Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.
Trending News
Ninguém consegue ser generoso ou solidário se andar pela vida dentro de uma camisa-de-força?
Livre interpretação, comente sob o aspecto religioso.
Shiva, não se trata de questão físico material, me refiro àquelas camisas de forças impostas por dogmas e preceitos, que uma vez obrigatórias tendem a desqualificar o conceito de ser solidário e generoso.
14 Answers
- DaniLv 61 decade agoFavorite Answer
Oi kao,
Acho que as boas ações valem por si mesmas; quando ajudo a alguém que sei que precisa, por exemplo, não espero reconhecimento ou "pagamento" divino como recompensa, porque sentir que fiz algo por alguém já me faz sentir bem. O ato é também o "pagamento"!
Fazer algo de bom apenas para fazer pose, como forma de dizer a uma entidade superior "Olha como eu sou bonzinho" não é algo ruim, mas perde o foco no que é principal - a satisfação de se sentir útil, com a consciência leve, com aquela sensação gostosa de se sentir parte de um todo.
Quando uma religião prende a pessoa apenas a dogmas e regras, acho que perde-se o verdadeiro sentido de se ligar ao que chamo de Deus. Para mim, estar com Deus é estar bem, ou melhor, estar NO bem.
Beijos, Kao!!
- ElektraLv 61 decade ago
No caso dos religiosos,quando praticam tais atos,é porque estão barganhando um lugar ao paraíso,afinal não seria esse um dos caminhos citados na bíblia para se chegar ao céu?O mundo seria bem melhor se todos se livrassem das amarras impostas pelos dogmas religioso,se cada um fizesse sua parte,sem esperar por recompensas divinas.Não há necessidade de atos heróicos,o mundo depende mais dos pequenos do que dos grandes atos para ser transformado.Abraços Kao!
- MorenoLv 61 decade ago
É verdade. Fazendo uma analogia: Uma criança trata bem o irmão menor com medo de ser castigado pelos pais. Ele pode até gostar de tratar bem o irmão, porém, como quer evitar punições, nunca poderá saber ATÉ QUE PONTO está tratando bem seu irmão por vontade própria ou para evitar o castigo.
Quando este menino se torna adulto, sabe que não poderá mais receber punições. Se ele continuar tratando bem seu irmão, então poderá ter certeza que faz isso por amor e por valores morais que incorporou e fazem parte de sua personalidade, e não mais por imposições externas.
Porém, alguns meninos preferem não crescer... ou simplesmente não suportariam se responsabilizar pela própria conduta, pois isso lhes dria uma sensação de desproteção e insegurança. O pai que pune é o mesmo que dá a ilusão de proteção.
- ✬ ✬ ✬Aperto✬ ✬ ✬Lv 71 decade ago
UUUUMMMM ! Captei ! Se todo o tempo tem alguém te dizendo o que fazer, o que vestir, isso não, isso pode, tem que pagar dízimo senão vai sentar no último banco, etc, etc, etc,...
Cadê o tão famoso livre arbítrio ?
Source(s): Aperto - How do you think about the answers? You can sign in to vote the answer.
- Anonymous1 decade ago
Solidário, generoso, bondodo, fraterno, caridoso, HUMANO, todos tem que ser, independentemente de pertencer ou não a alguma igreja, seita,congregação, fraternidade.
Se o indivíduo faz parte de um grupo de pessoas que tem por princípios a generosidade, a solidariedade, obviamente este irá praticar a generosidade e/ou solidariedade por vontade própria e não por imposição.
- Stardust.Lv 71 decade ago
Ninguém é obrigado a ser religioso mas a religiosidade esta sempre dentro das pessoas.Foi num hospício que observei que os loucos se unem mais que os ditos normais e apesar das brigas são mais solidários que muitos religiosos.Quem vive a vida normal este esta na camisa de força, preso a querer só pra si e nem compreende que o Tudo é pra ser dividido irmanamente e não vamos levar nada daqui.Mesmo que tenha 7 casas só moro numa e nunca conseguirei gastar os aluguéis das restantes e haverá muitos olhos cheios de inveja e maledicência pra me derrubar.
- 1 decade ago
Realmente existem muitas pessoas que usam camisa de força em suas idéias. São aprisionados por doutrinas impostas passando a aceitar e não entender realmente, o questionamento torna-se uma ofensa.
Porém ser generoso e solidário está além da religiosidade, está mais próximo da consciência do ser humano. Um exemplo é que existem muitos ateus preocupadíssimos com o bem estar do próximo. Será que esses ateus não merecem também o "reino dos céus" apesar de não acreditar em Deus? Enquanto muitos que julgam "crer no senhor" deixam a desejar se preocupando mais em julgar do que em suprir carências.
Agora, é fato que algumas doutrinas tornam muito difícil exercer a solidariedade, se como mencionei, a preocupação é maior em ser dono da verdade do que ajudar e as vezes entender, o que muitos precisam, o seu semelhante.
Source(s): http://ajudandoespiritualmente.blogspot.com/ - Anonymous1 decade ago
ô num intidi u que eli falô?!
- Anonymous1 decade ago
Meu querido, eu não entendi muito bem mas....
Somos livres, não somos obrigados a engolir religiões, não somos obrigados a trabalhar ( mas também não comemos), não somos obrigados a amar quem não nos ama etc.. Sendo assim; conseguimos ser solidários, conseguimos ser generosos, e ninguém nos aprisionará, pois tudo o que fazemos; fazemos movido pela emoção de duas partes distintas:" Mente e coração"!
Beijos, e me perdoe se não respondi à medida.
- 1 decade ago
Qual é o problema em usar camisa de força? Eu de vez em quando uso e mesmo assim consigo ser solidário e generoso.