Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.

No futuro o jornal (impresso) poderá acabar?

Conversando com o proprietário de uma banca de jornal aqui perto de onde moro, ele disse-me que suas vendas de jornais caíram 80%.

Qual sua opinião a respeito deste assunto?

10 Answers

Rating
  • 9 years ago
    Favorite Answer

    Consuelo:

    Não acredito no fim do jornal impresso, pelo menos nas próximas décadas. O que está acontecendo é uma "reacomodação" do mercado com o avanço de novos tipos de mídias. É um ciclo natural, mas não vejo que possa chegar a decretar o fim do papel. A internet avança como opção de jornalismo e publicidadade em contrapartida aos jornais impressos, cujas tiragens diminuem a cada ano. Diminuem, mas acabar de vez parece difícil por enquanto.

    Se atentarmos para o passado, veremos que situações parecidas já ocorreram: o rádio reinava absoluto até a década de 1960, quando a televisão praticamente engatinhava, reduzida a poucos canais e com baixa qualidade técnica. Aos poucos, a televisão (e agora a internet) foram sufocando as emissoras de rádio, cujas audiências hoje são pouco significativas se considerarmos a importância que tiveram (e ainda têm, embora muito fragilizadas). Mas as rádios continuam funcionando, mesmo com audiência pulverizada entre milhares de emissoras.

    Achava-se que a televisão e, posteriormente, o videocassete, acabariam com o cinema. Muitas salas fecharam, é verdade. Mas o cinema sobrevive em shoppings centers, por exemplo. Não foram "extintos", apenas se adequaram a uma nova realidade, com salas melhores e em ambientes com maior segurança.

    O que acontece é que há hoje uma "pulverização" da audiência nos diversos meios (rádio e tv). As rádios ainda possuem audiência considerável como um todo. Ocorre que, no passado, eram poucas. Os jornais também eram poucos. Atualmente há muitas publicações de bairro, distribuidas gratuitamente e mantidas por publicidade. Os jornais pagos tiveram suas tiragens bastante reduzidas. Só que o jornal não sobrevive em função da venda em bancas, sua fonte principal de receitas é a publicidade. A venda em bancas e assinaturas apenas mantém o custo da entrega. Por mais paradoxal que pareça, o jornal ganha mais dinheiro com tiragem menor pois o preço da publicidade não cai com a redução da tiragem.

    Os jornais também estão se adequando à nova realidade, assim como ocorreu com o cinema e as emissoras de rádio. Cada um vai encontrando seu espaço. É claro que não dá para ter certeza do que ocorrerá nas próximas décadas, mas os indicativos do passado permitem prever que as coisas vão se acertando naturalmente. Não se deve esquecer que os jornais ainda são limitados quando comparados com a internet como um todo. A questão é que, individualmente, o jornal representa muito mais - em termos de público e faturamento - do que qualquer site da internet (pelo menos os jornais mais representativos).

    Por essas e muitas outras razões, não acredito no fim dos jornais. Creio em uma reacomodação de mercado. As novidades sempre ganham espaço em relação ao estabelecido. Sempre foi assim. Ganham espaço, mas acabam convivendo lado a lado com o que já existia.

  • Denis
    Lv 6
    9 years ago

    Olá Consuelo, as vendas dele devem ter caído, por outros motivos, atendimento ainda é a alma do negócio.

    O Jornal escrito, não vai acabar não. As opções de mídia podem e vão se multiplicar. A mesma coisa acontece com os livros, mas eles continuam a ser editados na forma de livros.A leitura é mais atraente,pode ser continuada a qualquer momento,sem a necessidade de cliques.

    um abraço

  • Anonymous
    9 years ago

    NUNCA !!..... O JORNAL É, SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ IMPORTANTE.

  • ...
    Lv 6
    9 years ago

    Olha a opinião de alguém que trabalha junto a diretoria do maior jornal aqui de Curitiba:

    "Olha, na minha opinião acho que acabariam sim, mas na verdade os números até que não mostram isso não, jornais populares (por exemplo) só crescem e ainda tem uma baita audiência... mas essa é uma boa discussão, é beem polêmico rs..."

    Olha o vídeo que ele me mandou - tem tudo a ver com a tua pergunta:

    https://www.youtube.com/watch?v=4eSibJkRCsw&featur...

    Fiz questão de mandar a tua pergunta pra ele responder e voltei aqui prá colar a resposta. Beijo !

  • How do you think about the answers? You can sign in to vote the answer.
  • 9 years ago

    Continuará existindo porque nada substitui o prazer de ler um bom jornal ou um bom livro.

  • marcos
    Lv 7
    9 years ago

    Uma boa parte da queda da venda de jornais e revistas é devida às camanhas de assinaturas que oferecem muitas vantagens. Com o uso de automóvéis muita gente fica com preguiça de andar até a banca, também. Afora a colaboração das escolas que não cobram leitura dos alunos.

    Houve uma época em que pensaram em colocar uma impressora na casa de cada assinante e o jornal seria impresso toda a manhã, tomaticamente. A idéia não vingou!

  • Optt
    Lv 4
    9 years ago

    Quem compra ainda jornal? gente mais velha que não sabe ou consegue usar a internet...

    Mas essas pessoas um dia vão morrer certo? eu acho que o jornal impresso dura no maximo mais 20 a 30 anos...pq depois ninguem mai vai se interessar sem contar que anti-ecologico com todo aquele papel

  • Motta
    Lv 7
    9 years ago

    No futuro (breve) será algo neste filme.

  • Anonymous
    9 years ago

    Acho que sim, todos nós hoje em dia temos acesso fácil das noticias através da internet, e procurar coisas em específico ou seja, procurar saber da noticia que te interessa, pq no jornal tem todos os tipos de noticia, e hoje em dia as pessoas andam até com preguiça de ir comprar jornal se podem ver as noticias na net rs.

  • 9 years ago

    No futuro será somente os jornais por iPad

Still have questions? Get your answers by asking now.