Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.
Trending News
Como você consuma a caridade? Tanto no campo Espiritual quanto Material?
Muito falamos em prestar caridade, mas como a colocamos em prática? até que ponto estamos sendo assistencialistas? até que ponto confundimos dar o que não precisamos como caridade? Se ficarmos envaidecidos perde-se o sentido.
Opine e conceitue e diga como ela se apresenta em sua vida.
11 Answers
- Lenda.Lv 71 decade agoFavorite Answer
Olá Kao Kabeci Ilê.
Não defino o que faço como caridade, mas, como ato de gratidão.
Assim, não faço distinção entre o campo espiritual e o material.
Creio que toda ação movida pela gratidão repercute numa reação positiva e vice versa, desta forma, os que mais se beneficiam com a ação e reação da gratidão demonstrada em cada ato e de várias formas, são os que podem tanto doar quanto receber com humildade.
Beijos.
Lenda Virtual.
- AptoLv 71 decade ago
Ilustre amigo: Kao boa pergunta sou membro ativo do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). Atualmente tenho mais 130 ações, e recursos propriamente dito. Contra o sistema financeiro habitacional, de familias de baixa renda por motivo inadimplência, tiveram seus imóveis retomado pelo agente financeiro, evitei o leilão, extra judicial e com intervenção da cruz vermelha estamos viabilizando um método menos doloroso para que estas familias. Não venham a ser punidas por uma lei do tempo da ditadura. um abraço
- Maria Celia CLv 61 decade ago
Procuro evitar fazer aos outros, o que não desejo para mim. Ãs vezes é muito difÃcil, mas eu estou me esforçando.
- AndreaLv 71 decade ago
A caridade é muito importante, ela não se restringe só à dar esmolas ou dar o que não usamos mais, ela abrange todas as relações que temos com nossos semelhantes, quer sejam nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores. Existe também a caridade moral, que consiste em suportarmos uns aos outros. A caridade pode ser feita através de pensamentos, palavras ou ações. As vezes, a pessoa só precisa de alguém que a escute, fazendo isso, já estamos sendo caridosos. A beneficência praticada sem ostentação tem duplo mérito. Além de ser caridade material, é caridade moral, pois respeita a susceptibilidade do beneficiado, fazendo com que ele aceite a ajuda sem que o seu amor próprio se ressinta.
Eu costumo ajudar quando posso e da maneira que posso. Não só materialmente, mas com palavras, apoiando num momento de dificuldade, oferecendo minha amizade e o que estiver ao meu alcance.
Bjs.
- How do you think about the answers? You can sign in to vote the answer.
- 1 decade ago
Como não tenho (ainda) sentimento puro de amor ao próximo, não pratico de forma alguma a caridade espiritual ou material, pois se o fizesse seria por hipocrisia, tentando comprar um pedacinho do céu.
A maior caridade que posso fazer é para comigo mesmo, tentando me desvencilhar desse egoÃsmo atávico que me acompanha desde... nem sei quando...
O melhor que posso fazer atualmente é evitar causar qualquer mal a outras pessoas, tentando me relacionar com elas da melhor forma possÃvel.
- Anonymous1 decade ago
Ola Kao...
A caridade não é esmola, não é doação de comida, não são doações de restos de roupas e cobertores que vão caracterizar uma caridade, que a humanidade ainda não compreendeu o seu real significado. A caridade é benevolência, é amor, é simplicidade, é misericórdia, e são todas as coisas que servem para a evolução do espÃrito que precisa ser testado em sua trajetória de evolução; A caridade é sentir e respeitar as fragilidades dos outros, na medida do possÃvel orientando e auxiliando, para que haja a felicidade entre todos que precisam de luz e amparo nas suas vivências materiais e espirituais.
As substâncias materiais não criam transformações por si só, para evolução da vida, o seu uso é de grande importância para que as pessoas possam compreender o porque das dores e dos sofrimentos, como algumas derrocadas que as pessoas passam e não sabem porque estão naquela situação. à aà onde entra a caridade, devido o uso de tudo que a matéria utiliza, a não ser que se tenha como ajuda a todos aqueles que necessitam de tais esclarecimentos para a compreensão de seu processo de evolução em toda a sua trajetória. Compreendendo as relações existentes entre as pessoas e espÃritos, é que se pode praticar a caridade em seu real sentido, e não da forma como se utiliza normalmente, como uma compra de um cantinho no céu, como coisa que a moral das pessoas se comprasse com qualquer Ãnfima doação monetária.
A caridade se apresenta de maneira simples, onde qualquer benevolência que se exercite, não tenha o sentido de recompensa, nem tão pouco do sentimento porque alguém está sofrendo a dor da fome e frio, porém, a necessidade de mãos amigas. As pessoas caridosas não têm dentro de si, nenhum tipo de discriminação, tal como existe no mundo inteiro do branco contra o negro, ou vice versa, das mulheres bem casadas contra as prostitutas, dos homens contra os homossexuais, do pobre contra o rico, enfim, dos seres humanos que devem ser vistos dentro de uma situação qualquer. Enquanto isto perdurar, não haverá como se exercer a caridade, nem tão pouco o amor uns para com os outros, e a guerra vai continuar alimentando as ignorâncias individualizadas por muitos e muitos séculos.
A caridade começa e termina na máxima que atribuem a JESUS, quando foi claro ao pronunciar: "amemo-nos uns aos outros e façamos a outrem o que quererÃamos que nos fosse feito"
Axé e muita luz a todos.
Beijokas naty =)
- Stardust.Lv 71 decade ago
Já fiz muita caridade, ultimamente estou pensando muito sobre isso.Percebi que meus piores inimigos foram os que mais ajudei.Isto me fez parar tudo e meditar, compreender que devo ajudar pessoas bem de longe que nem conheço.Prefiro jogar no lixo porque tem milhares de pessoas que vivem disto, do que criar mais um inimigo ,que acha que devo pra ele.
- 1 decade ago
Sou do tipo que divide o pouco que tenho( hoje graças a Deus vivo outra realidade financeira), mas em tudo que posso auxilio e também vejo que meu filho esta seguindo o mesmo caminho, se vejo alguém com frio dou o meu agasalho, se vejo alguma criança com fome compro algo e lhe dou para comer, já alimentei pessoas que bateram na minha porta e sinto tanta alegria quando posso ajudar alguém nem que seja com uma palavra, sempre fiz serviços voluntários por sentir que posso me doar um pouco mais e ser uma esperança na vida de quem já perdeu as esperanças.
E tudo que não uso mais passo adiante, seja o que for, geladeira, fogão, aparelho de som, não vejo o valor material das coisas, vejo que se não vou usar, alguém pode estar precisando e porque não fazer o bem sem olhar a quem?
Meu espÃrito se entristece quando vejo injustiças e pessoas passando fome, mas me alegra o espÃrito poder ajudar mesmo que talvez nunca mais eu veja aquela pessoa, e tenho horror das pessoas que fazem caridade e estampam isto para todo mundo saber que fez, caridade, para nos fazer bem, tem que ser de coração, doação espontânea, pois isto é que alimenta o espÃrito e não a hipocrisia de querer que todos saibam que vc é "caridoso"
- ?Lv 51 decade ago
Kao Kabeci ilê
Há diversos tipos de caridade em que podemos atuar.
Em minha pequenez, procuro me doar a quem precise de um ombro amigo em que possa desabafar suas mágoas, incertezas etc..etc.. é a melhor maneira de me colocar a disposição de pessoas que necessitam de uma palavra amiga, de orações de reconforto espiritual.
Todos nós temos o que doar a quem necessite mais do que a gente, seja objetos materiais e principalmente na moral, psiquica, espiritual.
Há tantos necessitados e, quem pratica a caridade, é uma pessoa que por sua vez também necessita de muita atenção. Ou seja! Precisamos uns dos outros para desabafarmos as nossas dores, compartilharmos nossas alegrias desejando que todos a nossa volta também vivam mais felizes.
Tudo que vc pratica de coração, a vaidade não tem vez. Mas quando se faz algo visando e cobrando por esta caridade praticada, automaticamente ela perde o valor chegando a humilhar a quem recebeu.
Para mim, caridade é compartilhamento, é dar, consolar, amar a todos que vem em busca de alguma luz que vc pode dar sem discriminação pois nunca se sentirá esgotada pelo bem praticado.
Namastê!
- ?Lv 41 decade ago
a caridade se disfarça de tantas maneiras...a maior delas é ouvir alguém que precisa desabafar,perdoar, incentivar o bem, não criticar,ou seja tudo que se aplica a lei de amor.
a caridade material é a mais fácil de praticar.