Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.

Qual são as vantagens e desvantagens da microbiologia na agricultura?

eu tenho que fazer um trabalho sobre isso, se voces souberem algo sobre isso, um site, um livro algo que me ajude por favor tenho um trabalho e vale 50 pts

1 Answer

Rating
  • 8 years ago
    Favorite Answer

    VANTAGENS E DESVANTAGENS DO CONTROLE BIOLÓGICO

    O controle biológico de pragas reduz os riscos legais, ambientais e públicos do uso de produtos químicos. Métodos de controle biológico podem ser utilizados em plantações para que os níveis populacionais de pragas não atinjam níveis danosos. O uso de bioinseticidas, como são chamados os inseticidas biológicos, são de alta especificidade, ou seja, somente causa danos a praga alvo, não afetando outros insetos, plantas ou até mesmo animais.

    É com certeza mais uma alternativa de manejo, que pode trazer vantagens econômicas ao produtor, mas sem dúvidas é uma grande vantagem ambiental, pelo fato de diminuir as aplicações de inseticidas químicos, alem dos bioinseticidas ser seletivo à sua praga alvo.

    A desvantagem do controle biológico é que ele requer planejamento e gerenciamento intensivos, pois pode demandar tempo, controle, paciência, educação e treinamento (BRUMATTI & SOUZA).

    É necessário um estudo minucioso antes que esses microorganismos manipulados sejam liberados, pois podem trazer problemas como: a) um organismo bem caracterizado em laboratório pode ter propriedades não esperadas no campo, tanto danosas quanto benéficas; b) existe a possibilidade de um distúrbio do balanço de ecossistema pela liberação intencional de um organismo; c) existe a possibilidade de transferência não intencional de informações genéticas entre organismos, de forma que aqueles originalmente não-patógenos se tornariam patógenos

    A prática do controle biológico é um método eficaz, mas que exige estudos e pesquisas e se utilizada de maneira correta os benefícios são inevitáveis. Caso os estudos prévios não sejam cuidadosamente feitos, erros podem acontecer como em vários casos malsucedidos pelo mundo inteiro, como por exemplo, no programa Trichogramma, que foi inadequadamente identificada, introduzida e liberada do parasitóide que não controlaram a praga alvo, mas que hoje, com estudos minuciosos, o Trichogramma pretiosum, devidamente identificada, tem alcançados ótimos resultados no controle de pragas do tomateiro. Portanto, o trabalho de um taxonomista é fundamental nesse processo.

    Mas, apesar de muitos fracassos, temos vários exemplos de programas bem sucedidos como é o caso do Cotesia flavipes, que é um endoparasitóide larval que promove o controle do Diatraea saccharalis, a broca da cana-de-açúcar e do Bacillus thuringiensis, que é uma bactéria que vem obtendo ótimos resultados em lagartas desfolhadoras.

    3.1 VANTAGENS DO CONTROLE MICROBIANO

    Dentre as inúmeras vantagens do controle microbiano, tanto em pragas como em outras enfermidades, Alves, 1998, destaca os seguintes: - especificidade e seletividade: alguns patógenos são específicos, como é o caso do vírus, alguns fungos e protozoários. Por essa vantagem, mesmo sendo aplicado em doses maiores, não corre grandes riscos de causar um desequilíbrio ao meio, por não afetarem insetos benéficos à agricultura como é o caso das abelhas. Fato que não acontece quando se usa inseticidas químicos, pois praticamente toda a população de insetos do meio é afetada por esses produtos;

    - multiplicação, dispersão e produção: os patógenos possuem a capacidade de multiplicação e dispersão no ambiente, ou seja, os patógenos podem permanecer na área, no solo ou até mesmo em cadáveres, ou como acontece com os vírus, passar de geração para geração através dos ovos; - efeitos secundários: além da mortalidade direta, os patógenos podem afetar as gerações seguintes, diminuindo a oviposicao, a viabilidade dos ovos assim como aumentando a sensibilidade das próximas gerações; - controle mais duradouro: após o estabelecimento do patógeno, a doença pode assumir caráter enzoótico, com isso, os insetos dificilmente atingem danos econômicos; - controle associado: pode ser empregado juntamente com inseticidas seletivos em subdosagens, podendo obter um controle mais rápido e eficaz

    Source(s): espero ter lhe ajudado
Still have questions? Get your answers by asking now.