Yahoo Answers is shutting down on May 4th, 2021 (Eastern Time) and beginning April 20th, 2021 (Eastern Time) the Yahoo Answers website will be in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.

O Sábado ainda é um dia santo?

Não deveria eu guardar o Sábado ainda hoje?, pois a biblia diz isso claramente em Êxodo 20:10 e ainda explica isso em Genesis 2:1 a 3 extendendo esse mandamento a toda humanidade?

Update:

Todo o mundo sabe quando o domingo chega, então todo mundo sabe quando o sábado chega!

11 Answers

Rating
  • Anonymous
    8 years ago
    Favorite Answer

    Realmente amigo, você tem razão. Jesus afirma que o sábado foi feito por causa do homem(Mar 2:27). Ora, quando Deus criou nosso Planeta não havia os judeus, mas apenas Adão e Eva. No final da primeira semana da criação, Deus abençoou e santificou o sétimo dia por que nele descansou (Gen. 2:3). Assim vemos que o sábado foi dado em benefício de toda humanidade, tanto é que muitos dos milagres de Jesus foram realizados no dia de sábado, mostrando a importância desse dia para a restauração da imagem de Deus na humanidade.

    Acontece que na época em que Jesus esteve aqui na Terra, o povo de Deus havia perdido o verdadeiro significado da guarda do sábado. Os líderes eclesiásticos haviam corrompido o verdadeiro significado da lei de Deus. Eles inventaram muitas regras a respeito da guarda do sábado, baseado em suas tradições, às quais Jesus não aprovou. Até acusado de estar trabalhando no sábado Jesus foi, mas seu trabalho era de carpinteiro. O que Ele realizava eram curas e não recebia dinheiro por isso. Mas pela tradição da época isso não era permitido no sábado. Então, o que Jesus não estava seguindo era as regras humanas que estavam privando o sábado do seu verdadeiro significado. Isso enfurecia os fariseus que queriam que Jesus se submetesse à sua religião. Aí Jesus mostrou que Ele é quem manda pois Ele é o Senhor do sábado. Desse modo, Jesus bateu de frente não contra a guarda do sábado, mas contra forma farisaica de se guardar o sábado.

    Jesus mostra pelo seu exemplo que o sábado deve ser dedicado à adoração e serviço ao próximo. Claro que nos outros dias eu também posso fazer isso, mas nestes outros temos que trabalhar para nos manter. Por isso, o sábado é santo (separado para Deus) e os outros são dias comuns de trabalho.

    Jesus é o Senhor do sábado(Mat.12:8), pois Ele é o Deus Filho que esteve junto com o Deus Pai na Criação (Jo. 1:1-3, 14). Tudo veio das mãos Dele, inclusive o sábado. Então, se Ele é o Senhor do sábado Ele sabe como devemos guardar esse dia. Jesus não veio revogar a Lei de Deus(Mat. 5:17). Então, Jesus em nenhum momento ensina que se deva transgredir o sábado. Dizer que Jesus fez isso é uma aberração. Ora, Se a Bíblia diz que Jesus foi obediente em tudo, que Ele nunca pecou, como Ele ia quebrar justamente o 4º mandamento da Lei que Ele mesmo entregou a Moisés?

    A Bíblia diz que o pecado é a transgressão da lei(1Jo. 3:4). Se Jesus transgredisse qualquer mandamento da Lei de Deus, Ele não poderia ser o nosso Salvador, e o Diabo teria sido vitorioso na cruz. Como vemos isso é uma aberração teológica. Aliás, só quem não tem olhos que não vê. Cuidado, amigo, tem muito cego aí, doidinho para te levar para o inferno junto com ele.

    Outro detalhe: A guarda do sábado é apresentada no centro da lei moral, o decálogo em Ex. 20. Todos os outros 9 mandamentos do decálogo estão válidos, certo? Então, só por que o sábado foi cancelado na cruz? Estranho, não?

    A citação de Col. 2:14-16, sem citar o verso 17, é tendenciosa. No verso 17 é dito, "esses rituais são apenas sombras do que haveria de vir; a realidade, todavia, encontra-se em Cristo. (BKJA)

    Ou seja, essas festas e esses sábados são sombras que apontavam para a vinda de Cristo. Lev. 23 apresentam os sábados anuais que tinham a finalidade de apontar para Cristo, assim como a morte dos cordeiros apontavam para o sacrifício de Jesus. Já o sábado dos 10 mandamentos não tinha essa finalidade e foi dado ao homem antes da lei cerimonial(Gen. 2, Ex. 16).

    Sobre a Lei de Deus Paulo é claro em dizer: A lei é santa, o mandamento santo, justo e bom(Rom. 7:12). O próprio apóstolo Paulo continuou guardando a Lei de Deus e o sábado, mesmo quando longe dos judeus (Atos 16:13, Atos 24:14, 26:22).

    E a mãe de Jesus e as santas mulheres que a acompanhavam, continuaram "guardando o sábado conforme o mandamento mesmo após a morte de Jesus. (Luc. 23:54-56).

    Será que Jesus se esqueceu de dizer para elas que não era mais preciso respeitar o sábado depois que Ele morresse, mesmo passando mais de 3 anos ensinando seus discípulos?

    Ore a Deus, amigo, e Ele vai te esclarecer e mostrar que é que te fala a verdade.

    Conheça mais sobre o assunto no site: http://www.jesusvoltara.com.br/ados/index2.htm

    Fica com Deus

  • 7 years ago

    Não!veja o porque.

    Vejamos um outro erro de tradução na bíblia sangrada João Ferreira de Almeida sob a palavra “pépetuo”.

    O que significa a palavra perpetuo?

    Perpetuo é algo que é eterno, para sempre.

    Vejamos mais outro erro de tradução,pegue a sua bíblia João Ferreira de Almeida e abra em

    “Guardarão pois o sábado os filhos de Israel,celebrando o sábado nas suas gerações por concerto[pacto] perpétuo.Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre ”Êxodo.31:16,17

    Assim segundo esta tradução errada,a observância do sábado semanal seria eterna

    Mas palavra hebraica vertida aqui “perpétuo” em João Ferreira de Almeida é ‛oh•lám, que significa basicamente um período de tempo que, do ponto de vista do presente, é indefinido ou escondido da vista, mas de longa duração.

    Pode significar para sempre, dependendo do contexto, mas não necessariamente.

    Pois em Números 25:13, a mesma palavra hebraica(Oh-lam) se aplica ao sacerdócio, que mais tarde terminou, segundo Hebreus 7:12.

    Por exemplo,esta mesma palavra ‛oh•lám também aparece em Êxodo.40:15 em Números.25:13 se aplicando ao sacerdócio de Israel mas que mais tarde teve o seu fim segundo Hebreus.7:11,12-24 e Hebreus.10:1

    “Todo varão,entre os filhos de Arão comerá dela[manjares]:estatuto perpétuo...”Levitico.6:18,22

    Leia também Levitico.7:34,36/Levitico.16:29-34

    “Disse mais o Senhor a Arão:E eu,eis que te tenho dado a guarda,com todas as cousas santas dos filhos de Israel;por causa da unção as tenho dado a ti e a teus filhos por estatuto perpétuo.”Números.18:8

    “Então o Senhor falou a Moisés,dizendo:Finéias,...e a sua semente depois dele,terá o concerto do sacerdócio perpétuo...”Números.25:10

    Qual é o perigo destas versões errôneas?

    É por causa destas versões erradas que algumas seitas evangélicas se apóiam na guarda de um sábado semanal.

    Assim sendo se fossemos dar créditos a estas versões ao pé da letra ainda estaríamos praticando sacrifícios de animais, praticando a lei da oferta de manjares no fogo[Levítico.6:18,22],oferecendo gordura de animais em sacrifícios[Levítico.7:34-36] Festejando as festas anuais das expiações[Levítico.16:29-34]Oferecendo pães e doze bolos para o senhor como estatuto perpétuo[Levítico.24:5-8] e o sacerdócio de Finéias nem Cristo teria posto fim[Números.25:10-13,compare com Romanos.10:4]...

    Assim vemos que esta versão das Escrituras sagradas é totalmente contraditória do inicio ao fim. A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas faz com que a Bíblia se torne viva em linguagem facilmente entendível. Ela tem mais de 1.400 páginas, e vem equipado com concordância, apêndice e mapas. Assim vemos o quanto somos agraciados com uma tradução da bíblia que realmente traz coerência e clareza

    Para saber mais consulte o site: jw.org

  • 8 years ago

    A questão é: como sabes se o sétimo dia é efetivamente o sábado?

    Os 7 dias do calendário atual foram uma invenção humana, embasados na religião, é bem verdade. Mas como saber se o sétimo dia, que deus descansou não foi, na realidade, nossa sexta-feira atual?

    Vai saber...

  • 8 years ago

    De acordo com a lei de Cristo atual, a guarda de quaisquer sábados ( semanal, mensal ou anual) deixou de ser necessária para os cristãos.

    Colossenses 2 : 16, 17

    Note que diz claramente que os cristãos NÃO devem mais ser julgados por "dias de festa" ( sábados anuais) ; Lua Nova ( sábados mensais) e " sábados" ( sábados semanais)

  • How do you think about the answers? You can sign in to vote the answer.
  • ASSISTA ESTE VÍDEO:

    É necessário guardar um dia santo semanal?

    http://youtu.be/_kKTfEHHQWs

    O apóstolo Paulo explica o assunto da seguinte forma:

    “Antes de chegar a fé, estávamos sendo guardados debaixo de lei, entregues juntos à detenção, aguardando a fé que estava destinada a ser revelada. A Lei, por conseguinte, tornou-se o nosso tutor, conduzindo a Cristo, para que fôssemos declarados justos devido à fé. Mas agora que chegou a fé, não estamos mais debaixo dum tutor.” Gálatas 3:23-25.

    Como a linha de raciocínio de Paulo se aplica ao sábado?

    Considere esta ilustração:

    Na escola, um aluno talvez tenha de estudar determinada matéria como, por exemplo, desenho, num dia específico da semana.

    No entanto, depois de entrar no mercado de trabalho, ele precisará aplicar o que aprendeu não apenas naquele dia específico, mas todos os dias da semana.

    Da mesma forma, sob a Lei, os israelitas precisavam reservar um dia por semana para descanso e adoração.

    Por outro lado, Deus requer que os cristãos o adorem não apenas um dia por semana, mas todos os dias.

    Então quer dizer que é errado reservar um dia da semana para descanso e adoração?

    Não.

    A Palavra de Deus mostra que cabe a cada um tomar sua decisão, dizendo:

    “Há quem faça diferença entre um dia e outro, enquanto outro acha que todos os dias são iguais. Cada qual siga a sua convicção.” (Romanos 14:5, Pastoral)

    Ao passo que alguns encaram um dia como mais sagrado do que outros, a Bíblia indica claramente que Deus não espera que os cristãos guardem um sábado semanal.

    Source(s): SAIBA MAIS Devemos guardar o sábado semanal? http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2010084?q=S%C3%... Sábado Raciocínios à Base das Escrituras http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1101989264 Sábado Estudo Perspicaz das Escrituras, Vol. 3 http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200003778
  • Nonono
    Lv 6
    8 years ago

    Todo dia é santo qdo na presença de D'us.

  • 8 years ago

    Com certeza o Sábado é um dia Santo, pois ele faz parte da Lei moral que reflete o carater do próprio Deus. Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo descansou e abençoou, sendo assim o sábado é um memorial da criação de Deus, o fato de não saber se o sábado que Deus descansou é o mesmo de hoje, não significa devemos deixar de guardá-lo, muito pelo contrário, é um dia que devemos passar com o Criador, reservando nossa mente para assuntos divinos. Estude mais no site advir, ou procure saber mais sobre a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

  • Alwa
    Lv 6
    8 years ago

    Sábado é sábado, somente isso.

  • 8 years ago

    Para mim, dias santos são a sexta-feira à noite, o sábado e o domingo.

  • 8 years ago

    Olá, tudo bem?

    É elogiavél seu interrsse por assuntos espirituais.

    Vamos ver o que a Bíblia tem a dizer sobre este assunto. Aliás conforme a prórpia Bíblia diz: Isaías 48:17: “Eu, Jeová, sou teu Deus, Aquele que te ensina . . .

    Vamos ao entendimento?

    O apóstolo Paulo explica o assunto da seguinte forma: “Antes de chegar a fé, estávamos sendo guardados debaixo de lei, entregues juntos à detenção, aguardando a fé que estava destinada a ser revelada. A Lei, por conseguinte, tornou-se o nosso tutor, conduzindo a Cristo, para que fôssemos declarados justos devido à fé. Mas agora que chegou a fé, não estamos mais debaixo dum tutor.” — Gálatas 3:23-25.

    Como a linha de raciocínio de Paulo se aplica ao sábado? Considere esta ilustração: Na escola, um aluno talvez tenha de estudar determinada matéria como, por exemplo, desenho, num dia específico da semana. No entanto, depois de entrar no mercado de trabalho, ele precisará aplicar o que aprendeu não apenas naquele dia específico, mas todos os dias da semana. Da mesma forma, sob a Lei, os israelitas precisavam reservar um dia por semana para descanso e adoração. Por outro lado, Deus requer que os cristãos o adorem não apenas um dia por semana, mas todos os dias.

    Então quer dizer que é errado reservar um dia da semana para descanso e adoração? Não. A Palavra de Deus mostra que cabe a cada um tomar sua decisão, dizendo: “Há quem faça diferença entre um dia e outro, enquanto outro acha que todos os dias são iguais. Cada qual siga a sua convicção.” (Romanos 14:5, Pastoral) Ao passo que alguns encaram um dia como mais sagrado do que outros, a Bíblia indica claramente que Deus não espera que os cristãos guardem um sábado semanal.

    Sou Testemunha de Jeová, e se desejar saber mais a respeito do valioso conhecimento que a Bíblia contem, por favor, visite nosso site oficial: www.jw.org.

    Caso venha ter alguma pergunta bíblica a fazer, poderá me enviar no meu e-mail: pregaapalvra@hotmail.com.br

    Abraços

Still have questions? Get your answers by asking now.