Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.

Com base no texto, qual a diferença entre Profetas e médiuns?

"Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.Amós 3:7"

2 Answers

Rating
  • 1 decade ago
    Favorite Answer

    Diferença enorme!!! os médiuns recebem espíritos "desencarnados" segundo creem. aos profetas era revelado a vontade do Senhor e sobre o futuro. allan kardec afirmou que não se pode ter certeza se o espírito que "entra" no médium fala a verdade ou se é realmente quem afirma ser, lançando TODA doutrina espírita no lixo. outro exemplo, o médium perde sua consciência, ficando fora de sí. os profetas não. recebiam a revelação em plena consciência.

  • . Em alguns casos, tais como os de Moisés, Elias, Eliseu e Jesus, os profetas de Deus realizaram obras milagrosas que atestavam a genuinidade de sua mensagem e de seu cargo. Entretanto, não há registro de que todos realizassem obras poderosas assim. Os três elementos essenciais para se confirmar as credenciais do profeta verdadeiro, conforme fornecidos por Moisés, eram: o profeta verdadeiro falaria em nome de Jeová; as coisas preditas ocorreriam (De 18:20-22); e seu profetizar tinha de promover a adoração verdadeira, estando em harmonia com a palavra e os mandamentos revelados de Deus (De 13:1-4). O último requisito era provavelmente o mais vital e decisivo, pois a pessoa poderia utilizar de modo hipócrita o nome de Deus, e, por coincidência, sua predição poderia cumprir-se. Mas o profeta verdadeiro não era única ou mesmo primariamente um prognosticador, conforme já mostrado. Antes, era um defensor da justiça, e sua mensagem tratava primariamente de normas morais e de sua aplicação. Ele expressava os pensamentos de Deus sobre os assuntos. (Is 1:10-20; Miq 6:1-12) Por isso, não era necessário esperar talvez anos ou gerações para se determinar se o profeta era verdadeiro ou falso, por se cumprir uma predição sua. Se sua mensagem contradissesse a vontade e as normas reveladas de Deus, ele era falso. Assim, o profeta que predissesse paz para Israel ou Judá numa ocasião em que o povo se empenhava em desobedecer a Palavra e a Lei de Deus, forçosamente era falso. — Je 6:13, 14; 14:11-16.

    O aviso posterior de Jesus a respeito de falsos profetas era comparável ao dado por Moisés. Embora utilizassem o nome dele e fizessem “sinais e prodígios, a fim de desencaminhar”, seus frutos provariam que eles eram “obreiros do que é contra a lei”. — Mt 7:15-23; Mr 13:21-23; compare isso com 2Pe 2:1-3; 1Jo 4:1-3.

    O profeta verdadeiro jamais fazia predições simplesmente para satisfazer a curiosidade humana. Toda predição estava relacionada com a vontade, o propósito, as normas ou o julgamento de Deus. (1Rs 11:29-39; Is 7:3-9) Não raro, os eventos futuros preditos eram conseqüência de condições existentes; o povo colheria conforme semeasse. Os falsos profetas acalmavam o povo e seus líderes com garantias tranqüilizadoras de que, apesar do proceder injusto deles, Deus ainda estava com eles para protegê-los e fazê-los prosperar. (Je 23:16-20; 28:1-14; Ez 13:1-16; compare isso com Lu 6:26.) Eles imitavam os profetas verdadeiros, empregando linguagem e ações simbólicas. (1Rs 22:11; Je 28:10-14) Ao passo que alguns eram óbvios impostores, muitos eram evidentemente profetas que se tornaram transgressores ou apóstatas. (Veja 1Rs 18:19; 22:5-7; Is 28:7; Je 23:11-15.) Alguns eram mulheres, falsas profetisas. (Ez 13:17-23; compare isso com Re 2:20.) Um “espírito de impureza” substituía o espírito de Deus. Todos os falsos profetas deviam ser mortos. — Za 13:2, 3; De 13:5.

    Quanto aos que se enquadravam nas normas divinas, o cumprimento de certas profecias de “curto alcance”, algumas se cumprindo no prazo de apenas um dia ou um ano, fornecia base para a confiança de que suas profecias, relativas a um futuro mais distante, também se cumpririam. — 1Rs 13:1-5; 14:12, 17; 2Rs 4:16, 17; 7:1, 2, 16-20.

Still have questions? Get your answers by asking now.