do amor e do conhecimento, suportam princípios magísticos e tem um tratamento todo especial e diferenciado de outras correntes e falanges.

    Ao contrário do que se pensa os espíritos ciganos reinam em suas correntes preferencialmente dentro do plano da luz e positivo, não trabalhando a serviço do mau e trazendo uma contribuição inesgotável aos homens e aos seus pares, claro que dentro do critério de merecimento, tanto quanto qualquer outro espírito teremos aqueles que não agem dentro desse contexto e se encontram espalhados pela escuridão e a seus serviços, por não serem diferentes de nenhum outro espírito humano.

    Contudo, encontramos no plano positivo falanges diversas chefiadas por ciganos diversos em planos de atuação diversos, porém, o tratamento religioso não se difere muito e se mantêm dentro de algumas características gerais. Imenso é o número de espíritos ciganos que alcançaram lugar de destaque no plano espiritual e são responsáveis pela regência e atuação em mistérios do plano de luz e seus serviços, carregando a mística de seu povo como característica e identificação.

    Dentro os mais conhecidos, podemos citar os ciganos Pablo, Wlademir, Ramirez, Juan, Pedrovick, Artemio, Hiago, Igor, Vitor e tantos outros, da mesma forma as ciganas, como Esmeralda, Carmem, Salomé, Carmensita, Rosita, Madalena, Yasmin, Maria Dolores, Zaira, Sunakana, Sulamita, Wlavira, Iiarin, Sarita, Samira e muitas outras também. É imprescindível que se afirme que na ordem elencada dos nomes não existe hierarquia, apenas lembrança e critério de notoriedade, sem contudo, contrariar a notoriedade de todos os outros ciganos e ciganas, que são muitos e com o mesmo valor e importância.

    Por sua própria razão diferenciada, também diferenciado como dissemos é a forma de cultuá-los, sem pretender em tempo algum estabelecer regras ou esgotar o assunto, o que jamais foi nossa pretensão, mesmo porque não possuímos conhecimento de para tanto. A razão é que a respeito sofremos de uma carência muito grande de informaçã

    Source(s): Trecho extraído do livro "Rituais e Mistérios do Povo Cigano", Autor: Nelson Pires Filho www.umbandadeluz.com.br
  • Anonymous
    1 decade ago

    é verdade eu mesmo quando seguia a umbanda nunca ouvi falar em linha de ciganos eles sempre estão ligados como boiadeiros no caso do cigano homem e no caso das ciganas estão ligadas a hora grande ou seja são taxadas de pomba giras ou qualquer coisa assim vc tem inteira razão boa tarde já chegou a hora de reconhecermos esse povo tão sofrido e perseguido ter a sua linha boa sorte .

  • How do you think about the answers? You can sign in to vote the answer.
  • 1 decade ago

    Não sei praticamente nada sobre o povo cigano (oriente) pois na minha casa não são cultuados.

    Fico devendo.

    Só conheço Pombogiras ciganas que são bem diferentes dos ciganos do oriente.

    Axé

  • Anonymous
    1 decade ago

    eu gosto dos ciganos.

  • Alper
    Lv 4
    1 decade ago

    Eu sou muito novo na religião.

    Não conheço outro terreiro a não ser o que frequento.

    Desconhecia,até agora, que o povo cigano sofria qualquer tipo de deturpação ou incompreensão...

    Como pode, um povo tão bonito ser incompreendido...

    Podia explicar melhor?

  • 1 decade ago

    nao intendii a logica desse comentario!!

    ciganos apesar de nao ter sua origem definidaé um povo encantador no qual eu gosto muito de trabalhar!

    ate por que essa energia mistica e fantagiosa do povo cigano é maravilhosa de se sentir!!

    os seus misterios e segredos os tornam ainda mais charmosos!

    bjos

  • 1 decade ago

    Já ouvi falar que todo cigano se faz de pobre mas tem muito dinheiro!!

Still have questions? Get your answers by asking now.