Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.

Se Satanás tem o império da morte, [He.2:14] o resgare não seria pago a ele?

Resgatar do pecado não seria o mesmo que livrar tal pessoa das garras do Diabo?

8 Answers

Rating
  • 9 years ago
    Favorite Answer

    Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. Por isso, Ele não poderia ser tão imprevidente a ponto de criar um ser que, eternamente, viesse a opor-se ao seu plano.

    Satanás, Diabo, Lúcifer, Canhoto, Demônio, Belzebu, Coisa Ruim, ou qualquer outra denominação, não existe, pois se existisse, ele seria a negação das qualidades infinitas de Deus, como Bondade, Justiça, Onipotência, Onisciência e Onipresença. Em síntese, a existência do Diabo seria a negação da existência de Deus.

    Toda a criatura divina evolui para a perfeição, inclusive espíritos retardatários na evolução, que são chamados de demônios pelas religiões dogmáticas. Ramatís tem uma frase muito elucidativa sobre a evolução espiritual:

    "Todo anjo já foi um demônio, e todo demônio ainda será um anjo."

    Pense nisso!

  • 9 years ago

    Oi Josue !!!

    A Bíblia fala do resgate em termos de compra, de reconciliação, de propiciação, de redenção e de expiação. (Salmo 49:8; Daniel 9:24; Gálatas 3:13; Colossenses 1:20; Hebreus 2:17)

    Mas, talvez a palavra que melhor designe as coisas é aquela usada pelo próprio Jesus em Mateus 20:28: “O Filho do homem não veio para que se lhe ministrasse, mas para ministrar e dar a sua alma como resgate [grego, ly′tron] em troca de muitos.”

    O resgate tem de ser o equivalente daquilo que ele substitui, ou cobre.

    Os sacrifícios de animais que homens de fé de Abel em diante ofereciam não podiam realmente cobrir os pecados dos homens, visto que os humanos são superiores aos animais irracionais. Salmo 8:4-8

    Hebreus 10:1-4.

    Este prefigurado resgate teria de ser o equivalente exato de Adão, visto que a pena de morte que Deus com justiça aplicou a Adão resultou na condenação da raça humana. “Em Adão todos morrem”, diz 1 Coríntios 15:22.

    Assim, não seria necessário que bilhões de humanos individualmente tivessem morte sacrificial para corresponder a cada indivíduo da descendência de Adão. “Por intermédio de um só homem [Adão] entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado.” (Romanos 5:12) E, “visto que a morte é por intermédio dum homem”, a redenção da humanidade também podia vir “por intermédio dum homem”. — 1 Coríntios 15:21.

    O homem que podia ser o resgate tinha de ser um humano perfeito de carne e sangue — o equivalente exato de Adão. (Romanos 5:14)

    Uma criatura espiritual, ou um “Deus-homem”, NÃO equilibraria a balança da justiça.

    Apenas um humano perfeito, alguém que não estivesse sob a sentença de morte adâmica, podia oferecer um “resgate correspondente”, que equivalesse perfeitamente a Adão. (1 Timóteo 2:6)

    Por voluntariamente sacrificar a sua vida, esse “último Adão” podia pagar o salário pelo pecado do “primeiro homem, Adão”. — 1 Coríntios 15:45; Romanos 6:23.

    Para ilustrar: Imagine uma grande fábrica com centenas de empregados. Um administrador desonesto leva os negócios à falência; a fábrica fecha as portas. Centenas de pessoas estão agora desempregadas, sem poderem pagar as suas contas. Seus cônjuges, seus filhos e, sim, seus credores, todos sofrem por causa da corrupção de um único homem! Surge então um rico benfeitor que liquida a dívida da empresa e reabre a fábrica. A liquidação dessa única dívida, por sua vez, traz pleno alívio para os muitos empregados, para suas famílias e para os credores. Mas, será que o antigo administrador participa da nova prosperidade? Não, ele está na cadeia, e, portanto, permanentemente afastado de suas funções! Similarmente, a liquidação da única dívida de Adão traz benefícios a milhões de seus descendentes — mas não a Adão.

    Apenas Jeová poderia prover o perfeito “Cordeiro. . . que tira o pecado do mundo”. (João 1:29) Deus não enviou algum anjo para resgatar a humanidade. Ele fez o supremo sacrifício de enviar seu Filho unigênito, “aquele de quem ele gostava especialmente”. — Provérbios 8:30; João 3:16.

    Por sua participação voluntária no arranjo divino, o Filho de Deus “se esvaziou” de sua natureza celestial. (Filipenses 2:7)

    Jeová transferiu a força de vida e o padrão de personalidade de seu primogênito Filho celestial para o ventre de uma virgem judia chamada Maria. Daí o espírito santo ‘a encobriu’, garantindo que a criança que se desenvolvia em seu ventre fosse santa, absolutamente livre de pecado. (Lucas 1:35; 1 Pedro 2:22)

    Como homem, seria chamado de Jesus. Mas, em sentido legal, ele podia ser chamado de ‘segundo Adão’, pois correspondia perfeitamente a Adão. (1 Coríntios 15:45, 47)

    Assim, Jesus podia oferecer a si mesmo em sacrifício como “cordeiro sem mácula nem mancha”, um resgate para a humanidade pecaminosa. — 1 Pedro 1:18, 19.

    A QUEM SERIA PAGO TAL RESGATE ?

    Por séculos, os teólogos da cristandade argumentavam que era pago a Satanás, o Diabo.

    O fato é que a humanidade tem sido ‘vendida sob’ o pecado e, assim, veio a estar sob o controle de Satanás. (Romanos 7:14; 1 João 5:19)

    Ainda assim, é Jeová, e não Satanás, quem “exige punição” pela transgressão. (1 Tessalonicenses 4:6)

    Por conseguinte, como o Salmo 49:7 explicitamente declara, o resgate deve ser pago “a Deus”.

    Jeová torna disponível o resgate, mas, depois que o Cordeiro de Deus é sacrificado, o valor de seu resgate tem de ser pago a Deus. (Veja Gênesis 22:7, 8, 11-13; Hebreus 11:17.)

    Isto não reduz o resgate a uma troca inútil e mecânica, como tirar dinheiro de um bolso e pôr no outro. O resgate envolve não propriamente uma troca física mas uma transação legal. Por ter insistido que se pague um resgate — mesmo sob grande custo para si mesmo — Jeová confirmou seu inabalável apego a princípios justos. — Tiago 1:17.

    Abraços !!!

  • 9 years ago

    Deus é Luz, Satanás é escurirão. A escuridão não pode conviver com a Luz. Se Deus é onipresente, o Universo é pequeno demais para que haja convivência de Deus com o Diabo. Seguindo a recomendação do Espiritismo, pelo raciocínio lógico, apoiado na Ótica, que é um ramo da Física, chega-se a conclusão irrefutável que Satanás é uma figura tão real quanto Coelhinho da Páscoa, Papai Noel e Negrinho do Pastoreio.

  • 9 years ago

    Primeiro você deve ler na Bíblia Ezequiel 28: 13 até 19 o pecado começou em satanás por causa da formosura, do esplendor de sua beleza ele caiu em pecado.foi expulso do céu e lançado na terra com a terça parte dos anjos que aderiram sua política de pecado Apocalipse 12: 7, 8; a mulher aqui na terra foi a terceira a cair no pecado Gêneses 3: 1 até 7; aí a humanidade inteira que passaria sobre a terra nascida de Adão e Eva tornaram vitimas do pecado deles pois nasceram deles Romanos 3:23, para reverter a situação pecaminosa teria que ser pago o resgate para a remissão dos pecados não só dos homens como também dos anjos em que satanás estava incluído. então o resgate não deveria ser pago a ele pois a chance de ser liberto do pecado era oportunidade para ele também que não quis aceitar. Os 10 mandamentos da lei de Deus dados a Moisés no Sinai Êxodo 31: 18; Êxodo 20: 3 até 17; e o cumprimento destes mandamentos a risca sem faltar com nenhum deles era a solução da remissão dos pecados nossos para sermos salvos. Como nós vivemos nos prazeres da carne é impossível guardar os mandamentos de Deus Romanos 8: 6, 7, 8; e a maldição da lei cai sobre nós Isaías 24: 5, 6; então Deus procurou um homem que pagasse o alto preso de sangue para remir a todos.Jesus então nascido de mulher cumpriu a lei levando sobre si o pecado de muitos Gálatas 3: 13, 14; recebemos a promessa do Espírito Santo e agora em Cristo podemos passar da morte para vida; aquele que quiser mudar de vida deixando de viver na carne para viver no espírito Romanos 8: 9 até 17 agora em Jesus temos a possibilidade de guardar a lei de Deus. Porque só é possível conhecer Jesus e amar a Deus e ao próximo tendo fé e obediência a lei João 14: 21; 1º João 2: 3, 4, 5.

  • How do you think about the answers? You can sign in to vote the answer.
  • Anonymous
    9 years ago

    De certo modo sim...por causa das leis...

    Jesus Cristo foi sacrificado por causa da lei...

    Porém, Jesus Cristo sendo Deus, venceu e destruiu o império da morte, por isso, ele diz no início do Apocalipse:

    E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

    Apocalipse 1:18

  • Ev_M_S
    Lv 4
    9 years ago

    Olá meu caro,

    Entendi a sua pergunta, que sendo ele o que domina a coisa, seria dele a liberação ou não da alma!

    Porém, o que se entende é que, o diabo assumiu uma condição de imperador que, nenhum outro ser com consciência plena faria, de ter o título de mentiroso, matador, roubador e destruidor e etc.

    Assim, conseguiu o seu reino de trevas! usando o mal como "laço" ou seja, o pecado! vou explicar;

    ele usa o "desejo de fazer o mal" que existe na pessoa, para a dominar! ele é golpista! enganador!

    Agora, isto não quer dizer que ele seja realmente o que ele pensa ser! dono das almas! não! não é!

    Portanto, quando você fala de se pagar pelo resgate, o certo é que, deve ser pago não para quem tem o domínio das almas, neste caso o diabo, mais a Deus, para que Ele, Deus aceite que a alma seja trazida para o seu "Reino" sem as culpas a ele (alma) atribuídas pelo seu carrasco (diabo)!

    Não é pago a satanás, por que ele é quem, deve a Deus, cada alma que ele aprisiona é um debito!

    Jesus, veio não pagar a sua divida, mais a nossa, cada alma livre, continua o seu debito do diabo! não muda!

    Bom Dia!

  • Anonymous
    9 years ago

    Você comete o erro de pensar que que é o Diabo quem redime dos pecados, mas é apenas o deus cristão, segundo a Bíblia. Se você estiver em pecado, você irá se juntar ao diabo, e não servi-lo no inferno, pois, se o diabo torturasse criminosos, ele seria amigo de Deus, não? Mas ele também é punido.

  • 9 years ago

    Quanto pagou pela vida de cada homem para vir cobrar juros e calcular saldo ?

Still have questions? Get your answers by asking now.