Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.
Trending News
Alguém que foi declarado inimputável pela justiça, pode prestar o exame da OAB? E pode ser advogado?
Essa pessoa foi declarada inimputável por motivo de saúde mental, pois já esteve internada em uma clínica psiquiátrica por apresentar tendências suicidas, depressão profunda e falhas significativas de memória, sendo que ainda encontra-se em tratamento à base de anti depressivos e outros psicotrópicos de tarja preta. Sendo que ela declarada inimputável pela justiça, é possível a pessoa conseguir o registro na OAB? Por favor, respondam essa pergunta apenas aqueles que entendem do assunto tratado.
4 Answers
- Anonymous1 decade agoFavorite Answer
Ser inimputável quer dizer que ela não está sujeita às penas imposta pela Lei, ou seja, a pessoa não pode ser punida, pois no momento da prática do delito, ela foi incapaz de compreender a ilicitude do ato praticado.
Como vc pode observar, nada tem a ver com passar em provas.
Se ela passar na prova da OAB significa que ela está apta a exercer a profissão de advogado, contudo, creio que deverá apresentar um laudo médico atestando a referida capacidade laborativa.
- Antonio Luiz FLv 51 decade ago
Mas por que ela foi declarada inimputável? cometeu algum crime? parece-nos que há algum engano em sua pergunta. Não teria essa pessoa sido interditada? De qualquer forma, a resposta é difÃcil. Conheço uma pessoa comprovadamente paranóica e que ocupa, depois de concurso público e exame na OAB, alto cargo na Assembléia Legislativa. Outro, que embora com grande deficiência mental, foi aprovado no exame de ordem, e presta serviços menores em escritório de advocacia. à preciso conhecer melhor o caso, para poder opinar.
- Anonymous1 decade ago
nosssssssssssssssssssssssssaaaaaaaaaaa...que viagem...claro q não pode ser advogado. como um "doido" poderia advogar....mesmo que prestasse o exame e passasse. a pratica de todo ato valido envolve: agente capaz, objeto lÃcito e forma prescrita...tal, veja nesse caso o agente não é capaz então a propria assinatura dele na prova já seria nula, todas as petições por este subcritas seriam nulas e por ultimo se foi declarado já tem um curador né....
- SillyoneLv 71 decade ago
Se a pessoa for formada em direito, se prestar o exame na OAB e for aprovada e ninguem interpor recurso contra o registro, nada impedirá o exercÃcio da advocacia.