Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.

Fernanda asked in Governo e PolíticaGoverno · 8 years ago

PT quer urgência para votação de projeto que torna hediondo os crimes de corrupção?

O título desta pergunta é o mesmo de uma matéria publicada pelo Yahoo, há treze horas atrás. Depois que a Câmara dos Deputados derrubou a PEC 37 (que iria retirar poderes de investigação do MP e de instituições como a Controladoria Geral da União, a Receita Federal, dentre outras) e depois que a PEC 33 (que permite que o Congresso Nacional controle e prepondere sobre decisões do STF, submetendo o Poder Judiciário ao Poder Legislativo, portanto, inconstitucional pois desequilibra a relação harmoniosa e autônoma dos poderes e já retirada definitivamente de pauta) naufragou, agora o famigerado PT quer que seja votado, com urgência, um projeto de Lula do ano de 2009 que torna hediondo os crimes de corrupção cometidos por agentes políticos e agentes do Poder Judiciário, do Ministério Público e conselheiros de tribunais de Contas (estes últimos são responsáveis pela fiscalização do trabalho dos ocupantes de cargo público e pela auditoria das contas públicas, com o poder inclusive de tornar inelegíveis políticos corruptos - quando eles apuram uma irregularidade, o processo que resulta da aferição vai para o Ministério Público).

Os agentes políticos, sendo hediondo ou não o crime por eles cometido, sempre se dão bem - basta acompanhar a vida parlamentar dos deputados federais João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP), além dos petistas safados José Dirceu,

José Genoino, Delúbio Soares e tantos outros que nada sofreram (vejam a relação em http://noticias.uol.com.br/politica/listas/saiba-q...

O problema, no meu entendimento, é que se este projeto passar o PT finalmente vai colocar a mão na única instituição brasileira que, apesar de não ser perfeita, ainda está acima da corrupção: a Justiça!

Eu acho que o povo tem que continuar mobilizado e, nesse momento, deixar de lado o preço das passagens do transporte coletivo, as filas no atendimento médico e a falta de professores nas escolas. O povo tem que começar a pensar no futuro do Brasil, porque se continuarmos nas mãos da petezada não existirá lugar no futuro para novas manifestações!

Se vocês se derem ao trabalho de ler o que escrevi eu agradeço e gostaria muito de ler algumas contribuições sobre o assunto (com respeito, por favor, mesmo que não concordem com nada do que eu postei aqui).

3 Answers

Rating
  • 8 years ago
    Favorite Answer

    Mais uma passo em busca da sonhada Democracia! Corrupção tem que ser tratada a ferro e fogo, pois, aquele que se apossa do que é de muitos e não e seu é um covarde, sem escrupulos, sem moral e deve ser tratado como tal.

    O Congresso adiantou nesta quarta-feira (26), em regime acelerado, a votação de projetos que dormiam em gavetas, entre eles o que transforma corrupção em crime hediondo. Outra proposta que teve tramitação acelerada é a que acaba com o voto secreto na Câmara no caso de cassação de mandatos de parlamentares.

    Os presidentes da Câmara e do Senado receberam grupos de manifestantes.“O povo brasileiro está arrancando conquistas históricas. A Câmara não tinha o costume de nos receber com toda essa pompa que nos recebeu hoje”, diz Rodolfo Mor, ativista de direitos humanos.

    Nesta quarta-feira, os senadores aprovaram a proposta que torna corrupção crime hediondo. O projeto estava parado na casa desde 2011. O presidente do Senado saudou a aprovação. “O Congresso é a representação do povo e tem que estar sintonizado verdadeiramente com as ruas”, afirmou Renan Calheiros (PMDB-AL).

    O projeto incluiu seis crimes como hediondos. Entre eles, estão corrupção ativa e passiva e a concussão, quando se exige vantagem indevida em função do cargo. A pena mínima, que era de dois anos, passa a ser de quatro anos de prisão, e a máxima continua sendo 12 anos de reclusão.

    Na Câmara, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou a proposta de emenda à Constituição que estabelece o voto aberto para em casos de perda de mandato de deputados e senadores.

    Na quinta-feira (27), o Senado promete acelerar a votação do projeto que trata do passe livre para estudantes no transporte público urbano. O passo inicial será a votação de um requerimento para dar caráter de urgência à proposta. Já há assinaturas suficientes para aprovar o pedido de urgência e votar o projeto logo a seguir.

  • 8 years ago

    Fernanda,

    mas não entendi o seu raciocinio porque afetaria o Poder Judiciario? So afetaria os corruptos e isso e bom.

  • 8 years ago

    com certeza... vc saberia me indicar um site que eu possa ter acesso sobre toda a vida política de todos os políticos? eu quero pesquisar a vida de toda essa cambada de vagabundos para poder alertar meu amigos e parentes... meu face é Paulo Garske... valeu

Still have questions? Get your answers by asking now.