Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.

No passe espiritual, precisa haver contacto fisico do médium com o paciente?

O medium para dar passes precisa tocar na pessoa?

Update:

*Educação

*RESPEITO

*Respostas em concordância com a pergunta.

*Por favor, não transformem a pergunta em palanque de pregação

Update 2:

Complemento:

Se possível, respostas fundamentadas e explicando o por quê.

20 Answers

Rating
  • Anonymous
    1 decade ago
    Favorite Answer

    Desde os tempos mais antigos, a imposição das mãos é uma das fórmulas usadas pelas pessoas para auxiliar os enfermos ou afastar deles as más influências espirituais. Em muitos trechos da Bíblia, vemos Jesus e seus discípulos imporem as mãos sobre os necessitados, rogando a Deus que os curassem. Jesus fez largo uso dessa prática e disse que, se quiséssemos, poderíamos fazer o mesmo.

    Com a chegada da Doutrina Espírita, os Espíritos superiores explicaram o porquê das coisas. Ensinaram que as mãos serviam como um instrumento para a projeção de fluidos magnetizados, doados pelo operador, e fluidos espirituais, trazidos pelos Espíritos. Segundo eles, os fluidos curativos eram absorvidos pela pessoa necessitada por meio dos centros vitais (chacras), acumuladores e distribuidores de energias, localizados no perispírito e pelo próprio corpo astral que age como uma esponja.

    Há uma certa discussão no meio espírita sobre como deveria ser aplicado o passe. Alguns defendem a tese de que os passes deveriam ser ministrados movimentando-se as mãos ao redor do corpo do indivíduo, de modo que as energias espirituais pudessem melhor atingir seus objetivos de cura. Outros, acham que o ato de apenas impor as mãos sobre a cabeça de quem vai receber o passe já é suficiente.

    André Luiz nos informa em "Conduta Espírita" que o passe dispensa qualquer recurso espetacular.

    José Herculano Pires, no livro "Mediunidade", diz que o passe é tão simples que não se pode fazer nada mais do que dá-lo.

    Allan Kardec, referindo-se ao assunto na Revista Espírita, número de Setembro de 1865, diz aos médiuns que: "Apenas sua ignorância lhes faz crer na influência desta ou daquela forma. Às vezes, mesmo, a isto misturam práticas evidentemente supersticiosas, às quais se deve emprestar o valor que merecem".

    O passe transmite-se ao perispírito, independentemente da posição do corpo físico.

    Durante a transmissão do passe não se deve tocar no paciente de forma alguma, porque pode ocorrer situação constrangedora quando o paciente é de outro sexo, e ao tocar o paciente pode se assustar, além disso podemos mandar bons fluídos a pessoas que estão distantes e isso age como um "passe".

    O passe, propriamente dito, começa com o estabelecimento do contato espiritual do passista com o receptor e a imposição das mãos.

    A cura verdadeira das doenças está relacionada ao processo de

    reajuste do Espírito, sendo o passe apenas um instrumento de

    auxílio.

    maga

  • Anonymous
    1 decade ago

    seguido eu tomo passe em casas espiritas Kardecistas, não há necessidade de tocar a pessoa e normalmente não a toque.

  • ?
    Lv 7
    1 decade ago

    Oi! Hokus Phokus.

    Evidente que não, e seja ele anímico, (Magnético) Misto (De ambas as fontes, Magnético e Espiritual) e no Espiritual nem preciso nada falar, pois, ele é direto do Espírito para o quem recebe.

    Vale a pena acrescentar, que numa passagem fluidica por meio do passe misto, pode ser direcionado ao centro coronário, qual distribuirá por todos os centros, ou seja, cerebral ou frontal, laríngeo, cardíaco, esplênico, gástrico e genésico.

    Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.

  • ?
    Lv 6
    1 decade ago

    Oi, meu querido Hokus Phokus §^!^§

    Creio que não, pelo menos todas as vezes que tomei passe espiritual, o médium somente ficou com a mão acima da minha cabeça (sem tocar), e eu me senti muito leve e em Paz com as energias positivas que ele me passou.

    (¯`♥´¯)

    .`•.¸.•Â´

    ¸.•Â´Â¸..♥¨)¸..♥¨)¸..♥¨)

    (¸.•Â´ (¸.•Â´ (¸.•` ♥ beijinh☺s carinh☺s☺s n☺ c☺raçã☺ ♥.-´¯`-.♥

  • How do you think about the answers? You can sign in to vote the answer.
  • 1 decade ago

    para lhe responder hokus, não é preciso haver contacto físico entre os intervenientes mas vim aqui porque fiquei espantada com a afirmação do colega daterra sobre o Reiki, do qual sou mestra.

    de onde você tirou a idéia que nós tocamos nos pacientes????? rematada mentira. as mãos do terapeuta têm de estar no minimo a 5 cm do corpo do paciente por forma a que a energia transmitida flua sem bloqueios.

    e só por causa das tosses, os pacientes submetem-se ao tratamento totalmente vestidos.

    e mais, existe Reiki dado à distância, ou seja eu em portugal tenho pacientes em espanha....os meus braços não são assim tão longos, caro colega.

  • 1 decade ago

    Não há necessidade do toque entre eles, pois o medium estará mediando energia, que não precisa do toque para ser transmitida. É maravilhosa essa tarefa. Lembrando que o passe pode ser feito também a distância e é eficaz.

  • 1 decade ago

    Na verdade não é necessário não... eu fiz um curso pra aprender sobre mediunidade e foi dito que não tem necessidade nenhuma de haver toque no passe, a energia a ser transferida será a mesma...

    Acontece que cada um tem uma maneira própria de dar o passe...

  • 1 decade ago

    olá...

    Não é preciso haver nem um toque no paciente.E se necessario for,nem mesmo a presença do paciente (para os que estao impossibilitados) ,pois se nao como haveria tratamento a distancia?.vc ja ouviu falar em passe a distancia ou cirurgias espirituais a distancia..pois é nao é nem mesmo preciso estar presente,claro para os que se impossibilitam ,mas para os demais vale a pena fazer uma forcinha e sair de casa...

  • Lv 7
    1 decade ago

    OI Hokus Pokus

    Não precisa, o contato físico não é necessário, pois é apenas uma troca de energia que ocorre no momento do passe espiritual.

  • 1 decade ago

    Não, o passe é uma transferência mediúnica de bons espíritos, geralmente o medium coloca as mãos por cima e não em cima da região em que a pessoa necessita de tratamento espiritual. Normalmente escolhe-se a cabeça e a energia é passada para todo o corpo da pessoa a ser tratada.

    Source(s): FRANCO, Divaldo P. Diretrizes de segurança. Niterói, RJ: Fráter Livros Espíritas, 1993.
Still have questions? Get your answers by asking now.