Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.
Vini Prado
Espiritismo: O que é na verdade? Espiritismo não é igreja!!!?
**Não existe 'Kardecismo', existe 'Espiritismo'
O jornalista equivocado costuma utilizar-se da expressão 'kardecismo', para identificar algo que ele imagina ser uma 'ramificação' do Espiritismo, achando que Espiritismo é um 'montão de coisas' que existe por aí, quando na realidade não é.
A palavra 'Espiritismo' foi criada, ou inventada, como queiram, pelo senhor Allan Kardec, exclusivamente, para denominar a doutrina nova que foi trazida ao mundo, por iniciativa de Espíritos, e que tem os seus postulados próprios.
Portanto, qualquer crença ou prática religiosa que utiliza-se da denominação 'Espiritismo', fora desta que se enquadre nos seus postulados, está utilizando-se indevidamente de uma denominação, mergulhando no campo da fraude. Daí a verdade que o nome disto que vocês chamam de 'kardecismo', verdadeiramente é 'Espiritismo'.
Apenas para clarear o campo de conhecimento dos que ainda têm dúvidas, em achar que Candomblé, Cartomancia, Necromancia, Umbanda e outras práticas espiritualistas é Espiritismo.
**Allan Kardec não inventou o Espiritismo
Allan Kardec não inventou ou criou Espiritismo nenhum. A proposta veio de Espíritos, através de manifestações espontâneas, consideradas como fenômenos, na época, e ele, que nada tinha a ver com aquilo, foi convidado por alguns amigos para examinar e analisar os tais fenômenos, em suas casas, oportunidade em que foi convidado, pelos Espíritos, pela sua condição de pedagogo e educador criterioso, a organizar aqueles ensinamentos em livros e disponibilizar para a humanidade.
Ele foi tão honesto e consciente de que a obra não era de sua autoria, que evitou colocar o seu nome famoso na Europa antiga (Denizard Rivail) como autor dos livros e preferiu utilizar-se de um pseudônimo. É bom que se saiba que o tal professor Rivail era autor famoso de livros didáticos e que tudo o que aparecia com seu nome vendia muito, não apenas na França como em toda a Europa.
Atentem para o detalhe: Os Espíritos optaram por um pedagogo, um professor, e não por um padre, um religioso, o que nos convida a entender que o Espiritismo é escola e não igreja.
**Sobre a reencarnação
Não é patrimônio exclusivo do Espiritismo e não foi inventada pelo Espiritismo, posto que é algo conhecido pela maior parte da humanidade, por milênios, muito antes do Espiritismo, que tem apenas 151 anos de idade.
O espírita, depois de estudar a reencarnação, não crê na reencarnação, ele passa a SABER a reencarnação, o que é diferente. Exemplificando: Você crê que a Lua existe ou você sabe que ela existe? Afinal, você pode vê-la e comprovar, inclusive cientificamente? É isto aí.
Portanto a afirmativa de que os espíritas crêem na reencarnação é infantil e sem sentido.
**Sobre a mediunidade
Também não é patrimônio exclusivo e nem foi inventada pelo Espiritismo. É uma faculdade humana normal e independe de crença religiosa, já que a pessoa pode possuí-la, com maior ou menor intensidade, acredite ou não. O Espiritismo apenas se dispõe a estudá-la, educar e disciplinar as pessoas que a possuem, para que o seu uso possa ser benéfico a elas e aos outros, absolutamente dentro dos elementares padrões de moralidade. Segundo os postulados espíritas ela não deve ser comercializada, nunca, e deve ser utilizada gratuitamente; todavia é praticada comercialmente em alguns lugares do mundo, por pessoas que são médiuns, inclusive honestas, mas nada sabem sobre Espiritismo, numa comprovação de que ela existe fora do meio espírita.
Qualquer afirmativa do tipo que 'alguém tem mediunidade e precisa desenvolver' é vinda de pessoas inconseqüentes, mesmo algumas que se auto rotulam espíritas, posto que o Espiritismo propõe que a faculdade deve ser educada e não desenvolvida..
**A sua relação com a Ciência
Faz parte da formação espírita a seguinte recomendação: 'Se algum dia a Ciência comprovar que o Espiritismo está errado em algum ponto, cumpre aos espíritas abandonarem imediatamente o ponto equivocado e seguirem a orientação da Ciência'. Mas isto não quer dizer que o que afirma determinadas criaturas, como o padre Quevedo, que se apresenta presunçosamente como cientista, deva ser entendido como Ciência, já que ele não é unanimidade e nem ao menos aceito pela maioria dos cientistas coisa nenhuma. Ele é padre, nada mais do que padre, com um tipo de postura que não aceita nem pela maioria do seio católico, quanto mais pelo científico. Não é à pseudo-ciência ou a opiniões pessoais de um ou outro elemento, que se diz de Ciência, que o Espiritismo se submete, com esta recomendação, é a Ciência, como um todo, em descobertas inquestionáveis.. Até agora a Ciência não conseguiu apontar e muito menos comprovar erro em um ensinamento espírita, sequer. Se alguém exige, por exemplo, querer provas por parte dos que afirmam que existe vida fora da Terra, por questão de bom senso deve ter também provas de que não existe.. Será que tem?
Porta
14 AnswersReligião e Espiritualidade10 years agogente, as pessoas estão achando que isso aqui é brincadeira né?
eu tenho o maior prazer em responder as dúvidas dos outros e quase nunca perguntei nada desde que estou aqui.
Mas ultimamente tá muito complicado porque as pessoas só falam coisas sem sentido e nao tem nada o que fazer e vem perguntar umas coisas inuteis aqui... aí quando vc que responde sempre direitinho resolve dar uma resposta mal dada pra essa pessoa, a sua resposta é excluída...
O que vocês acham galera?
7 AnswersSaúde Masculina10 years agoAlguém interessado em participar da radioweb Rádio X-Tudo como locutor?
Requisitos:
-TER UM COMPUTADOR (ÓBVIO) COM BOM DESEMPENHO (PELO MENOS 500 MB DE RAM, E UM HD DE 40GB COM MICROFONE E INTERNET BANDA LARGA DE PELO MENOS 256 kbps)
-BOA FLUENCIA, SER COMUNICATIVO E DIVERTIDO
-TER VONTADE DE APRENDER (POIS VAI APRENDER MUITO)
-SER DISCIPLINADO, RESPONSÁVEL E NÃO SE IMPORTAR EM SEGUIR REGRAS
Interessados, mandem e-mail para piloto@radioxtudo.com.br
Valeu!
3 AnswersRádio1 decade agoAlguém interessado em participar da radioweb Rádio X-Tudo como locutor?
Bom pessoal, eu sou um dos donos de uma radioweb e estamos recrutando locutores que queiram participar da equipe da Rádio X-Tudo.
A coisa funciona como se fosse uma brincadeira, mas temos algumas regras:
-TER UM COMPUTADOR (ÓBVIO) COM BOM DESEMPENHO (PELO MENOS 500 MB DE RAM, E UM HD DE 40GB COM MICROFONE E INTERNET BANDA LARGA DE PELO MENOS 256 kbps)
-BOA FLUENCIA, SER COMUNICATIVO E DIVERTIDO
-TER VONTADE DE APRENDER (POIS VAI APRENDER MUITO)
-SER DISCIPLINADO, RESPONSÁVEL E NÃO SE IMPORTAR EM SEGUIR REGRAS
Nosso estilo é eclético e usamos programas específicos que terei prazer em ensinar a mexer...
Interessados mandem um e-mail para piloto@radioxtudo.com.br
Podem acessar o site para conhecer a rádio... www.radioxtudo.com.br
Um abraço
1 AnswerRádio1 decade ago