Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.
Trending News
As ilhas SERIBA, REDONDA,SANTA HELENA, GUARIBA e SUESTE constituem um pequeno arquipélago no Atlânticoo
Quero saber o nome do arquipélago e a que País pertence.
3 Answers
- zuza salgueiroLv 71 decade agoFavorite Answer
São pequenas ilhotas, a maior deles é Santa Helena, onde está instalado um farol de navegação. Constituem o arquipélago de Abrolhos e pertencem ao Brasil. Fica situado próximo ao litoral da Bahia, mais ao menos da altura da cidade de Caravelas, sul baiano.
- 1 decade ago
Essas ilhas pertencem ao Arquipélago de Abrolhos, localizado no Sul da Bahia e pertencente, portanto, ao Brasil.
Na região entre Caravelas, sul da Bahia, e São Mateus, norte do EspÃrito Santo, a plataforma continental prolonga-se por mais de 200 quilômetros para fora da costa, formando extensos planaltos submersos com profundidades médias de 200 metros. Suas bordas, muitas vezes, elevam-se bruscamente para 50 metros de profundidade para depois decair, com igual abruptez, para mais de 400 metros de fundo. Esses trechos rasos da plataforma serviram de base para numerosos recifes de coral, muito perigosos para a navegação.
Nesse contexto geológico é que situa-se o Arquipélago dos Abrolhos, distando aproximadamente 70 kms (35 milhas) da costa, na altura de Caravelas, e dentro dos limites do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (90,3 mil hectares). Trata-se de um complexo e maravilhoso ecossistema marinho, com águas transparentes (visibilidade de 25 a 30 metros), relativamente calmas e profundidades médias de cinco metros. A temperatura média da água é de 22/24 graus C.
O parque está assentado sobre cinco formações rochosas: as ilhas de Santa Bárbara (e não Santa Helena), Siriba (e não Seriba), Redonda, Sueste e Guarita (e não Guariba). Dispostas em arco, por serem provavelmente restos da borda de uma cratera vulcânica, essas formações rochosas abrigam um dos maiores, mais raros e exuberantes recifes de coral do Atlântico Sul. Além das ilhas, o parque comporta também o Parcel dos Abrolhos e o Recife dos Timbebas.
A origem do nome Abrolhos está relacionada à expedição do descobridor italiano Américo Vespúcio, que em 1503 passou por essa região e anotou na carta de navegação: "Quando te aproximares da terra, abre os olhos".
Por serem ilhas oceânicas e um parque nacional marinho, a administração de Abrolhos está a cargo do governo federal, sob o controle do IBAMA e com apoio da Marinha do Brasil.