Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.
Lüc@z
... vontade... pensamento... sentimento... vivência... consciência... autoconhecimento... autodescoberta... autotransformação... autorrealização... Sinta-se à vontade em me mandar e-mails. Críticas são bem-vindas. Y!R? Só nas férias... Obs.: o que disse ontem pode não ser o que eu diria hoje. Nada mais que o Óbvio: http://nadamaisqueoobvio.blogspot.com/ Ahhh! Não perca seu precioso tempo visitando esse blog: http://niilnn-niilnnln-nn.blogspot.com/
Existe, realmente, livre-arbítrio? Nossas preferências, escolhas, decisões... dependem, exclusivamente, da nossa vontade?
Sabendo-se que as nossas preferências, escolhas, decisões... são, em menor ou maior grau, influenciadas pela nossa condição corporal (genética, psíquica, etc.), pelos processos de socialização e educação pelos quais passamos, pelas nossas experiências sociais passadas e presentes, pelas pessoas com as quais nos relacionamos, pela cultura da qual fazemos parte, pelo contexto sócio-histórico que vivemos... influências da escola, da religião, da mídia... de familiares, amigos, colegas, conhecidos...
Podemos afirmar que: "existe livre-arbítrio"?
Ou o mais correto é dizer que: "existe arbítrio, mas ele não é livre"?
6 AnswersReligião e Espiritualidade7 years agoEspíritas, o que vocês têm a dizer sobre esta resposta contida no "Livro dos Espíritos" sobre a igualdade de funções entre mulheres e homens?
A resposta da questão 822a diz que deve existir igualdade direitos, mas não deve existir igualdade de funções entre mulheres e homens. De acordo com a resposta, o "exterior" é destinado aos homens, enquanto o "interior" é destinado às mulheres.
Tendo em vista que a emancipação das mulheres exige a igualdade de direitos, e que a igualdade de direitos inclui poder exercer "funções exteriores", como: política profissional, mercado, movimentos sociais, liderança de coletivos... Fica a pergunta:
Até que ponto essas (e outras) respostas do "Livro dos Espíritos" refletem valores e concepções da época em que foram codificadas e do contexto sócio-histórico (patriarcal, racialista, eurocêntrico...) francês?
4 AnswersReligião e Espiritualidade7 years agoO que a sua religião nos diz sobre as desigualdades econômicas?
O planeta possui 7 bilhões de pessoas. Dados espantosos sobre a distribuição da riqueza:
1 - Qualquer pessoa que possua bens em valor total superior a R$ 8.600,00 (uma moto usada) possui mais riqueza do que 3 bilhões e 500 milhões de pessoas no mundo inteiro. Está na metade superior da posse de riquezas.
2- Quem possui bens em valor superior a 162 mil reais (uma casa simples em São Gonçalo, RJ) possui mais riqueza do que 6 bilhões e 300 milhões de pessoas. Pertence aos dez porcento mais ricos do mundo.
3- Quem tem bens em valor superior a um milhão e seiscentos mil reais (uma boa casa em Camboinhas, Niterói, RJ), possui mais riqueza do que 6 bilhões e 930 milhões de pessoas. Faz parte da fatia correspondente a um porcento da população mundial, mais rica do que os 99% restantes.
Apenas trinta e dois milhões de pessoas podem ser consideradas, de fato, ricas, sendo que 161 delas controlam cerca de 140 corporações que, por sua vez, dominam praticamente todo o sistema econômico e político do mundo.
3 AnswersReligião e Espiritualidade8 years agoPor que as religiões se calam diante do machismo, do racismo, da homofobia, do capitalismo...?
Por que as religiões criticam o orgulho, a vaidade, o egoísmo... mas se calam diante do machismo, do racismo, da homofobia, do capitalismo...?
Quando falamos dessas questões espinhosas, logo vem o "discurso do amor", aquele lindo discurso hipócrita que abafa o debate, que busca encerrar o quanto antes as dolorosas e controversas discussões sobre a violência cotidiana que praticamos em gestos, olhares, palavras machistas, racistas, homofóbicas... e insensíveis ao sofrimento reproduzido pelo capitalismo.
Por quê?
8 AnswersReligião e Espiritualidade8 years agoO que mata mais pessoas: o consumo de drogas ou a violência decorrente da proibição do comércio de drogas?
Quantas pessoas morrem por consumir tabaco/álcool/maconha/cocaína...?
Quantas pessoas morrem em situações de violência que envolvem o tráfico de drogas?
3 AnswersOutras - Sociedade e Cultura8 years agoVocê é contra a descriminalização do aborto?
Ou seja, você é a favor de que, todo ano, centenas de milhares de mulheres sejam condenadas, com penas de um a três anos de detenção, como está estabelecido no artigo 124 do Código Penal Brasileiro?
8 AnswersReligião e Espiritualidade8 years agoMulheres, meninas, moças, senhoras... o que vocês acham dos fiu-fius e "elogios" de desconhecidos?
Você está na rua, caminhando pela calçada, aí passa um motoqueiro buzinando e dizendo algo sobre o seu bumbum... um rapaz passa ao seu lado e, logo em seguida, olha pra você e faz um comentário sobre os seus seios... o senhor, sentado num banquinho no passeio, por onde você está passando, faz um convite indiscreto... e por aí vai...
O que você acha dessas situações?
São simples "brincadeiras de homens" ou atos de violência simbólica?
São momentos de elevação da autoestima ou de tensão, incerteza, constrangimento e medo?
Alguma situação e sentimento que queira contar...
6 AnswersEstudos sobre o homem e a mulher8 years agoVocê tem (ou teve) aulas de sociologia no ensino médio? Como são (eram)?
- Quais assuntos abordados?
- Como são (eram) as aulas?
- Você gosta (gostava)? Por quê?
2 AnswersNível Fundamental e Médio8 years agoPor que os seios das mulheres indígenas não são censurados na TV?
Outro dia, à tarde, estava eu assistindo a um documentário na TV Senado sobre sociedades indígenas... Sempre apareciam mulheres indígenas com os seios à mostra, sem censura. Porém, à noite, naquele mesmo dia, passei pelo programa TV Fama. Nele apareceu a filha (adulta) de uma celebridade qualquer na praia. Ela estava "pagando peitinho", ou seja, parte do mamilo estava à mostra. Mas, o programa colocou o seu logotipo para tampar o pedaço de mamilo.
Por que essa diferença de tratamento?
3 AnswersEstudos sobre o homem e a mulher8 years agoO que a sua religião diz sobre gênero, isto é, sobre a diferenciação social entre homens, mulheres e trans?
Sexo: diferenciação anatômica básica, produto do discurso biológico, entre homens, mulheres, transexuais, etc.
Gênero: diferenciação social entre homens, mulheres, transgêneros, etc.
Sobre gênero...
"Um dos exemplos mais notáveis da naturalização dos processos de construção da identidade decorrentes da repetição das normas constitutivas seria a interpelação médica. Nesse caso, através do procedimento da ultra-sonografia, transforma-se o “bebê” antes mesmo de nascer em 'ele' ou 'ela', na medida em que se torna possível um enunciado performativo do tipo: 'é uma menina'! A partir desta nomeação, a menina é 'feminizada' e, com isso, inserida nos domínios inteligíveis da linguagem e do parentesco através da determinação de seu sexo. Entretanto, essa 'feminização' da menina não adquire uma significação estável e permanente. Ao contrário, essa interpelação terá que ser reiterada através do tempo com o intuito de reforçar esse efeito naturalizante. Certamente seria estranho, diante da imagem de um bebê numa ultra-sonografia, afirmar que 'se trata de uma lésbica'. Como este enunciado não faz parte de nossa inteligibilidade cultural, ele serve antes de tudo para demonstrar de maneira muito precisa como o ato de nomear é, ao mesmo tempo, a repetição de uma norma e o estabelecimento de uma fronteira.
Dessa forma, a nomeação do sexo é um ato performativo de dominação e coerção que institui uma realidade social através da construção de uma percepção da corporeidade bastante específica. A partir dessa perspectiva pode-se entender que o gênero é uma 'identidade tenuamente construída através do tempo' por meio de uma repetição incorporada através de gestos, movimentos e estilos.
Porém, se os atributos de gênero são performativos e não uma identidade pré-existente, a postulação de um 'verdadeiro sexo' ou de uma 'verdade sobre o gênero' revela antes uma ficção reguladora. Além disso, se para que essa ficção permaneça é necessário uma repetição reiterativa, podemos pensar que a aproximação de um ideal de gênero – masculino ou feminino – nunca é de fato completa, e que os corpos nunca obedecem totalmente às normas pelas quais sua materialização é fabricada. Nesse sentido, é justamente pelo fato de a instabilidade das normas gênero estarem abertas à necessidade de repetição do mesmo que a lei reguladora pode ser reaproveitada numa repetição diferencial.
Essa tensão paradoxal permite compreender que se o gênero é uma norma, ele também pode ser fonte de resistência."
fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-83332007...
3 AnswersReligião e Espiritualidade9 years agoEspíritas, por que os espíritos nos estimulam mais à caridade do que à participação política?
A caridade, de certa forma, contribui com a reprodução das desigualdades sociais.
A participação política, além de nos sensibilizar para a responsabilidade pública e de nos transformar no sentido da compreensão do outro, pode contribuir com a transformação da realidade injusta que vivemos.
9 AnswersReligião e Espiritualidade9 years agoComo o espiritismo vê a orientação sexual e a identidade de gênero não convencionais?
Como o espiritismo vê a homossexualidade, bissexualidade, transexualidade, assexualidade...? E as questões que envolvem a transgeneridade?
5 AnswersReligião e Espiritualidade9 years agoNas reuniões religiosas das quais você participa são discutidos assuntos como machismo, racismo e homofobia?
Se sim, por quê? De que forma?
6 AnswersReligião e Espiritualidade9 years agoAfinal, o que determina as preferências sexuais de cada um?
- Fatores genéticos?
- Influências dos contextos e das circunstâncias?
- Interações entre tendências psicobiológicas e experiências sociais?
6 AnswersGays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros10 years agoO que você tem a dizer sobre o seguinte questionamento?
Entender os determinantes das diferenças de pontos de vista a respeito das mesmas questões é condição suficiente para ser tolerante quanto às mais diversas opiniões religiosas?
11 AnswersReligião e Espiritualidade10 years agoVeja os escores... em qual "classe econômica" você está?
Critério Padrão de Classificação Econômica Brasil
> Escores de itens:
0 tv: 0
1 tv: 1
2 tvs: 2
3 tvs: 3
4 ou mais tvs: 4
0 videocassete/dvd: 0
1 ou mais videoscassete/dvds: 2
0 rádio: 0
1 rádio: 1
2 rádios: 2
3 rádios: 3
4 ou mais rádios: 4
0 banheiro: 0
1 banheiro: 4
2 banheiros: 5
3 banheiros: 6
4 ou mais banheiros: 7
0 automóvel: 0
1 automóvel: 4
2 automóveis: 7
3 ou mais automóveis: 9
0 empregada mensalista: 0
1 empregada mensalista: 3
2 ou mais empregadas mensalistas: 4
0 máquina de lavar: 0
1 ou mais máquinas de lavar: 2
0 geladeira: 0
1 ou mais geladeiras: 4
0 freezer: 0
1 ou mais freezers: 2
*freezer: independente ou 2ª porta da geladeira
> Escores de grau de instrução do chefe da família (indivíduo do domicílio responsável pela maior contribuição em renda):
analfabeto/primário incompleto: 0
primário completo: 1
ginasial completo: 2
colegial completo: 4
superior completo: 8
+ Classes econômicas segundo a soma dos escores:
A1: 42-46
A2: 35-41
B1: 29-34
B2: 23-28
C1: 18-22
C2: 14-17
D: 08-13
E: 00-07
Some e diga em qual classe econômica você está.
Fonte: http://www.abep.org/novo/Content.aspx?ContentID=13...
5 AnswersEconomia1 decade agoSomos "naturalmente egoístas" ou "culturalmente egoístas"?
5 AnswersReligião e Espiritualidade1 decade ago