Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.
Trending News
Como determinar a aptidão agrícola de um solo?
Preciso determinar se um solo é bom ou não para o reflorestamento de uma área. Não sei ao certo quais padrões analisar nem como fazer a classificação da aptidão agrícola.
Alguém consegue me ajudar? Tem algum agrônomo por aí?
2 Answers
- 10 years ago
Basicamente, você tem que saber de que solo se trata. Para cada tipo de solo, você encontrará no SIBCS (Sistema Brasileiro de Classificação de Solos) como ele se comporta, como é seu manejo. Deve saber também profundidade efetiva, fertilidade, capacidade de armazenamento de água, drenagem, erodibilidade (declividade, etc, relevo, impedimento e motomecanização, ambientes para condições térmicas e hÃdricas adequadas. Há laboratórios de pesquisa que analisam amostras de solo. Você poderia encaminhá-las a eles. Mas a amostragem também deve ser criteriosa, o ideal é procurar um livro especÃfico mesmo, porque não é sair por aà coletando solo e pondo em saquinhos!
A metodologia da interpretação segue orientação contida no “Soil Survey Manual” do USDA e na metodologia da FAO, 1976, que recomendam seja a avaliação da aptidão agrÃcola das terras baseada em resultados de levantamentos sistemáticos, realizados com base nos vários atributos das terras: solo, clima, vegetação, geomorfologia, etc.
Como a classificação da aptidão agrÃcola das terras é um processo interpretativo, seu caráter é efêmero, podendo sofrer variações com a evolução tecnológica. Portanto, está em função da tecnologia vigente na época de sua realização.
Só que isso é em função do que você falou - aptidão agrÃcola, como o nome já diz, é para áreas de agricultura ou onde pretende-se implantar uma. No caso de reflorestamento de uma área com nativas - penso que é o caso, acho que deveria procurar saber o tipo de solo sim, quais suas deficiências e limitações, mas o importante é analisar o histórico da área, que tipo de vegetação é a do local e tentar colocar as árvores desse tipo de vegetação.