Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.

Metrô de São Paulo desrespeita usuário?

O Metrô de São Paulo não respeita o público usuário

N’outro dia; na estação do Metrô da Praça da República, eu apanhei o trem com destino Luz/Butantã, desci na Estação Consolação com o intuito de seguir para Estação das Clínicas, d’alí, eu saí a procura de uma placa sinalizadora que indicasse o caminho para a linha de Vila Madalena/Vila Prudente, sem sucesso: depois de percorrer um bom trecho, encontrei um longo corredor e pensei é por aqui e seguir por ele, no final deste, havia uma moça meio escondida por traz de um balcão e perguntei-lhe, senhorita, você sabe me informar como chegar à linha do metrô Madalena/Prudente? Ela respondeu-me, basta o senhor voltar e seguir o que indica aquela placa, “linha verde”, virei-me na direção oposta e não vi a tal placa, e perguntei-lhe, qual placa senhorita? Ela esticou o dedo indicador e apontou como se estivesse a mostrar-me no Céu uma estrela cadente, ai eu quebrei o pescoço para poder olhar na direção apontada e lá vi uma pequena placa com os dizeres, “linha verde” e nada mais, nada de Vila Madalena e nada de Vila Prudente – “eu considerei aquilo como informação de grego”, agradeci pela gentil informação prestada a mim pela moça e seguir feito doido, a olhar para o teto da estação em busca d’outras placas indicadoras. (Por pouco eu teria quebrado o nariz numa queda motivada por uma caminhada forçada) Na volta, apanhei o trem na estação Clínicas e ao chegar à estação Consolação, eu ouvi alguém a falar, Estação Consolação, transferência para linha amarela, então fiquei atento, seria só seguir a tal indicação “linha amarela”, mas ao descer observei o local, para frente não havia nada, para a esquerda, nada, para a direita, nada, a intuição mandou-me seguir pela direita, onde percorri longo trecho e não enxerguei nenhuma placa indicadora da linha amarela, nem mesmo uma seta pintada na cor da linha referida, no final desse percurso, havia uma escada e eu subi-a, a escadaria dava para a saída dos bloqueios, dirigi-me a um funcionário e este informou-me ser o caminho contrário d’aquele que eu havia percorrido, retomei por aquele caminho e continuei em busca de placas indicadoras, foi ai que eu me lembrei de novamente quebrar o pescoço a olhar para fora do meu ângulo de visão, ou seja, para o teto, ai eu descobri que as tais placas foram colocadas em local específico para pessoas de estatura de dois metros e cinquenta centímetros (2.50m) e pensei, ora pois, a estatura média dos brasileiros é de um metro e setenta centímetros, (1.70m) fiquei a perguntar-me, haverá na empresa METROPOLITANA de São Paulo um engenheiro capaz de entender que o ângulo de visão do brasileiro num caminhar natural fica em torno de um metro e vinte centímetro de altura, (1.20m)?

P.S.: a placa indicadora da linha amarela, era um quadrado de aproximadamente 50 x 50 cm dentro d’outra de cor verde e a conter outros anúncios, o que dificultava a identificação da informação primária e necessária ao usuário do Metrô.

Aqui vai uma sugestão para o metrô, pintar as placas informativas, sempre na cor específica da linha referida. Exemplo: - LINHA AMARELA – LUZ – BUTANTÃ  e na altura do ângulo de visão de uma pessoa em caminhar normal.

(Raimundo Chaves)

7 Answers

Rating
Still have questions? Get your answers by asking now.