Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.

Afinal quem escreveu Os Dez Mandamentos, foi Deus ou foi Moisés?

Êxodo 24:12 e 31:12.

21 Answers

Rating
  • 1 decade ago
    Favorite Answer

    Durante o reinado de Ramsés II, Moisés leva os hebreus para fora do Egito (entre os anos de 1292 - 1225 a.c. ). Os Hebreus, estabelecidos no delta do Nilo, depois da morte de José, tiveram que suportar o jugo dos egípcios. Deus chama Moisés e revela-se a ele primeiro na sarça ardente, chamando-o a uma grandiosa missão, ou seja, libertar o povo eleito da escravidão. Moisés torna-se chefe do povo oprimido e combate, sob a guia divina, os poderes do mundo. Depois de ter libertado o seu povo, Deus o conduziu através das águas (travessia do Mar Vermelho) e através do deserto. No monte Sinai, Deus proclama a aliança com seu povo: "Se obedecerdes à minha voz e guardardes a minha aliança, sereis, entre todos os povos, o meu povo em particular.... Sereis uma nação consagrada" (ÊX 19, 5-6). Ali, Moisés recebe as Tábuas da Lei (Decálogo), que foram escritos com o próprio dedo de Deus: "Tendo o Senhor acabado de falar a Moisés sobre o monte Sinai, entregou-lhe as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus" (ÊX 31, 18). Entretanto, o povo, vendo que Moisés tardava em descer a montanha, fraco e incrédulo, fez para sua imagem um bezerro de ouro, usando os brincos dos homens e mulheres, que foram fundidos e moldados naquela forma. Construíram um altar e passaram a adorá-lo. O Senhor então disse à Moisés: "Vai, desce, porque se corrompeu o povo que tiraste do Egito" (ÊX 32, 7). Moisés cumpriu a ordem e ao ver o bezerro de ouro, com grande cólera arrojou de suas mãos as tábuas e quebrou-as aos pés da montanha. Conclamou o povo dizendo: "Vinde a mim todos os que são pelo Senhor". Todos os filhos de Levi juntaram-se em torno dele. Mandou que rodeassem o acampamento e matassem todos os parentes corrompidos. Eles cumpriram a ordem de Moisés e naquele dia cerca de três mil homens pereceram à espada. Moisés disse: "Vou subir hoje ao Senhor; talvez obtenha o perdão da vossa culpa". Subindo ao monte, Moisés ouve de Deus diversas admoestações dirigidas ao povo de cerviz dura. Os israelitas, ouvindo as palavras retransmitidas por Moisés, puseram-se a chorar e arrependidos, despojaram-se de seus enfeites. O Senhor disse à Moisés: "Talha duas tábuas de pedra semelhantes às primeiras: escreverei nelas as palavras que se encontram nas primeiras que quebraste" E assim foi feito. Moisés ficou junto do Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água. E o Senhor escreveu nas tábuas o texto da aliança, as dez palavras:

    Source(s): Página Oriente - Site Católico Apostólico Romano.
  • ?
    Lv 7
    1 decade ago

    Em ambos textos afirma que foi Jeová Deus! Porém vou lhe passar uma informação que a maioria das pessoas não sabe.

    Não foi necessário que o grandioso Criador do universo descesse de seu enaltecido lugar nos céus para transmitir mensagens a certos humanos. À parte dos três casos registrados em que a voz do próprio Deus foi ouvida enquanto seu Filho estava na terra, Jeová sempre usou anjos para transmitir Suas mensagens. (Mateus 3:17; 17:5; João 12:28) Até mesmo a Lei que Deus deu a nação de Israel no monte Sinai foi transmitida por anjos, embora Moisés fosse apresentado como que falando diretamente com o próprio Deus. Sobre isso, o apóstolo Paulo escreveu: “Por que, então, a Lei? Ela foi acrescentada para tornar manifestas as transgressões, até que chegasse o descendente a quem se fizera a promessa; e ela foi transmitida por intermédio de anjos, pela mão dum mediador.” — Gálatas 3:19.

    Que Moisés realmente falou com um anjo que pessoalmente representava a Deus é também indicado em Atos 7:38, que diz: “Este é aquele que veio a estar entre a congregação no ermo, com o anjo que falou com ele no Monte Sinai e com os nossos antepassados.” Esse anjo era o porta-voz pessoal de Jeová Deus, o Criador, de modo que ele falou a Moisés como se o próprio Deus estivesse falando.

    O anjo que transmitiu a mensagem de Deus a Moisés no espinheiro ardente também era um porta-voz. Ele é identificado como anjo de Jeová em Êxodo 3:2, onde se nos diz: “O anjo de Jeová apareceu-lhe então numa chama de fogo no meio dum espinheiro.” O versículo 4 reza: “Quando Jeová viu que se desviara para inspecionar, Deus o chamou imediatamente do meio do espinheiro.” No versículo 6 , este porta-voz angélico de Deus disse: “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.” Assim, ao falar com esse representante pessoal de Deus, Moisés falou como se estivesse falando com o próprio Jeová. — Êxodo 4:10.

    No capítulo 6 de Juízes, temos outro exemplo de um homem falar a Deus por meio de um representante angélico. O versículo 11 identifica o portador da mensagem como “o anjo de Jeová”. Lemos ali: “Mais tarde veio o anjo de Jeová e se sentou debaixo da árvore grande que havia em Ofra, que pertencia a Joás, o abiezrita, enquanto Gideão, seu filho, estava malhando trigo no lagar de vinho, para pô-lo depressa fora da vista de Midiã.” Este mensageiro, “o anjo de Jeová”, é depois disso representado como se fosse o próprio Jeová Deus. Nos versículos 14 e 15 , lemos: “Em vista disso, Jeová se virou para [Gideão] e disse: ‘Vai neste teu poder e certamente salvarás a Israel da palma da mão de Midiã. Não te envio eu?’ Ele lhe disse, por sua vez: ‘Perdão, Jeová. Com que salvarei a Israel?’” Portanto, o anjo materializado que Gideão viu, e com quem falou, é representado no relato bíblico como se fosse o próprio Deus. No versículo 22 , Gideão diz: “Vi o anjo de Jeová face a face!” O anjo falou exatamente o que Deus lhe ordenara. Portanto, Gideão falou com Deus por meio desse porta-voz angélico.

    Considere também o caso de Manoá e sua esposa, os pais de Sansão. Esse relato também refere-se ao mensageiro angélico como “anjo de Jeová” e “anjo do verdadeiro Deus”. (Juízes 13:2-18) No versículo 22 , Manoá diz à sua esposa: “Positivamente morreremos, pois temos visto a Deus.” Embora não tivesse realmente visto a Jeová Deus, Manoá achava que sim, pois havia visto o materializado porta-voz pessoal de Deus.

    Agora é possível entender por que Abraão dirigiu-se ao materializado porta-voz angélico de Deus como se estivesse falando com o próprio Jeová Deus. Visto que esse anjo falou exatamente o que Deus queria que fosse dito a Abraão, e estava ali representando-o pessoalmente, o registro bíblico podia dizer: “Jeová apareceu-lhe.” — Gênesis 18:1.

    Lembre-se de que um porta-voz angélico de Deus podia transmitir Suas mensagens com a mesma precisão com que um telefone ou um rádio pode transmitir as nossas palavras a outra pessoa. Assim, pode-se entender de que maneira Abraão, Moisés, Manoá e outros podiam falar com um anjo materializado como se estivessem falando com Deus. Embora pudessem ver esses anjos e a glória de Jeová refletida por eles, tais pessoas não podiam ver a Deus. Portanto, isto de modo algum contradiz a declaração do apóstolo João: “Nenhum homem jamais viu a Deus.” (João 1:18) O que esses homens viram foram representantes angélicos, não o próprio Deus.

  • 1 decade ago

    Os sumérios escreveram.

    Pesquise antes de perguntar.

    Se tivesse sido Deus e nã foi, ele disse que falou com um anjo, não se quebrariam, ele teria mostrado as tábuas verdadeiras e não as falsas. Na minha opinião ele armou um golpe para destruir os que estavam contra ele.

    Aonde já se viu Deus mandar matar, se na lei estava escrito "não matarás"?

    O código de Hamurábi - Não é original. É uma compilação de leis sumerianas mescladas com tradições semitas. Contém 282 leis, abrangendo os mais variados assuntos. Suas principais características são: pena de talião , isto é, olho por olho, dente por dente, desigualdade perante a lei, divisão da sociedade em classes, igualdade de filiação na distribuição da herança.

    Antes de Hamurabi - 1900 a.C. - Com a descoberta da Suméria, descobriu-se que o Primeiro Sistema de Leis, conceitos e ordem social e justiça administrativa pertenciam à Suméria e não à Assíria e Babilônia, descobertas antes das escavações arqueológicas na região onde floresceu a Suméria. Há, também, o código de Lipit-Ishtar, promulgado por um governante de Isin, composto por 38 leis - legíveis na Barra parcialmente conservada e na sua cópia gravada em uma estela de pedra. Os códigos (como o Código de Hamurabi também ostenta), nos deixaram a mesma explicação enigmática: - o código agia segundo as instruções dos "grandes deuses" que ordenaram que se "trouxesse o bem estar aos sumérios e aos acádios". Há mais um recuo no tempo - 2350 a.C. - Urnammu, governante de Ur, assina leis decretadas por NANNAR, um "deus", leis que puniam ladrões de gado, cabras e ovelhas!

    "Com uma atordoante brusquidão... aparece neste pequeno e barrento jardim sumério... toda a síndrome cultural que constitui desde então a unidade embrionária de todas as grandes civilizações do mundo."

    "Tudo o que parece belo, nós o criamos pela graça dos deuses".

    Esta inscrição está espalhada, aos milhares, nas antigas inscrições mesopotâmicas desenterradas pelos arqueólogos.

    R♥

    Source(s): http://www.historiadomundo.com.br/sumeria/sumerios From the Tablets of Summer The Mask of God
  • 1 decade ago

    Foi David Brasil!

  • How do you think about the answers? You can sign in to vote the answer.
  • Anonymous
    1 decade ago

    Tudo isso faz parte do Antigo Testamento.

    Dificil de saber e de acreditar em todas aquelas histórias .

  • Anonymous
    1 decade ago

    Acho que foi Deus que escreveu e Móises os apresentou.

  • Anonymous
    1 decade ago

    Gilberto, de acordo com os meus conhecimentos foi Deus quem escreveu os mandamentos e Moisés quem os pegou.

    Um abraço do Gabriel.

  • Anonymous
    6 years ago

    O Decálogo, segundo a tradição judaica, aceite também por muitos cristãos e islâmicos, foi escrito pessoalmente pelo Deus de Moisés em “tábuas” de pedra que lhe foram entregues.

  • 6 years ago

    oi

  • 1 decade ago

    Gilberto.

    Basta apenas pensar um pouco. É semelhante a uma aula de ditado.

    O Senhor falou, ordenando e Moisés apenas escreveu na tábua ou tábuas da Lei.

    Mais fácil do que isto só perguntar por que não vemos o Sol no Riogrande do Sul depois das 19 ou 19 h30 min?

    Felicidades.

    VR.

Still have questions? Get your answers by asking now.