Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.

O que verdade e o que é mentira (2)?

Versão: Pré-sal é conquista do PT.

Fato: A descoberta do pré-sal, esforço de décadas da Petrobras e de todos os brasileiros, é apresentada como obra do PT. A verdade é que, já na época do presidente Itamar Franco (1992-1994), a Petrobras tinha conhecimento da existência das gigantescas reservas. Além disso, da aprovação da lei do petróleo, de 1997 até 2002, a produção no país cresceu, em média, 8,4% ao ano, elevando-se 49%. Nos primeiros seis anos do governo petista, o índice médio caiu para 4% ao ano.

Versão: Tanto o governo do PT como o anterior enfrentaram uma crise econômica internacional.

Fato: O governo FHC passou por, no mínimo, cinco grandes crises de proporções globais (México, Ásia, Rússia, Argentina e EUA/11 de setembro) e nenhuma delas resultou em crescimento negativo do PIB brasileiro, o que deve ocorrer este ano, sob Lula, com nossa economia.

Versão: As privatizações foram um grande mal ao país.

Fato: Houve aumento de 24 milhões para 47 milhões no número de telefones fixos e o fenomenal salto de usuários de telefonia celular – de 7,4 milhões para 166 milhões desde a venda do Sistema Telebrás, em 1997. Outra empresa privatizada, a Vale do Rio Doce multiplicou por seis o seu número de empregados e elevou sua contribuição de impostos para o governo de US$ 211 millhões, quando era pública, para os atuais US$ 2,86 billhões por ano.

Versão: O governo atual é um sucesso econômico mundial

Fato: De 2003 a 2008, o país cresceu 27,9%, segundo o IBGE. Isso significa que, entre 18 países da América Latina, só conseguimos nos sair melhor do que quatro. Isso mesmo: o Brasil é apenas o 14º que mais cresceu no continente nos últimos seis anos! Só estamos melhor do que Nicarágua, México, Guatemala e El Salvador (Até Honduras cresceu mais do que o Brasil).

Versão: O governo atual irá zerar o déficit habitacional com o programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Fato: Dos 1 milhão de casas anunciadas no programa, há oito meses, houve 185 mil contratações. Além disso, o déficit habitacional do Brasil é estimado em 7 milhões de casas.

Versão: O programa Luz para Todos, criação da ministra Dilma Rousseff, é um sucesso.

Fato: O programa apenas deu sequência ao Luz no Campo, instituído pela gestão anterior para levar eletrificação a áreas rurais do país. Não há um único centavo do governo federal no Luz para Todos: 90% de seus recursos vêm das contas de luz pagas pelos consumidores brasileiros, e os 10% restantes são custeados pelos governos estaduais.

Cabe a você julgar e formar a sua opinião. Eu já tenho a minha e não difere muito do que os internautas estão postando por aí. E gostaria de acrescentar que sobre a crise financeira, o criticado programa de recuperação dos bancos feito pelo governo FHC – o PROER – mostrou-se ser alternativa eficiente para que o Brasil não chegasse ao patamar de crise em que chegou os Estados Unidos. Caso os americanos tivessem tomado medidas semelhantes com suas corporações financeiras, certamente a situação não teria ficado tão crítica como ficou.

Update:

Quem quiser ler, vai ganhar muito mais do que dois pontos: vai ganhar informação, coisa que não tem preço.

5 Answers

Rating
  • ?
    Lv 4
    1 decade ago
    Favorite Answer

    Se eu ler isso..

    vc promete que vota no Serra?

  • 1 decade ago

    Eu nao vou ler isso tudo, so pra ganhar 2 pts

  • 1 decade ago

    eu tbm nao vou ler isso TUDO pra ganhar 2 pontos nao

  • Anonymous
    1 decade ago

    Eu também não vou ler isso tudo só por causa de dois pontos.

  • How do you think about the answers? You can sign in to vote the answer.
  • Suzy
    Lv 4
    1 decade ago

    Vota em Serra então!

Still have questions? Get your answers by asking now.