Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.
Trending News
Prova da OAB para ex-juízes e ex-promotores e ex-desembargadores, o que vc acha?
A OAB (Ordem dos advogados do Brasil) cancelou a exigência de provas da OAB para os Juízes, promotores e desembargadores que se aposentarem e desejassem advogar depois. Você aha isso correto? Eles não deveriam também que fazer a prova? Já que eles julgavam baseado nas leis, então conhecimento eles tem de sobr e não teriam dificuldade em fazer a prova. Não acha? E vc, o que pensa disso?
4 Answers
- conciliadoraLv 510 years agoFavorite Answer
Eles antes de ingressar na carreira de juiz ou promotor tinham que comprovar os 3 anos de profissão com a devida carteira.Portanto,um dia eles a tiveram mas foi cassada mediante posse ulterior.
A OAB ta correta em não pedir uma segunda prova.Eles ja possuem conhecimento o bastante para advogar.É justamente pra qualificar os que possuem vasto conhecimento ou extirpar quem não possui que foi imposto o exame de ordem.
Source(s): By myself - ?Lv 710 years ago
Claro que não devia fazer. Além de gabaritar as provas isto seria um desperdÃcio de tempo e gasto com materiais desnecessariamente. Com 30 a 35 anos de magistratura eles tem conhecimento para dar e não para provar. Vc se esqueceu q muitos deles, q não fizeram estágio já passaram pelo exame da OAB. Muitos eram advogados militantes, mas, devido ter passado por concurso público para a magistratura são obrigados a pedir o cancelamento da inscrição e devolver a carteira para a OAB. Sou do judiciário e quando tomei posse tive que pedir o cancelamento da minha inscrição na OAB-RJ e devolvi a carteira, tendo em vista que há impedimento legal para advogar enquanto se está na ativa. Eu fiz exame da OAB-RJ e eram 10 candidatos. Só passaram 2. Eu e outra advogada. Tinha umas 5 pessoas de SP, MG, ES que estavam fazendo o mesmo exame, visto que eles não passaram em seus estados em 5 tentativas seguidas. O que devia acontecer é dificultar mais ainda o exame da OAB pq o Brasil está cheio de "adevogados" q não sabem sequer o q significam "Autos cls". Precisam perguntar ao escrevente. Isto é uma vergonha. O paÃs precisa de profissionais de todas as áreas muito bem preparados para si e para a sociedade.
- MosquitãoLv 510 years ago
Melhor, ainda seria se não se filiassem a OAB. Eu jamais seria adv em razão do código de ética prever que para aceitar uma denúncia de um dos seus membros, só no exercÃcio da profissão. Ou seja, só acatam denúncia do cliente se referente ao processo que ``defende``.
- SimeLv 610 years ago
Então... eu penso isso também... o magistrado e membro do ministerio publico, só pelo exercicio de sua profissão, já tem muito conhecimento que, com certeza, o fará um ótimo advogado. Pela experiencia que tiveram, não vão cometer os erros grosseiros que alguns advogados cometem... Ser aprovado nos exames da magistratura e ministerio publico é muito mais dificil que a OAB, não haveria necessidade de prestar novamente a prova...