Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.
Trending News
Qual é o papel da palavra para o jurista?
Amigos por favor preciso da vossa ajuda é para o trabalho de direito. Bjs
5 Answers
- Iuri JivagoLv 41 decade agoFavorite Answer
Em primeiro lugar, quero deixar claro que, para a resposta que eu vou dar, estarei consideranto o termo "palavra", que você usou na sua pergunta, como sinônimo de "escrita", porque foi isso que eu entendi.
Em assim sendo, percebemos que hoje em dia a palavra é o principal instrumento de trabalho de qualquer jurista. Seja o Advogado, seja o membro do Ministério Público, Magistrados, serventuários da Justiça, todos eles trabalham expressando ideias na tentativa de conseguir convencer alguém de alguma coisa, ou provar algo, ou simplesmente atestar algo. Em suma, todos eles são profissionais pagos para ler e escrever textos de altíssima complexidade, que tratam de proteger ou fragilizar interesses de certas pessoas.
Há também a necessidade de se interpretar as Leis, e elas, por definição, também são escritas. A redação da Lei nem sempre é clara a ponto de oferecer um único sentido, daí a importância de conhecer os diversos significados das palavras escritas nela; ou seja, a interpretação de textos deve ser um campo de domínio amplo do jurista.
É certo que a palavra escrita teve sua função, para o direito, muito mais acentuada a partir do positivismo jurídico, mas desde as primeiras Leis esse papel é crescente. Basta lembrar que, até o advento da Lei das XII Tábuas, em Roma, praticamente inexistiam documentos que disciplinassem os direitos das pessoas, sendo que os juristas da época deveriam decidir os conflitos baseados menos em normas escritas, e mais no sentimento de justiça intrínseco que eles mesmos possuíam (isso quando as questões não eram "resolvidas" entre as próprias partes em conflito).
Bem, espero ter te dado algumas ideias do que escrever, hehe.
Boa sorte com o seu trabalho e boa tarde.
- Tania FLv 61 decade ago
FONTES DO DIREITO
Fontes materiais do direito
Como o direito surgiu na face da terra?
O direito é criação a sociedade, pois baseia-se no querer social. As fontes materiais são constituÃdas pelos fatos sociais , pelos problemas que surgem na sociedade e têm que ser solucionados, e são condicionados pela moral, pela economia , pela geografia (telurismo) influência do meio. Modo de vida , modo de estudos.
Fontes formais do direito
O direito apresenta-se por meio de direito formais de expressão , principalmente pela lei e pelo costume. São os meios de expressão de direito, ou seja: as formas pelas quais as normas jurÃdicas são conhecidas.
A lei é fonte formal emanada do Poder Legislativo.
O costume, na falta da lei, é fonte formal expressão do poder social.
A jurisdição é fonte formal de direito, expressão do Poder Judiciário (também fonte do direito, porque obriga).
Doutrina é o direito dos juristas. Estuda o conteúdo significativo do que é produzido pelas fontes do Direito. Principalmente pela lei.
A fonte negocial (contrato) é fonte formal de Deus, expressão do poder da vontade autônoma.
No sistema anglo-americano a forma mais comum de expressão de direito é a dos antecedentes judiciais. O costume , após passar pelo judiciário , adquire importância de Norma JurÃdica. Em nosso sistema na hierarquia das fontes a lei tem primazia (preferência
Source(s): www.webestudante.com.br - ?Lv 41 decade ago
Perguntinha genérica essa hein???
Bom, quem é o jurista??? Primeiro vc deve saber responder essa questão!
Segundo, o que ele faz?
Terceiro, jogue a oratória e a palavra nesse seu texto e vc fará algo muito bom!
- How do you think about the answers? You can sign in to vote the answer.
- Anonymous1 decade ago
Vai Estudar é melhor
Source(s): Pipeline