Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.

Os "Sistemas Personalistas" em Centros ou Casas Espíritas, como identificar?

Como uma pessoa, ao ingressar no Espiritismo, poderia identificar a existência de um Sistema Personalista?

*Educação

*RESPEITO

*Respostas em concordância com a pergunta.

*Por favor, não transformem a pergunta em palanque de pregação.

8 Answers

Rating
  • ?
    Lv 7
    1 decade ago
    Favorite Answer

    Oi! Hokus Phokus.

    Infelizmente alguns Centros Espíritas Kadecistas, vamos pelo primeiro nome por sinal muito usado nos USA, "Espiritistas", quais são pouquíssimas, mas, influenciam a verdadeira doutrina, que são: "Os Sistemas Personalistas", são eles a bel-prazeres de doutrinadores quais se distanciam dos ensinos quais deram tanto trabalho, que fez Kardec distribuir sua riqueza, pois, antes era ele um céptico, dissipar por completo o cepticismo e abraçar e defender e proteger com todas suas forças o Espiritismo, onde as fogueiras feitas pelos frutos das ignorâncias das ganâncias e ocultáveis das informações contidas nos livros dos Médiuns, muitos esqueceram-se disso e impõem os seus personais achando-se fontes das verdades, enquanto os olhos não só de Kardec, mais dos bravos seguidores refletiam mesclando as chamas reflexos de brilhos tão intensos, quais se tornam indescritíveis, como alguém que caminhou léguas e recebesse um punhado de areia e um copo com água e sal.

    Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.

  • Anonymous
    1 decade ago

    Oi Phokus !.

    O espiritismo é tão lindo, algo de uma pureza que impressiona. Acontece que muitos, como em outras religiões acham que são a "cocada preta", que sabem tudo e tudo tem que correr pela sua batuta.

    Amigo, eu comecei a acreditar realmente em Deus e nos homens, depois de conhecer o espiritismo.

    Mas as fraquezas humanas - deste mundinho - deturpam tudo.

    Não sei se você conhece ou ouviu falar da ordem Rosa-cruz,

    ela possui muitos ensinamentos fantásticos, coisas muito profundas, mas com o passar dos anos está sendo deturpada, desvirtuada.

    Só o estudo sério da doutrina espírita modifica e neutraliza essa gente vaidosa, de ego sensível.

    Li os livros de Kardec, vi a pureza daquelas mensagens. Ele

    sim não se contaminou com a vaidade, na interlocução com os espíritos, vemos um só interesse: " A verdade".

    Abraço amigão.

  • 1 decade ago

    Prezado Hokus,

    Quando em uma palestra duas pessoas conversam num tom alto, um dos trabalhadores do Centro chega discretamente aos dois e em voz muito baixa e com muita delicadeza explica primeiramente que a conversa os está fazendo perder uma parte importante da palestra e ainda causando os mesmos efeitos em vários ouvintes.

    Enfim, nos Centros Espíritas sempre devem prevalecer os estudos sérios do Espiritismo, A Caridade em todos os níveis possíveis e A fraternidade total, assim com o comprometimento de todos os que frequentam ou trabalha no Centro. O Espiritismo é para servir e não para ser servido.

    Fora disto é Personalismo, que em nada lembra o Espiritismo que conhecemos.

    Fique com Deus!

  • Anonymous
    1 decade ago

    A dificuldade maior está na sua prática. Nós, que conhecemos a Doutrina Espírita,

    sabemos quão difícil é sua vivência. Imaginemos então o que ocorre com os que não a conhecem.

    O Movimento Espírita deveria refletir a índole da Doutrina, seus princípios, sua

    beleza, seu realismo. Entretanto, isso não ocorre em virtude da imperfeição dos homens.

    A Doutrina Espírita conjuga-se de maneira tão clara ao Evangelho de Jesus que

    ficamos estarrecidos diante de interpretações de espíritas inteligentes e cultos.

    Acontece, porém, que nem todos pensam desse modo e nós não podemos obrigar ninguém a mudar seus pensamentos e suas atitudes. Todos somos livres e cada qual carrega sua responsabilidade.

    O certo é que pequenas divergências em pontos que não afetam os princípios

    fundamentais da Doutrina não deveriam ser óbices para que todos se reunissem sob a mesma bandeira, sob o grande ideal que é a Doutrina Espírita.

    O que ocorre, entretanto, é que há companheiros que se excluem, eles mesmos, da convivência e da fraternidade. Nesse caso, o problema deixa de ser do Movimento organizado e passa a ser objeto das leis divinas.

    É de se lamentar que os espíritas todos, que deveriam constituir um bloco unido em

    tomo da Doutrina, que é em si uma unidade, se dispersem em blocos.

    A grande maioria do Movimento, a quase totalidade dos espíritas sinceros estão

    realmente interessados é no trabalho útil, no estudo e na prática da Doutrina nos seus

    múltiplos aspectos. Mas existem pequenos focos insatisfeitos, inconformados, dispostos não à cooperação, à união, à tolerância, mas à divisão, à intolerância.

    É o personalismo que se torna deprimente. Somos provocados continuamente às discussões. Podemos reconhecer pessoas personalistas, através de suas palavras, atos e atitudes.

    maga

  • How do you think about the answers? You can sign in to vote the answer.
  • Lilia
    Lv 7
    1 decade ago

    Faço das palavras acima a minha. É bem por ai.

    Dentro do estudo da espiritualidade, os que seguem esta doutrina, não fazem assepsia de religiões, credos e pessoas.

    Tudo está incluso dentro do amor universal.

    Fique na paz - Lilia

    ***

  • 1 decade ago

    Eu não frequento Centros ou Casas Espíritas, mas sou espiritualista. Como espiritualista evito participar de qualquer denominação religiosa, mesmo espírita, porque entendo que estamos muito atrasados, necessitamos aprender muito ainda. E assim sendo, é difícil deixarmos alguns defeitos tais como desejo de aparecer, orgulho, vaidade, etc. A maioria dos espíritas é séria e procura se aprofundar no estudo Kardecista, mas fica difícil faze-lo com total humildade. Alguns espíritos já mais evoluídos, tal como Chico Xavier, conseguem. Outros espíritos também evoluídos, mas que na última encarnação não optaram pelo espiritismo, também são bons exemplos de humildade, como é o caso de Madre Teresa de Calcutá e irmã Dulce. Espero ter respondido como voce esperava. Abraços.

  • 1 decade ago

    Olhe, na Doutrina Espírita não existe "sistema personalista"... Na Doutrina Espírita existem "ensinamentos" resultantes de muito estudo, de muita análise, de muita reflexão... Claro que num centro espírita pode ter uma ou outra pessoa que, por frequentar o centro espírita há alguns anos e por ser uma pessoa que muito auxilia em várias tarefas na casa espírita ou que por possuir um pouquinho de dinheiro, se "julgue" melhor ou superior aos outros e, se isso acontece, os que assim pensam ou agem estão totalmente equivocadas e, estão inclusive, interpretando errôneamente os ensinamentos da Doutrina Espírita que prega sempre a humildade, o amor ao próximo, a caridade, o perdão, o trabalho, o estudo, a tolerância, a compreensão. Eu pessoalmente não conheço personalismo algum em centro espírita.

  • 4 years ago

    O problema do espírita é que ele vai ao centro, como se a uma igreja fosse, e aí, qualquer uma é a mesma coisa.Não estuda, não entra em grupos de estudo, não participa de seminários, não lê nada de Kardec. Conheço pessoas maduras que há anos vão ao centro tomar passes e matar o pace ouvindo doutrinárias. Abraço.

Still have questions? Get your answers by asking now.