Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.

O Sábado foi só para o Judeu?

Essa teoria não resiste ao segundo capitulo da biblia em Genesis 2:1 a 3

Em Exodo 16, antes do sinai.

Porque ainda dizem que este dia foi feito para o judeu, se foi feito para o homem?(Eclesiastes 12:13) (Marcos 2:27)

7 Answers

Rating
  • 1 decade ago
    Favorite Answer

    Eclesiastes 12:13 e Marcos 2:27 já destroem essa teoria que o sábado e outros mandamentos são apenas para Israel, mas para mim, o que de fato coloca uma "pedra" em cima da falsa teoria que isso é somente para Israel é Isaías 56:6 → "E aos ESTRANGEIROS, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus, TODOS OS QUE GUARDAREM O S-Á-B-A-D-O, não o profanando, e os que abraçarem o meu pacto"

    O Sábado é o para todo homem !

    Fique com Deus !

  • ?
    Lv 5
    1 decade ago

    você precisa conhecer o que é referências cruzadas. Seus argumentos estão ricos em incoerências, e em versículos fora de contexto.

    Gênesis 2 (fala do dia sétimo para D-us mas não fala em referência ao homem)

    • Explicação: As lei só foi anunciada nos dias de Moisés. Adão nunca ouviu um mandamento sequer de D-us, a não ser os que ele ouviu no Jardim do Éden. Não há ordem de D-us para que Adão descance. Na verdade nem lei mosaica há. Não confunda as coisas.

    Êxdo 16 ( só fala de hebreus )

    • Li todo o capítulo, e na verdade todos os que receberam o mandamento eram judeus. Bem antes destes acontecimentos, Moisés já tinha recebido a ordem para que ele mesmo se circuncidasse, e portanto todo o povo, inclusive os estrangeiros já eram circuncisos.

    Eclesiastes 12 13 (ótima observação - agora sim vc chegou ao ponto)

    • Por que então Yeshua aprovou que os discípulos colhessem espigas num sábado? Questionar os que não guardam o sábado é questionar Yeshua.

    Marcos 2 27 (não só o versículo mas a composição do texto fala sobre o que já tinha eu falado antes)

    • Este texto mostra que Yeshua não reprovou os discípulos que colhiam espigas, mas sim os fariseus que questionavam sobre a guarda do sábado.

    Essa teoria, que você diz, na verdade só aponta para que o judeu guarde o sábado, e se o gentio quiser guardar o sábado, segundo o apóstolo Paulo, ele deve conservar toda a lei, incluindo a circuncisão. Veja:

    Gálatas 5 (Paulo chega a admitir que um homem pode ser salvo se guardar a lei à risca)

    3 - E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.

    E o homem pode guarda o sábado e descumprir a circuncisão? Mais uma vez: Não! Veja:

    Tiago 2 (Essas palavras são tanto para o Velho Pacto como para o Novo Pacto)

    10 - Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.

    Ou seja, se o Velho Pacto tinha que ser cumprido à risca, o Novo Pacto também. E se o incircunciso é salvo pela fé e não guarda os ritos da lei, mas apenas os mandamentos, o circunciso se não quiser se submeter ao Evangelho, deve cumprir todos os ritos e obedecer também os mandamentos.

    Não existe, como pensam os sabatista um caminho do meio, entre os pactos. Ou um é absoluto ou o outro, mas não uma mescla dos dois.

    Espero ter ajudado.

  • Águia
    Lv 7
    1 decade ago

    Jesus foi o único que consegui cumprir toda a Lei sem tropeçar em nenhum ponto. Ele cumpriu toda a Lei e guardou o sábado. E Ele ainda Ampliou (aumentou) essa Lei, deixando ainda mais difícil alguém se salvar pela obediência a estatutos e regras de conduta (lei-letra).

    Se antes era impossível alguém salvar-se pela obediência a mandamentos; agora piorou, pois a lei foi Ampliada e tornou-se milhões de vezes mais exigente:

    Na lei-letra era preciso que um homem se deitasse com uma mulher para ser considerado adúltero (não adulterarás). Hoje, na Lei do Espírito só de olhar e cobiçar em seu coração já adulterou com ela (Mateus 5: 28). Vê? A Lei foi aumentada, foi ampliada!

    No velho pacto era considerado assassino quem literalmente assassinasse uma pessoa (não matarás). Hoje, na Lei do Espírito, quem odiar ao seu irmão sem causa já o matou, e responde por crime de assassinato (Mateus 5: 22). A Lei ficou mais pesada no Novo Pacto. Se antes era difícil alguém se salvar, agora piorou! Mas graças a Deus por Jesus Cristo que nos livra da lei do pecado e da morte e nos transfere para debaixo de sua Graça. Todavia, não para pecarmos; e sim; para vivermos em novidade de vida, praticando boas obras, baseadas no amor a Deus e ao próximo.

    E sobre o quarto mandamento? Se antes era para guardar um dia literal de sábado; hoje; na Lei do Espírito; temos de receber o Descanso Espiritual (sábado ampliado) para sermos realmente livres do pecado que nos oprimia.

    “Vinde a mim todos que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei... e achareis Descanso (sábado real) para as vossas almas”. (Mateus 11: 28-30)

    Cristo é o nosso verdadeiro Descanso Hoje; na Lei do Espírito; pois não estamos mais na sombra da Letra.

    Mas onde Cristo é mencionado como o Descanso para a Igreja do novo testamento? Os profetas falaram disso? Sim. No livro de Isaías lemos:

    “Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo”.

    “Ao qual disse: Este é o DESCANSO, daí descanso ao cansado, e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir”. (Isaías 28: 11-12)

    Aqui vemos claramente que o Descanso para o povo de Deus viria com lábios gaguejantes, e falando em outras línguas. Ora, o que é isto, senão Cristo, o Espírito Santo? Quando O recebemos, nós oramos com lábios trêmulos, e falamos noutras línguas, conforme Ele permite que falemos. Oh, bendito Descanso!

    Jesus disse que todos deveriam vir a Ele para receber o Descanso espiritual (sábado real), o qual nos faria falar noutras línguas e glorificar o seu Nome com lágrimas, e lábios trêmulos. E esse seria o nosso Repouso. Aquele repouso de 24 horas no dia de sábado, era só uma sombra deste bendito Descanso Espiritual que Ele nos dá, aqui e agora, na Era da Graça.

    Quando o Espírito de Cristo entra na vida do crente, Ele traz consigo o Real Repouso espiritual. A partir desse momento o cristão recebe Descanso em sua alma. Nunca mais ele tentará se justificar diante de Deus pela obediência a mandamentos e ordenanças; porque Ele sabe que foi Cristo que morreu por Ele. E se Ele morreu por mim, Ele é poderoso para me livrar do pecado e das más obras.

    "Aquele que entrou no Seu Descanso repousou de suas obras, assim como Deus descansou do ato de criar." (de uma vez para sempre). A mesma coisa foi dita para a mulher que veio apanhar água no poço: Jesus disse: “Aquele que beber da água que Eu lhe der (o Espírito Santo), nunca mais terá sede” (entrou no Descanso).

    “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da Lei, e, sim da Graça. (Rom 6: 14)”.

  • 1 decade ago

    Olá

    Meu caro, a observação do Sabado não está entre os 10 mandamentos? Seria muito ironico dizer que o sábado só foi feito para os judeus.

    Será que:

    * Não roubar

    * Não assassinarás

    * Não cobiçaras

    * Horar pai e Mãe

    Etc

    Foram também só feito para os judeus? É lógico que não. No dia em que o mundo acordar frente a isso, verá o beneficio do Shabat.

    ====================================================

    Preciso discordar do Aguia quando ele fala que a Lei tem o intuito de salvar a alma de uma pessoa. Não, ela não tinha a intenção de salvar a pessoa, mas de dar um direcionamento de vida melhor a pessoa.

    A lei nada mais era do que a primeira constituição judaica. Um pais que não tem leis, torna-se anarquista, onde cada um faz o que bem entende.

    Jesus como um bom judeu, cumpriu a lei não no sentido de terminar com a lei, mas a cumpriu como qualquer cidadão judeu deveria e ainda disse que ele não vinha para abolir a lei e os profetas, mas cumprir, dando exemplo que se deve cumprir.

    A lei judaica NUNCA TEVE intuito de salvar o povo, porque no judaismo inferno nunca existiu e todos tem o direito de viver e compartilhar o Edem. Casa a pessoa não tenha mérito, então ela entra na roda das almas (gulgul neshamot) e retorna para se reformar.

    ======================================================

    Aguia, Veja o que João diz:

    1 João 5 : 3

    Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus manda-mentos; e os seus mandamentos não são pesados.

    Abraços

    Alexhaifa

  • How do you think about the answers? You can sign in to vote the answer.
  • 1 decade ago

    sabado mudou para domingo

  • Anonymous
    1 decade ago

    O SUICÍDIO DE LUTERO: ARREPENDIMENTO, DEPRESSÃO, OU ALCOOLISMO ?

    O suicídio de Lutero é afirmado por várias Fontes inclusive protestantes, de pessoas que conviviam com ele.

    1)- Eis o depoimento do seu criado, Ambrósio Kudtfeld, que mais tarde se tornou médico:

    "Martinho Lutero, na noite que antecedeu a sua morte, se deixou vencer por sua habitual intemperança, e com tal excesso, que fomos obrigados a carregá-lo totalmente embriagado, e colocá-lo em seu leito. Depois nos retiramos ao nosso aposento sem pressentir nada de desagradável. Pela manhã voltamos ao nosso patrão para ajudá-lo a vestir-se, como de costume. Mas, que dor,vimos o nosso patrão Martinho pendurado de seu leito e estrangulado miseramente.

    "Tinha a boca torta e a parte direita do rosto escura; o pescoço roxo e deformado. Diante de tão horrendo espetáculo, fomos tomados de grande terror. Corremos sem demora aos príncipes, seus convidados da véspera, para anunciar-lhes aquele execrável fim de Lutero. Eles ficaram aterrorizados como nós. E logo se empenharam com mil promessas e juramentos, que observássemos, sobre aquele acontecimento, eterno silêncio, e que colocássemos o cadáver de Lutero no seu leito, e anunciássemos ao povo que o 'Mestre Lutero' tinha improvisamente abandonado esta vida".

    2)- Este relato do suicídio de Lutero foi publicado em Anversa, no ano de 1606, pelo sensato Sedúlius.

    3)- Dois médicos comprovaram os sintomas de suicídio relatados pelo seu doméstico Kudtfeld. Foram eles Cester e Lucas Fortnagel.

    4)- As informações desse último foram publicadas pelo escritor J. Maritain, em seu livro: "Os Três Reformadores".

    Nesse livro o autor oferece ainda uma impressionante lista de amigos e companheiros de Lutero que se suicidaram.

    FONTE: http://www.fsspx-brasil.com.br/mjcb/acao%E2%80%A6

  • 1 decade ago

    Axo que a ICAR gostava mais do domingo,ai fica inventando moda

    Melhor pra gente que pode descançar no sabado e no domingo XD

Still have questions? Get your answers by asking now.