Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.
Trending News
A religião matou a evolução do Homo sapiens..?
Estava pensando:
Os povos primitivos eram espiritualistas, e construiam templos e locais sagrados para a adoração dos deuses, com o passar dos anos esses templos eram frequentados por milhares de pessoas, as quais estabeleciam residência nestes locais para ficarem 'próximas' aos seus deuses.
Essas pessoas já não poderia mais sobreviver como coletores e caçadores, deste modo, por necessidade desenvolveram técnicas primitivas de agricultura e domesticação de animais, começando assim a mudar o ambiente ao seu redor.
Tendo a teoria darwinista da evolução (seleção natural e adaptação) como base, e a premissa de que a evolução humana parou desde que não é mais a natureza que molda o homem, mas o contrário, o homem molda a natureza para as suas necessidades, podemos dizer que a religião parou a evolução humana.
OBS. comente somente quem tiver embasamento, ou conhecer um pouco da teoria evolucionista.
3 Answers
- CarlosLv 71 decade agoFavorite Answer
A religião não tem este poder de parar a evolução humana. O fato é que esta evolução realmente está paralisada, porém esta paralisação deve se a outros fatores. Uma é a evolução da medicina, que trata de permitir que indivíduos inviáveis na natureza se tornem viáveis e reprodutivamente capazes de gerar tantos descendentes quanto as pessoas viáveis. Com isso a seleção natural não atua mais sobre as características menos aptas. Além disso não há mais fatores naturais que determinem a possibilidade de determinada característica ser submetida à falta de recursos, especialmente alimentos. O que determina isso atualmente é o poder aquisitivo ou a competência do governo. Outra razão de a evolução ter paralisado é a falta de isolamentos geográficos que permitam que determinadas características sejam isoladamente submetidas às pressões ambientais. Os argmentos baseados em espiritualidade ou religião são, portanto muito fracos perante a evolução tecnológica, da medicina e da qualidade de vida.
- Anonymous1 decade ago
Eu não sei de onde você tirou a idéia que a evolução tenha parado. Continuamos sofrendo pressões seletivas de todo tipo, mesmo com a nossa contribuição (ver "efeito Baldwin": http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Baldwin ). Nem sempre a evolução é evidente, entretanto (p.ex., mudanças no sistema imunológico). Você coloca a religião como um motivo para a fixação (sedentarismo) dos humanos. Não vejo motivo para isto. Grupos nômades também apresentam religiões. O motivo do sedentarismo parece mais relacionado com o plantio da terra e criação de gado. http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9-hist%C3%B3ri...
- 1 decade ago
CREIO QUE ESTE RACIOCÍNIO TENHA MESMA BASE DO "Design inteligente".
É UMA HIPÓTESE QUE PODE SER VERÍDICA, MAS DE ACORDO COM A BÍBLIA ESTA IDEIA NÃO É VERDADE:
GÊNESES 1: 1-27
No princípio criou Deus os céus e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
DEUS TE ABENÇOE!
Source(s): BÍBLIA