Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.
Trending News
Esta fábula sobre o Peru Soberbo e o Tucano Fanfarrão é apenas mais uma fábula?
O PERU SOBERBO E O TUCANO FANFARRÃO
Conta-se que em um galinheiro viviam felizes galos, galinhas, perus, peruas e outros galináceos de menor expressão.
Todas as tardes havia uma revoada de tucanos sobre o galinheiro pousando em uma frondosa umbaubeira, que dava sombra ao lugar. Ali chalravam alegremente, ao sabor do humor de um tucano mais espalhafatoso, o Tucano Fanfarrão, que parecia lhes contar histórias e anedotas. Anedotas que sempre cutucavam os perus, embaixo, com gracejos maldosos.
E o macho dominante dos perus, o Peru Soberbo, ficava irado com a chalrice dos tucanos, e não os entendia, por falar somente a língua dos perus. O Tucano Fanfarrão, bem que o provocava, procurando sempre um meio de aborrecê-lo e ter como resposta o glu glu glu interminável. Depois satisfeito com o tumulto provocado, os tucanos saiam em bando, defecando sobre as pobres aves abaixo.
Um dia, o Peru Soberbo, mitigando a sede, viu refletida no prato a imagem da Fada Perua que lhe dizia: Peru Soberbo, você é um visionário sofredor, por isso vou atender a três desejos que tenha a realizar. E ele, mais que depressa, formulou os seus pedidos, sem deixar a fada concluir aquele oferecimento.
1º) Quero ser bonito como o Tucano Fanfarrão, ter aquela pose e falar tão bem como ele.
2º) Quero lindas e poderosas asas para poder voar longe, como esse tucano lindo, alegre e tagarela.
3º) Quero ser o chefe não só deste galinheiro, como dos galinheiros de todo o pais.
E a fada madrinha atendeu os desejos do Peru Soberbo. Deu-lhe uma plumagem nova, tão linda, que ele ficou parecendo um pavão. Em seguida, deu-lhe o poder de voar, equipando-o com belas, ricas e poderosas asas, capazes de levá-lo onde quisesse. E, tornou-o o chefe em todos os galinheiros daquele país. Era o maior entre os galos, galinhas e gansos, gansas e seus pintainhos.
Agora, com asas e o resplendor da plumagem os tucanos não podiam mais azucriná-lo. Tinham que admirá-lo. Só de longe jogavam alguma piada sobre a nova vida dos perus e se recolhiam. E deixaram de defecar por cima do galinheiro, embora não parassem com as provocações.
Então o Peru Soberbo voou por todos os galinheiros do país e para o exterior também, mostrando a nova plumagem, as lindas asas de vôo e o novo gorgolejar afinado. Deixou de ciscar entre os gravetos e passou a se alimentar da melhor ração que havia, importada diretamente para ele. Procurava imitar o desafeto Fanfarrão em tudo; ansiava que o julgassem melhor do que ele.
Mas, o Peru Soberbo sendo elevado a tão alto nível precisava de apoio e ajuda para enfrentar a “tucanada” folgada e irritante. Partiu então para pedir a ajuda dos gatos e dos ratos que infestavam os galinheiros e furtavam a comida das pobres aves. E os gatos e ratos, que nada fazem de graça, apoiaram o peru e passaram a administrar diversos galinheiros, furtando ainda mais esses infelizes animais. E até alguns outros perus aproveitaram-se da situação para melhorar de vida, dividindo com os larápios o produto dos furtos.
O Peru Soberbo só percebeu que algo errado acontecia quando lhe trouxeram a cachaça. Em fim de mandato, foi degustado no jantar dos gatos e ratos, dos outros perus, dos demais galináceos e também dos tucanos, sendo servido à mesa pelos papagaios e periquitos, enquanto os corvos e urubus crocitavam, esperando as sobras.
2 Answers
- 1 decade agoFavorite Answer
Está muito bem construída e a mensagem moral é verdadeira.
Se a fábula é de tua autoria, meus parabéns.