Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and the Yahoo Answers website is now in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.

Por que as TJ's insistem em Jo 17.3 para negar a Divindade de Jesus?

O versículo: “Pai ... que conheçam a Ti só por único Deus verdadeiro” (Jo 17.3).

A má interpretação: A palavra único, nesta frase, exclui Jesus da Divindade.

Resposta: Temos duas conclusões lógicas possíveis aqui:

(1) A frase exclui Jesus da Divindade e, portanto, Jesus é um deus falso.

(2) A frase não exclui Jesus de ser Deus juntamente com o Pai.

A opção número 1 não tem fundamento bíblico nenhum. Dizer que Jesus é um deus “simbólico”, mas não falso, também não resolve a questão. O argumento do simbolismo nada mais é do que um jogo semântico baseado em 2Co 4.4, para disfarçar um politeísmo desavergonhado. Por outro lado, a opção número 2 é plenamente defensável biblicamente. Em primeiro lugar porque o contexto bíblico apresenta Jesus explicitamente como o Deus verdadeiro (Jo 1.1; 5.18; 20.28; At 20.28; Rm 9.5; Fp 2.5-8; Cl 2.9; Hb 1.8; Tt 2.13; 2Pe 1.1; 1Jo 5.20). Em segundo lugar, porque temos paralelo bíblico para não excluirmos Jesus da Divindade em Jo 17.3. Um bom exemplo está em 1Co 8.6, que diz que Jesus é o único Senhor. Se em 1Co 8.6 o Pai não precisa ser excluído do Senhorio (Mt 11.25), também em Jo 17.3 o Filho não precisa ser excluído da Divindade.

Alguns unitaristas dizem que o Filho é “um deus forte” mas só Jeová é “Todo-Poderoso” e, assim, se passam por monoteístas. No entanto, com essa teoria estão simplesmente confessando duas divindades. Além disso, o Antigo Testamento identifica tanto o Messias quanto o Pai como “Deus forte” (Is 9.6 comp. 10.21), desta forma colocando ambos em igualdade.

ABRAÇO. :)

11 Answers

Rating
  • Favorite Answer

    Tá, então vc acha que eu devo aceitar a "tua" versão que contradiz o que Jesus disse tão claramente a seu Pai celestial por meio de sincera oração em TODO o capítulo de João 17?

    Sinto muito... Entenda os assuntos da Bíblia no seu contexto integral, não em partes separadas ao gosto de ideologias particulares...

    Jesus é um ser divino sim, mas Deus é seu Pai celestial.

    Saiba mais sobre o assunto examinando-o no Site Oficial das Testemunhas de Jeová aqui http://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-ins...

    Alargue-se... O circulo de seus conhecimentos devem ser ampliados de mente aberta.

    Atenciosamente;

           Jorge

     

  • Lulu
    Lv 6
    10 years ago

    Porque a palavra de Jeová Deus é EXATA e nela não há estorções nem mentiras.

  • .
    Lv 5
    10 years ago

    - Olá,

    Me responda então:

    Jesus ensinou seus discípulos a orar: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.” A Bíblia descreve nosso Pai celestial, cujo nome é Jeová, como superior ao Filho. Por exemplo, Jeová é “de eternidade a eternidade”. Mas a Bíblia diz que Jesus é “o primogênito de toda a criação”. O próprio Jesus ensinou que Jeová é maior do que ele, quando disse: “o Pai é maior do que eu.” (Mateus 6:9; Salmo 90:1, 2; Colossenses 1:15; João 14:28, ALA) Como podem ser um, sendo que um é maior do que o outro?

    Em João 10.30, Jesus disse: Eu e o Pai somos um mostra que ambos tinham a mesma origem ou a mesma natureza, pós o texto no original não mostra um como numero ordinal, mas como sendo da mesma natureza de Deus.

    É muito fácil de entender, note depois de falar sobre este casamento do primeiro homem e da primeira mulher no Paraíso, o registro divino prossegue: “Por isso é que o homem deixará seu pai e sua mãe, e tem de se apegar à sua esposa, e eles têm de tornar-se uma só carne.” (Gênesis 2:24) Signfica isso que Adão e Eva era duas pessoas numa só? Óbvio que não, eles só tinham um enorme ligação, pois estavam unidos.

    A oração que ele fez antes de ser executado: “Pai, se tu quiseres, remove de mim este copo [ou seja, uma morte desonrosa]. Não obstante, ocorra, não a minha vontade, mas a tua.” (Lucas 22:42) Se Deus e Jesus são um “na sua essência”, como afirma a doutrina da Trindade, como poderia a vontade de Jesus ser diferente da vontade do Pai? — Hebreus 5:7, 8; 9:24.

    A trindade na verdade foi um conceito que a Igreja Católica copiou de outras religiões, sendo que a mais conhecida é o hinduismo.

    Também transformaram Jesus em DEUS. Geralmente quem acredita nisso usa aquela passagem onde ele diz que "Ele e o Pai são Um" mas veja o que Jesus também diz em João 14:20: "Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós."O que dá a entender que essas palavras de Jesus são simbólicas e não literais. Porque quando o espirito é purificado, ele fica mesmo em sintonia perfeita com o Criador,podendo compreende-lo, senti-lo,ve-lo, o que justificaria o "sermos um".

    A razao indica que Jesus não poderia ser DEUS, pois ele sempre se referia à DEUS como sendo seu Filho, assim como ensinou que tambem somos filhos de DEUS e irmão dele. E Jesus também se colocou na mesma situação que a nossa,quando disse que tudo o que ele fez nós poderíamos fazer, e até coisas maiores. Veja,ele ñ disse só algumas coisas, e sim tudo, o que abre margem para esse questionamento: Se Jesus é DEUS, então podemos fazer TODAS as coisas que DEUS faz?

    http://www.watchtower.org/t/20050422/article_02.ht...

    Boa noite.

  • 10 years ago

    Eu detesto religiões cristãs, inclusive elas.

    Mas sinto em dizer que isso que tu afirma, é mentira.

  • 10 years ago

    ...antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Isaías 43:10

    E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste (Jo 17:3)

    Eu não vejo a menor contradição nem dificuldade contida nesse vs.: ou seja o caminho de se obter vida eterna é crer que só existe um único Deus e que sua revelação e manifestação para o propósito salvitico esta na pessoa do cordeiro de Deus jesus o cristo (homem de carne em semelhança a carne do pecado)o único nome a nós conferido para que obtenhamos a salvação(atos 4:12). se este texto indicasse que existem mais de um Deus ou a condição de filho que Jesus ocupou para ao propósito da propiciação fosse a declaração de uma outra divindade(ou filho eterno, expressão que ,por sinal não é bíblica), deveriamos de igual modo ter dificuldades com passagens em que são mensionadas as palavras filho de Deus, e até mesmo o vs. considerado um mini evangelho (João 3:16) deveriam ser suprimidos; Porém naturalmente entendemos que a manifestação de filho cumpre precisamente a função a qual se propõe, e por tanto integra-se perfeitamente na narrativa bíblica para desenvolver os acontecimentos em suas devidas etapas e propósitos específicos.

    Assim, o princípio da unicidade divina continua corrente em todo o restante do novo testamento, como

    podemos verificar em outros textos, tais como: I Co 8:6; Ef 4:6, entre outros.

    — Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador.

    Isaías 43:11

    — Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lucas 2:11

    Deus te abençoe

    Source(s): . . Jesus é o Senhor — Pode invocá-lo:......Oh Senhor Jesus! http://www.youtube.com/watch?v=mTbZ08LVmu4&feature...
  • ?
    Lv 4
    10 years ago

    a biblia é IGUAL CODIGO PENAL

    cada um enterpreta do jeito que lhe convem.

    tá ai o silas malafaia que nao me deixa mentir.

    ACREDITEM EM DEUS, O RESTO É RESTO

  • 10 years ago

    Oi !!!

    Este texto faz parte de uma oração sincera feita pelo próprio Jesus ao seu Pai , Jeová .

    Mas existem muitos outros textos que nos ajudam a entender a verdade...

    Se vc acha que Jesus é o mesmo ser que Jeová , que são um só Deus, leia Apocalipse 3 : 12 ...

    Revelação 3:12..."Aquele que vencer — eu o farei coluna no templo do meu Deus, e ele, de modo algum, jamais sairá [dele], e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte do meu Deus, e aquele meu novo nome."

    Porque Jesus , após ressucitar , estando no céu, diz que TEM UM DEUS ??

    Resposta :

    Porque Jesus não é este Deus, é seu Filho , não apenas quando homem na Terra, mas no céu...

    Apocalipse 2 : 18 ... " “E ao anjo da congregação em Tiatira escreve: Estas coisas diz o FILHO DE DEUS , aquele cujos olhos são como chama ardente e cujos pés são como cobre excelente:"

    E Jesus é sujeito a seu Deus e Pai ...

    1Coríntios 15 : 24 ao 28 ..."A seguir, o fim, quando ele entregar o reino ao seu Deus e Pai, tendo reduzido a nada todo governo, e toda autoridade e poder.  Pois ele tem de reinar até que [Deus] lhe tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés.  Como último inimigo, a morte há de ser reduzida a nada.  Pois [Deus] “lhe sujeitou todas as coisas debaixo dos pés”. Mas, quando diz que ‘todas as coisas foram sujeitas’, é evidente que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.  Mas, quando todas as coisas lhe tiverem sido sujeitas,

    então o próprio Filho também se sujeitará Àquele que lhe sujeitou todas as coisas, para que Deus seja todas as coisas para com todos."

    As TJs insistem em ensinar , proclamar a verdade.

    Jesus Cristo é nosso Rei, Salvador, Mediador, mas não é o Criador.

    Jesus teve princípio ...Apocalipse 3 : 14

    O Criador nunca teve princípio .

    Pesquise mais e quanto mais pesquisar , mais ficará em dúvida , mas somente até vc mesmo permitir aceitar a verdade, isto se vc for genuinamente sincero e humilde .

    Abraços !!!

  • Anonymous
    10 years ago

    cada usa a bíblia a favor de sua crenca.

  • Adson
    Lv 5
    10 years ago

    Temos q entender q DEUS é três pessoas distintas, mas não são três deuses.

    Eu entendo assim, Deus é como um cargo supremo no céu.

    Os anjos têm suas hierarquias, Arcanjos, Querubins, Serafins e Anjos.

    No Reino de Satanás é Principado q é Lúcifer, Potestades q eram anjos de um alto posto no céu e Demônios q eram uma classe de anjos mais baixo na hierarquia. Mas isso já é outro estudo.

    O q eu quero dizer q Deus é o cargo maior no céu ocupado por três pessoas, O Pai, O Filho e O Espírito Santo.

    Lúcifer queria um desses lugares p se igualar à Deus, q era o lugar do Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, e foi ai q ele se lascou. Porque a Glória é só de Deus e Ele não a dá para ninguém.

    Os TJ's não acreditam na Trindade Santa e nem na pessoa distinta do Espírito Santo, mas se vc ler com atenção a Bíblia vc vê sendo mencionado Deus nas três pessoas:

    É indispensável, primeiramente, estabelecer este aspecto verdadeiro, de maneira

    que, depois, possa ser mostrado que essa Pessoa é divina e da mesma substância que o Pai

    e o Filho. Aqueles que negam a divindade do Espírito Santo, invariavelmente, negam Sua

    existência pessoal distinta.

    Quando o Senhor estava prestes a deixar Seus discípulos, Ele lhes prometeu: “E eu

    rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o

    Espírito de verdade” (João 14.16-17). O “Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em

    meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho

    dito” (João 14.26). “Ele testificará de mim” (João 15.26). “Eu vo-lo enviarei” (João 16.7).

    “Ele vos guiará em toda a verdade... e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará,

    porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar” (João 16.13-14).

    O próprio Senhor Jesus Cristo era uma Pessoa, e é claro que o “outro Consolador”

    também seria uma. As coisas que Jesus fala a respeito desse Consolador seria um tanto

    ininteligíveis se Este não fosse uma Pessoa. Ele deve ser uma Pessoa, pois é enviado, pois

    ensina, pois traz coisas à nossa lembrança e nos mostra as coisas relativas a Jesus. Estas

    ṣo descri̵̤es das a̵̤es de uma Pessoa Рouvindo, recebendo, testificando, falando,

    reprovando, instruindo e guiando.

    Novamente, Deus diz: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa

    semelhança” (Gênesis 1.26); “Eis que o homem é como um de nós” (Gênesis 3.22); “Eia,

    desçamos...” (Gênesis 11.7); “quem há de ir por nós?” (Isaías 6.8). Não se pode atribuir

    nenhuma razão ao fato do Todo-Poderoso falar de Si próprio dessa maneira, a não ser a

    verdade de que “na unicidade da Divindade há Três de mesma substância, mesmo poder e

    mesma eternidade”. Também há muitos lugares onde a mesma verdade é anunciada, se não

    precisamente declarada. O Senhor ordena a Aarão que abençoe o povo com estas palavras:

    “O SENHOR te abençoe e te guarde; O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e

    tenha misericórdia de ti; O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz” (Números

    6.24-26). Em Gênesis 18.1-2, lemos que “DEPOIS apareceu-lhe [a Abraão] o SENHOR... E

    levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele.” Por que Deus

    apareceria a ele na semelhança de três homens, a menos que fosse para demonstrar essa

    verdade, que Ele tinha proposto revelar mais claramente em tempos futuros?

    Deus sempre qdo falava aos profetas, Ele usava o plural p a sua pessoa, pode prestar atenção ao ler a Palavra de Deus (Bíblia).

    Ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo toda a Honra, a Glória e todo o Poder p todo sempre. Amém.

Still have questions? Get your answers by asking now.