Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.

O que é o Santo Graal? e como ele aparece na literatura em geral?

8 Answers

Rating
  • 1 decade ago
    Favorite Answer

    O Santo Graal segundo as lendas e livros da cavalaria medieval, era o cálice da Última Ceia , do qual se serviu Jesus Cristo para instituir a Eucaristia. Neste mesmo cálice José de Arimatéia recolheu o sangue que corria das feridas de Cristo crucificado. O fiel amigo de Cristo levou depois o Cálice Sagrado da Palestina para uma região longínqua e misteriosa da Europa. Acreditava-se que dele fluía um líquido prodigioso e inesgotável, que comunicava força e juventude perene aos que o bebiam. A procura do Santo Graal com seus poderes miraculosos era a obstinação de muitos cavaleiros medievais. As lendas do Santo Graal, com algumas variantes, encontra-se em quase todas as literaturas da Europa Ocidental, sobretudo na Inglaterra, França e Alemanha. Intimamente relacionados com as lendas do Santo Graal, acham-se os nomes de vários personagens lendários medievais, como Persival, Tristão , Lohengrin ou o Cavaleiro do Cisne, Lançarote do Lago, os Cavaleiros da Tavola Redonda, Merlin o Feiticeiro e Galaaz, o qual, segundo as mesmas lendas, foi arrebatado ao céu, montado em seu cavalo, levando consigo o precioso Cálice.

  • Anonymous
    1 decade ago

    Santo Graal ou Santo Gral é uma expressão medieval que designa normalmente o cálice usado por Jesus Cristo na Última Ceia. Ele está presente nas Lendas Arturianas, sendo o objetivo da busca dos Cavaleiros da Távola Redonda, único objeto com capacidade para devolver a paz ao reino de Artur. No entanto, em outra interpretação, ele designa a descendência de Jesus segundo a lenda, ligada à dinastia Merovíngia. Nesta versão Santo Graal significaria Sangraal ou seja Sangue Real. Finalmente, também há uma interpretação em que ele é a representação do corpo de Maria Madalena, a suposta esposa de Jesus e sua herdeira na condução da nova religião. Esta última ideia foi explorada recentemente pelo livro "O Código Da Vinci", de Dan Brown.

  • 1 decade ago

    A lenda do Graal está ligada aos ideais de cavalaria da Idade Média.

    Naquele tempo, sem midia, sem internet, sem TV, sem jornais ou revistas, enfim , o imaginário das pessoas se voltava para o sagrado. Davam à fé um sentido mágico e aos objetos que estariam ligados à ela passavam a ter um significado místico e fantástico.

    Esse foi o caso do tal calice, que provavemente era de barro, como todos os recipientes de bebida ou comida da época para o povo simples ( e Jesus era simples). Se bem que poderia até ser de metal pq a ultima ceia era a pascoa dos judeus, e eles usavam o calice com vinho de fermentação natural, o pão azimo, ervas amargas para comemorar, e ate hj ainda o fazem.

    Mas de certo o tal calice deve ter ficado por lá mesmo, pq os Apóstolos não davam a importancia mágica para ele , que os medievais dariam depois.

    A lenda do Graal, portanto, se confunde com a época das cruzadas, com as cobiçadas reliquias ligadas a Jesus.

    Entenda q nessa época, a medicina praticada era tão rudimentar e precaria, que se confundia com a magia.

    Assim, nesse universo particular, ter uma reliquia de algum Santo, ou mesmo de Cristo, significava por vezes a diferença entre a saude e a doença, a vida e a morte.

    Tais objetos poderiam ate curar enfermidades serias, na medida que hj conhecemos o poder da mente sobre o nosso corpo, o valor da oração sobre nossa saude.

    Funcionava igual.

    Mas não passa de lenda, criada e aliementada pelos Cavaleiros Medievais, que faziam de suas vidas uma eterna busca por esse objeto arquetípico.

    Mas valia a pena na medida q o imaginário pode tb fazer o homem prosseguir vivendo.

    Vemos isso até hj....

  • Theos
    Lv 6
    1 decade ago

    talvez queira saber sobre o livro de ficção do código da vinch, mas o cara pira inventou aquela história, e Maria Madalena que aparece na Santa Seia, é uma pintura se não me engano do séc. XXII, imaginação também do Leonardo muito belíssima. tem que se espertar e não cair nestas siladas dos maldosos escritores. no mais é só ler os outros internautas. um feliz Natal

  • How do you think about the answers? You can sign in to vote the answer.
  • 1 decade ago

    Simbolicamente, é o cálice onde Jesus bebeu vinho com os apóstolos na última ceia. Há outras explicações, que o Santo Graal significa Sangue Real, ou seja o sangue de Cristo.

    Ajudei? Escolha a melhor resposta.

  • Anonymous
    1 decade ago

    O Santo Graal seria o cálice usado por Jesus Cristo na última ceia com seus apóstolos. Ele surgiu na literatura em geral a muitos anos, mesmo antes do famoso livro de Dan Brown, O Código Da Vinci, onde o autor elabora uma trama fictícia que declara o Santo Graal como sendo uma PESSOA e não um objeto. Quem seria a pessoa segundo o livro? Nada mais, nada menos do que Sarah, filha de Cristo com Maria Madalena.

  • Anonymous
    1 decade ago

    dizem q eh o calice onde maria, mae de jesus, depositou o sangue dele

  • Anonymous
    1 decade ago

    O cálice que Cristo usou na Santa Ceia. E existe toda uma literatura mistica que se encarrega de vasculhar isso.

Still have questions? Get your answers by asking now.