Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.
Trending News
qual e o modelo economico ideal?
o mundo ta enfrentando grave crises financeiras, culpa d quem? se e q tem alguma coisa especifica p/ culpar.
2 Answers
- 1 decade agoFavorite Answer
Fala Alemão, tudo bom?
Olha, tem muita coisa pra se culpar nessa crise sim. Antes de começar a falar acho importante dizer que sou um economista, e ultimamente fiz um trabalho específico sobre a crise, uma análise sobre toda essa confusão que se formou.
A crise é culpa dos Estados Unidos. Vamos ao motivo, para tanto temos de identificar onde começou a crise e quando. Esta crise que vemos hoje se iniciou no mercado imobilário americano. E, por incrível que pareça, faz tempo. Foi em 2004, quando o governo americano elevou a taxa de juros de 1% para 5,35%, provocando uma queda no valor dos imóveis e um aumento na inadimplência dos americanos que financiam seus imóveis, o nome disso lá é mortgage (hipoteca). Esse era um sinal de desgaste do sistema, porém o Federal Reserve, banco central americano, não tomou nenhuma medida contra o fenômeno, contendo o sistema creditício, este foi o primeiro erro dos EUA.
Voltando para 2007/2008, esse descuido cobrou um alto preço. Um fenômeno que alguns chamam de bubble, ou bolha, que nada mais é do que a exaustão de um segmento, que inflado demasiadamente explode. O que explodiu foi esse mercado imobiliário, os empréstimos continuaram a ser feitos sem um controle mais rígido e no final das contas as pessoas não pagavam e quebraram os bancos. Por regulamentação os imóveis iam para as mãos dos donos, porém com preços em baixa e devido à grande quantidade de imóveis nas mãos dos bancos os preços caíram ainda mais e mesmo se vendidos não cobririam as dívidas.
A partir daí, muitos bancos que trabalham neste mercado ("subprime") faliram, entraram em concordata ou divulgaram prejuízos devastadores. O que se seguiu foi uma falta de liquidez nos mercados financeiros. A liquidez mede o quanto dinheiro disponível uma empresa ou mercado dispõe para realizar qualquer operação de pagamento, seja dívida ou lucro. Com menos dinheiro no mercado as pessoas se assustaram e começaram a resgatar investimentos, diminuindo ainda mais a liquidez. No mercado financeiro, as empresas em situação difícil tiveram suas ações desvalorizadas provocando um efeito chamado de "contágio". Com isso, todos os mercados financeiros (bolsas de valores) tiveram a evasão de divisas ($), as pessoas retiram dinheiro do mercado para investir em fontes (teoricamente) mais seguras, como títulos do governo americano.
A evasão vem provocando diversas reações, não só nos mercados. Até as economias estão sendo afetadas, o que chamamos de economia real. Este é o outro erro dos EUA, que demoraram demais para intervir. Uma das soluções é injetar dinheiro no mercado, comprando ações e devolvendo a liquidez para as empresas. Apesar de ter feito isso desde o meio de 2007, o Federal Reserve o fez em proporções pequenas. Mais tarde, por motivos políticos, a demora de aprovação do pacote de emergência custou ainda mais, já que a crise cresceu a passos largos. Os mercados europeus e asiáticos interviram fortemente na economia, o que ficou meio sem sentido já que EUA não interviram a tempo, e nesse mundo financeiro a especulação e as expectativas fazem as regras.
Agora, espera-se uma recessão da economia mundial, e provavelmente aqui no Brasil, que não tinha nada a ver com a história, o crescimento seria menor. Mas isso depende da habilidade de gestão do nosso querido presidente e de seu sucessor.
Tem muito mais coisa pra falar da crise, mas se eu falasse você ia acabar nem lendo hehehe. Espero ter ajudado e não ter pegado pesado nos termos econômicos, tornando meu texto legível e compreensível!!
**PS**
A última coisa que esqueci de falar e tive que alterar a resposta. O atual modelo econômico que você deve estar se referindo é o capitalismo, correto? Este sistema é único no mundo, ou seja, é isso ou nada. A própria China, comunista, tem esse nome no papel, porque todas as práticas econômicas são capitalistas. Se pegar Cuba de exemplo, o País sofre embargo econômico da nação mais poderosa do mundo. É isso o que aconteceria se algum país tentasse quebrar com o padrão do capitalismo, não daria certo, já que estaria sozinho. O que pode existir são vertentes, de modo de produção e gestão pública, mas na prática os fins são os mesmos... Vale lembrar que para que alguém ganhe, outro deve perder, é a lei natural das coisas. Nunca existirá um sistema onde todo mundo ganha, é matematicamente impossível.
Aquele abraço, Alemão
- 1 decade ago
cara o capitalismo é um bom modelo, apesar dos pesares. o problema é q ele é fadado a crise.é sabido q é ate necessario para ele se regenerar, mudar alguns aspectos.o capitalismo q vemos hoje nao é o mesmo de 100 anos. a cada crise,ou no termo tecnico rescessao, el muda. e atençao nem sempre as mudanças sao pra melhor